Para ser reconhecido como um bom profissional no ramo da Odontologia, não basta apenas conhecer as últimas tendências ou procedimentos revolucionários no tratamento dentário. Além da competência técnica, o profissional deve agregar qualidades que ultrapassem o campo meramente clínico. Porém, é importante ressaltar que você precisa ter meios para que tais qualidades cheguem aos potenciais clientes.
Hoje vamos tratar de um tema útil para alavancar qualquer carreira, inclusive a dos dentistas: o marketing pessoal para dentistas.
Como funciona o marketing pessoal?
O termo marketing, genericamente falando, significa um conjunto de ações para a promoção de uma marca. Envolve divulgação, mensuração e ações estratégicas para o engajamento do público-alvo. Nos últimos anos, no entanto, podemos observar a demanda crescente por um tipo de marketing que não necessariamente se aplicava às marcas mas, sim, às pessoas.
Assim, o marketing pessoal se tornou uma ferramenta valiosa para aqueles profissionais que desejam aprimorar seu trabalho e reforçar a sua imagem positiva junto aos colaboradores ou seus clientes. Com a crescente demanda por serviços cada vez mais personalizados na Odontologia, surgiu o conceito de marketing pessoal para dentistas. Ficou interessado? Então confira as dicas que separamos para você colocar em prática hoje mesmo!
Cartão de visitas: a sua aparência
Isso mesmo! Como profissional de saúde, você estará sempre sendo observado pelos seus pacientes. Por isso, sua aparência é o seu cartão de visitas. Dentes bem tratados são fundamentais, já que essa é a sua matriz de trabalho. Mantenha seus jalecos e roupas sempre limpas. No mais, tenha sempre no consultório algumas peças limpas, já que imprevistos acontecem e você pode se trocar caso derrame algum alimento ou medicamento, por exemplo.
Se você for mulher, tome cuidado com a maquiagem excessiva. Evite unhas grandes e o uso de jóias e bijuterias muito chamativas durante o atendimento. Perfumes muito fortes costumam gerar críticas. Cuide para que os cabelos não fiquem soltos durante os procedimentos. Por fim, opte por roupas claras, já que elas reforçam a sua higiene e transmitem segurança ao paciente.
Monitore suas atitudes
Provavelmente, você já conhece essa dica, mas precisamos reforçá-la. Às vezes nem percebemos, mas nossas atitudes dizem mais sobre nós do que nossas próprias ideias ou argumentos. Por isso, todo cuidado é pouco na hora de se relacionar, principalmente no ambiente profissional.
Procure entender seu tom de voz e cuide para que ele seja sempre agradável para qualquer tipo de pessoa que te ouvir. Trate com cordialidade além dos seus pacientes, os seus colegas de trabalho e seus colaboradores. Mantenha a gentileza e o bom humor. Eles são fundamentais para amenizar o estresse do dia a dia.
Comunique-se com clareza
Por diversas vezes, você estará tratando pessoas que desconhecem termos odontológicos ou até que têm receio da cadeira do dentista. Por isso, para demonstrar respeito e consideração ao seu cliente, seja claro ao explicar o que ele tem e como você irá tratá-lo. Lembre-se sempre que sua linguagem deve ser de fácil compreensão e sua fala pode ser otimizada e melhor entendida caso possa mostrar imagens, vídeos ou o moldes para os pacientes.
Se seus pacientes entenderem pelo que estão passando, bem como o que você está fazendo, eles terão real confiança em seu trabalho. Isso conta muitos pontos para o marketing pessoal!
Aperfeiçoamento, sempre!
Em um mercado cada vez mais competitivo, estar atualizado com relação às novidades em Odontologia é requisito básico. Por mais que seu tempo esteja escasso, elabore um planejamento e inclua uma rotina de estudos em sua jornada. Vai valer muito a pena!
Simpósios, congressos e workshops são ótimos canais para aperfeiçoamento técnico e também para conhecer eventuais parceiros de profissão. Pós-graduações como especializações, MBAs, mestrados e doutorados solidificam seus conhecimentos e reforçam sua imagem positiva. Invista no que for melhor e mais acessível para você, só não deixe de estudar!
Fonte: www.smilecursos.com.br