Manequim odontológico: o que é, modelos e como escolher

Começar as aulas práticas é algo que gera bastante ansiedade e entusiasmo para os acadêmicos, afinal, esse é o momento de pôr a mão na massa e ter as primeiras experiências do dia a dia no consultório. Mas antes que você comece a realizar procedimentos em pessoas, primeiro, é importante treinar e estudar no manequim odontológico. 

Se você já viu esse material na sua lista e ficou curioso a respeito dele, neste post vamos te contar quais os modelos disponíveis no mercado e como escolher o seu. Boa leitura!

O que é o manequim odontológico?

Este material é um manequim de boca e é utilizado durante o curso de odontologia para aprimoramento pré-clínico em laboratório, ou seja, para que o acadêmico desenvolva habilidades necessárias antes de começar a praticar em humanos. Essa atividade torna os procedimentos com pacientes muito mais seguros, já que os estudantes vão saber manusear com mais propriedade as ferramentas, assim como estar familiarizados com a boca. 

Além do manequim, outros materiais que auxiliam a tornar a experiência mais real são os blocos e dentes de resina, dentes naturais e os simuladores virtuais. 

O registro do primeiro manequim data de 1894, e foi inventado por Oswald Fergus, segundo o artigo “Avaliação da percepção dos docentes no desenvolvimento de manequins odontológicos como ferramenta pedagógica”. Era um modelo bem simples, se comparado aos atuais, e feito com uma haste de metal e uma maxila e mandíbula de latão que simulava a cabeça. 

Com o passar dos anos, o material foi ficando cada vez mais aprimorado e moderno, assim como essencial para a graduação de odontologia. Ele permite ao estudante ter noção da cavidade oral e da empunhadura dos instrumentos, aprender postura e atentar-se para a ergonomia enquanto trabalha, treinamento para a base do aprendizado prático e apoio correto das mãos durante os procedimentos. 

Modelos de manequim odontológico

Como explicamos, os manequins evoluíram bastante ao longo do tempo e, atualmente, você pode encontrar modelos bastante sofisiticados — alguns simulam a saliva ou são conectados com realidade virtual — e outros com encaixes para dentes naturais (embora seja cada vez menos comum o trabalho com esse tipo de material). 

Manequim odontológico
O manequim é um simulador de paciente odontológico.

Além disso, os manequins também podem ser encontrados de acordo com a necessidade do estudo e, portanto, é normal que você use diferentes simuladores para cada matéria. Há materiais específicos para dentística, periodontia, endodontia, ortodontia etc.  Confira abaixo!

Manequim de dentística


Dentística é a área focada na restauração dos dentes para que eles recuperem não só a função, mas também a estética. O manequim para esse objetivo de estudo vai oferecer as condições necessárias para esses procedimentos.

Manequim odontológico para dentística
comprar brocas odontologicas

Manequim de periodontia

A periodontia é a área que trabalha os tecidos de sustentação e proteção dos dentes, ou seja, a gengiva, o osso ao redor do elemento dental etc. Considerando isso, este manequim proporciona a experiência de retração gengival, gengivectomia, remoção de cálculo dental, aumento de coroa clínica, cunha distal etc. 

Manequim de odontologia de periodontia
comprar brocas odontologicas

Manequim para técnicas cirúrgicas menores

Cirurgias menores estão relacionadas a procedimentos em ossos, dentes, bochechas e gengivas. Um exemplo disso é a extração do siso, biópsia e remoção do freio labial. 

Este manequim proporciona ao estudante situações que exigem essas cirurgias, como dentes inclusos, palatinizados, lesões entre outros. 

Manequim odontológico para técnicas cirúrgicas menores
comprar brocas odontologicas

Manequim de treino de sutura

A sutura é o termo técnico para pontos, então, neste manequim feito em borracha que reproduz a gengiva, o estudante treinará a sutura cirúrgica. Existem diferentes tipos de opção para aprender esse processo.

Manequim odontológico para treino de sutura
comprar brocas odontologicas

Manequim didático

Neste manequim dental, o objetivo é poder explicar ao paciente o que será feito. É uma ferramenta que auxilia bastante o dentista na hora de tirar dúvidas, de mostrar como será feito um procedimento ou qual o objetivo final do tratamento. 

Manequim odontológico didático
comprar brocas odontologicas

Manequim para endodontia

A endodontia é a área que atua na polpa dentária. Dessa forma, o manequim oferece condições para a instrumentação de canais unirradiculares e birradiculares.

Manequim odontológico para endodontia
comprar brocas odontologicas

Manequim de prótese

Treinar próteses também é muito importante, afinal, elas podem ser diferentes, como as fixas e removíveis. Nesse caso, o manequim pode oferecer uma superfície sem dentes ou com a opção de incluir alguns, para que você possa treinar de acordo com a necessidade.

Manequim odontológico de prótese
comprar brocas odontologicas

Manequim de materiais dentários


Esta opção de manequim odontológico completo para estudar  restauração. Entretanto, o objetivo é que os alunos possam conhecer diferentes materiais para preenchimento em dentes distintos.

Manequim odontológico para materiais didáticos
comprar brocas odontologicas

Quanto custa um manequim odontológico?

O manequim de odontologia pode ser encontrado em diferentes valores, tudo depende do modelo, marca e finalidade. Confira alguns exemplos:

  • O manequim para treinamento de cirurgia pode ser encontrado a partir de R$ 112, na Surya Dental.
  • O manequim de ortodontia pode ser comprado por R$ 530, também na Surya Dental.

Como escolher o seu manequim de boca?

Antes de comprar o seu manequim, verifique com atenção a lista da sua faculdade. Isso porque cada instituição pode optar por um modelo específico, e pode ser que o seu professor indique uma marca de preferência. Portanto, esse deve ser o primeiro passo antes de adquirir o seu. 

Em segundo lugar, faça a sua compra em uma dental de confiança. Na Surya, trabalhamos com listas de diversas universidades, e a sua pode estar aqui! Isso deixa a sua aquisição mais prática, segura e com a certeza de que você comprou o modelo exato que o seu professor solicitou. 


Simples, não é? Se você está neste conteúdo buscando o seu manequim de odontologia, venha verificar a lista da sua faculdade na Surya Dental! Trabalhamos com diversos modelos e marcas, além de condições de pagamento especiais para universitários. Clique no banner abaixo e saiba mais.

Marketing Surya

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior
dentistica restauradora

Descubra o que faz um profissional em dentística restauradora

Próximo artigo
História da odontologia

História da odontologia: 7 nomes que você deve conhecer

Posts relacionados