
Notícias
3 min
Em busca de um sorriso bonito e harmônico, muitos pacientes procuram por dentistas especialistas em Dentística Restauradora. É uma especialidade que tem crescido graças à popularização de alguns procedimentos estéticos.
Continue a leitura para saber mais sobre quais as competências de um cirurgião-dentista em Dentística Restauradora e como é possível se tornar um profissional na área!
A Dentística Restauradora pode ser considerada uma especialização recente, sendo reconhecida apenas na década de 70. É a área responsável por fazer a reconstrução dos dentes afetados por cáries ou trauma, devolvendo ao paciente um sorriso mais harmônico.
Entre esses procedimentos estão diagnóstico e tratamento de cáries, restaurações, coroas, pontes, implantes, fechamento de diastemas e colocação de resinas, porcelanas e lentes de contato.
Além disso, o profissional pode implementar procedimentos educativos e preventivos, a fim de evitar que seu paciente venha a ter problemas causados por eventuais cáries.
A restauração de dentes é algo muito importante, não só pela questão estética, mas também pela saúde bucal. Um bom profissional em Dentística Reparadora deve ser capaz de unir a reparação dos danos à questão visual, tornando os dentes saudáveis e bonitos.
Muitas vezes, a Dentística se relaciona com outras áreas da Odontologia. Por isso, é necessário que se faça um trabalho em conjunto com outros profissionais, como Periodontia, Endodontia e Ortodontia, gerando, assim, um resultado mais satisfatório para o paciente.
Embora muitas vezes confundidas, inclusive por profissionais, a Dentística e a Estética são áreas diferentes. O que ficou conhecido como Estética é na verdade uma especialização da Dentística.
Procedimentos como branqueamento, envernizamento, colocação de lentes de contato e colagem podem ser considerados parte da Odontologia Estética.
De acordo com uma pesquisa recente do Cloudia, 34,6% das pesquisas por dentistas no Google são com relação a serviços ligados à Dentística Restauradora. Esses dados revelam que essa é uma especialidade muito procurada por pacientes atualmente.
Para atuar na área de Dentística Restauradora, é recomendado que, após concluída a faculdade, se faça um aprofundamento, que pode ser um curso de especialização.
A pós-graduação é necessária para que o cirurgião-dentista conheça técnicas e procedimentos específicos da área em estudo, e que não são aprofundados durante os anos de faculdade.
Além disso, é essencial que o profissional esteja em constante atualização, estudando a modernização de procedimentos de sua área. Há alguns anos, por exemplo, as restaurações eram feitas com amálgamas metálicas. Hoje, tanto os pacientes quanto os cirurgiões-dentistas preferem usar resinas pelo resultado estético e funcional.
A Dentística Restauradora é uma área recente, responsável por restaurar a função e a estética dos dentes. Sua popularização entre os pacientes faz com que seja uma excelente opção de especialização para os profissionais de Odontologia.
Para acompanhar mais conteúdos como esse, preencha o formulário abaixo para se inscrever em nossa newsletter e receba novas dicas diretamente no seu e-mail!