Se você acabou de chegar à graduação, provavelmente já se deparou com o símbolo de odontologia. O famoso emblema estampa jalecos, cartões de visitas, letreiros de clínicas e muitos outros elementos que fazem parte do universo do cirurgião-dentista. Não dá para deixar passar despercebido o brasão que representa a sua futura profissão.
Neste post, você vai conferir o que significam os elementos, as cores e quando usar o símbolo da odontologia. Boa leitura!
Qual é o símbolo da odontologia?
O emblema da profissão é caracterizado por três elementos: o Caduceu de Esculápio, (ou bordão de Asclépio) dentro de um círculo. Uma curiosidade é que o brasão não pode ser representado de qualquer forma: sim, o Conselho Federal de Odontologia (CFO), no artigo 275, deixou clara todas as especificações do símbolo. Confira abaixo.
O Caduceu de Esculápio deve ser representado na cor grená, a cobra na amarela com estrias pretas no sentido diagonal, enrolando-se da esquerda para a direita. Este símbolo deve estar dentro de um círculo, também no tom grená, de acordo com o artigo, nas seguintes dimensões:
- a) o bastão terá o comprimento de 9/10 do diâmetro interno do círculo, tendo na parte superior a largura de 2/10 do referido diâmetro e, na parte inferior 1/10 do diâmetro citado. Seus traços laterais serão retos. Apresentará, ainda, alguns pequenos segmentos de reta, no sentido vertical, para conferir-lhe caráter lenhoso. Suas extremidades terão linhas curvas, e seu traçado externo, a largura de 1/20 do diâmetro interno do círculo;
- b) a serpente em sua parte mais larga, terá 1/10 do diâmetro interno do círculo e largura zero na cauda. Enrolar-se-á no bastão de cima para baixo de forma elíptica, passando pela frente, por trás, pela frente e parte superior e inferior do bastão, respectivamente, tendo na parte superior e inferior do bastão a distância de 2/10 do diâmetro do círculo de cada extremidade. Ostentará na boca a sua língua bífida, guardadas as mesmas proporções;
- c) a largura do traçado do círculo terá 1/10 do seu diâmetro interno, e os traços externos do bastão e da serpente terão largura de 1/20 do referido diâmetro.
É claro que, atualmente, você vai encontrar este símbolo com diversas variações de cor, afinal, cada universidade personaliza com as cores da instituição, mas a essência e os elementos sempre serão os mesmos.
Por que o símbolo da odontologia é uma cobra?
É normal que alunos do início da graduação ainda não estejam totalmente familiarizados com alguns elementos do universo da área da saúde, e um deles é a cobra, ou melhor, o bastão de Esculápio. Esse símbolo faz conexão com a mitologia greco-romana, ao deus Esculápio, nome latim que deriva do grego Asclépio.
- Leia também — Área da odontologia: qual o melhor caminho para você?
Esculápio era o deus da cura e, portanto, conhecido como deus da medicina. A mitologia diz que ele visitava os doentes enquanto dormiam e os curava ou enviava orientações de como essas pessoas poderiam cuidar-se.
Uma lenda diz que, um dia, Esculápio foi visitar um paciente que não tinha cura, quando encontrou, no caminho, uma cobra amarela. Assustado, matou-a com o bastão e, em seguida, surge uma segunda serpente, igual à primeira, carregando na boca algumas plantas.
O deus pegou as ervas e usou-as no paciente incurável, que, nesse momento, havia falecido. Após receber o tratamento, o enfermo ressuscitou. A cobra, desse dia em diante, passou a ser o animal companheiro de Esculápio.
Por isso, bastão e cobra se unem, formando este elemento conhecido no mundo da saúde, inclusive, como brasão da Organização Mundial da Saúde.
No emblema da odontologia, o círculo marca que essa área é restrita aos cuidados com a cavidade bucal, diferenciando-se de outros ramos da saúde.
Qual a origem do brasão da odontologia?
Já explicamos com detalhes como surgiu o símbolo da odontologia, agora, vamos à história. No ano de 1912, a American Medical Association declarou o bastão de Esculápio como emblema da medicina. Porém, em 1914, um dentista do exército, Benjamin Constant Nunes Gonzaga, escreveu um artigo para a Revista Odontológica Brasileira (agora, Revista da APCD), em que propôs o modelo atual.
A ideia de Gonzaga era que o símbolo fosse inserido dentro de uma circunferência (Medicina Circunscrita), por entender que a odontologia correspondia à especialidade médica que cuida da cavidade bucal.
- Você pode se interessar — Kit acadêmico odontológico: como fazer a escolha certa?
Em 1973, dentistas em uma reunião de sindicato propuseram alterações nas cores desse símbolo, que são as já citadas neste texto.
Qual a diferença do símbolo da medicina e da odontologia?
Se você já viu o brasão de medicina, provavelmente identificou que ele é semelhante ao de odontologia. Mas, como já pudemos compreender, a diferença é que os cirurgiões-dentistas contam o circunscrito e, também, cores distintas — o ícone que representa a classe médica é na cor verde.
Bônus: anel da odontologia
Além do brasão da odontologia, há o anel do curso. A pedra da área é a granada em um arco de ouro que representa duas cobras entrelaçadas. Existem diversas variações da joia, até mesmo porque cada loja vende o acessório com detalhes e personalizações.
Chegamos ao fim deste conteúdo e, agora, você já sabe tudo sobre o símbolo da odontologia e, também, qual o anel (um presente bastante almejado pelos formandos). Se gostou e quer ficar a par sobre tudo o que acontece na sua área, não deixe de se cadastrar na newsletter abaixo.
Sinceramente ,não achei interessante se essa origem for verídica,não gostei ,francamente pensei em coisa mais curiosa e simples,Mas de qualquer forma obrigado pela informação.
Oi, Leiria! Sim, a origem é verídica. Continue acompanhando o nosso blog. Um abraço!