Tipos de luvas descartáveis: conheça as opções para sua clínica

Tipo de luvas descartáveis

O mercado, atualmente, oferece uma boa quantidade de tipos de luvas descartáveis para atender as necessidades de diferentes públicos. Um exemplo disso são as opções que facilitam a rotina de profissionais e pacientes com alergia ao látex, tornando os procedimentos mais tranquilos e seguros, assim como o trabalho. 

Quer entender mais sobre a diferença de luvas nitrílicas e de látex? Qual a melhor opção para o seu consultório? Informações sobre custo-benefício? Siga a leitura deste post e confira as respostas!

Quais os tipos de luvas descartáveis?

As luvas descartáveis são divididas em cirúrgica e de procedimento. O primeiro modelo é esterilizado e, como o nome indica, é ideal para intervenções mais invasivas; enquanto o segundo é não esterilizado e é manuseado em práticas mais superficiais. 

Em relação aos materiais, há:

  • Látex
  • Vinil
  • Nitrila

Látex

Este é o material mais comum utilizado pelos profissionais e pode vir com ou sem talco (a presença ou ausência do pó não diminui as propriedades do descartável). O preço mais acessível faz com que seja a luva favorita de boa parte dos dentistas, porém, há casos em que cirurgiões e pacientes são alérgicos ao componente e, quando há maior sensibilidade, as reações podem ser muito graves. 

Prós e contras

Os pontos positivos da luva descartável de látex são preço mais em conta, resistência, ótima elasticidade, flexibilidade e ergonomia, já que encaixa-se muito bem à mão. Já os aspectos negativos são as chances de alergia ao profissional e paciente, assim como microperfurações na superfície do material, o que faz com que o produto deva ser utilizado, no máximo, por duas horas. 

Vinil

Já a luva de vinil é produzida com base em um polímero sintético, ou seja, um PVC. Como não tem o látex na composição, também é uma boa alternativa para combater alergias contra o produto. 

Prós e contras

São muito resistentes, oferecem ótimo custo-benefício, entretanto não devem substituir as luvas nitrílicas ou de látex em procedimentos intraorais, já que têm menos resistência. 

Nitrílica

Entre todas as opções, esta é a que oferece mais resistência contra fungos e bactérias, portanto, na saúde, é uma excelente alternativa. Também não tem látex na composição e, dessa forma, expande o leque de quem busca por um produto hipoalergênico.

Tipos de luvas descartáveis
A luva nitrílica é uma opção muito boa e que vale o investimento.

Outro ponto que chama a atenção nesse equipamento de proteção individual é que ele pode ser encontrado em diversas cores. É uma ótima forma para deixar o ambiente mais descontraído e, até mesmo, usar no atendimento pediátrico. 

Prós e contras

A luva nitrílica descartável é hipoalergênica, muito resistente, impermeável e mais espessa que a de látex. Por outro lado, vesti-las é um pouco mais complicado e, durante esse processo, o atrito é maior, mas pode ser resolvido com uma boa dose de talco. 

Quando usar cada tipo de luva?

É importante saber que há momentos mais propícios para utilizar cada luva, tudo vai depender do grau de proteção que você necessita. Por exemplo, em procedimentos invasivos, a luva cirúrgica é essencial, já que ela é esterilizada por meio de técnicas específicas, como radiação gama.

Atenção: não substitua a luva cirúrgica descartável pela de procedimento autoclavada! Apesar de alguns profissionais fazerem isso, essa técnica não é eficaz e, na verdade, prejudica ainda mais a proteção do material. 

Também é importante verificar a presença de sensibilidade ou alergia ao látex, como explicamos ao longo do conteúdo, para evitar reações e emergências dentro do consultório odontológico. 

Alguns pacientes, quando em contato com a borracha natural, podem sofrer choque anafilático, reação alérgica gravíssima, em que o paciente tem dificuldades para respirar e pode, até mesmo, ir a óbito. 

A dica de ouro é ter, em estoque, caixas com diferentes tipos de luvas descartáveis, para oferecer ao paciente um atendimento personalizado e seguro. Lembre-se, portanto, de adicionar à anamnese a pergunta sobre alergia ao látex. 

Se este conteúdo ajudou você a decidir qual luva escolher para o seu consultório, aproveite para conferir os produtos disponíveis na Surya Dental! Trabalhamos com marcas renomadas e com grande leque de opções. Clique no banner abaixo e saiba mais.

Marketing Surya

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior
Tipos de agulha

Tipos de agulhas: o guia completo para cirurgiões-dentistas

Próximo artigo
símbolo da odontologia

Você conhece o símbolo da odontologia? Descubra o significado!

Posts relacionados