História da odontologia: 7 nomes que você deve conhecer

História da odontologia

Se você acabou de chegar à universidade de odonto, apostamos que está bastante empolgado com tudo sobre a área, afinal, há muitas novidades e coisas para aprender! Entre elas está a história da odontologia, cheia de personagens importantes e que revolucionaram a profissão, seja com descobertas científicas ou com a implementação de tecnologias que facilitam e deixam o dia a dia do paciente e do dentista mais seguro. 

Neste conteúdo vamos te apresentar alguns desses nomes importantes e que você vai adorar conhecer. Boa leitura!

Uma breve história da odontologia

Assim como tudo na ciência, é bastante curioso imaginar como alguém começou a investigar algo. Na área da saúde, muitas profissões surgiram dessa forma: a partir de demandas que necessitavam de estudos, descobertas e melhorias. 

Há registros da Arte Dentária (como era conhecida nos primórdios) em 3500 a.C., na Mesopotâmia. Nessa época, já se mencionavam dores de dentes, feridas gengivais e um verme causador da destruição dentária, conforme explica o artigo “Aspectos históricos da odontologia”.

Anos depois, tudo ainda era muito precário. Isso significa que o consultório de antes em nada se parece com os atuais, além de que os primeiros dentistas não eram estudados na área, e sim pessoas que trabalhavam como barbeiro ou em outra profissão. Neste momento, não haviam procedimentos complexos, apenas a extração de dentes. 

Com o passar do tempo, as preocupações foram além da remoção de dentes, e os profissionais começaram a questionar como cuidar melhor da região da boca, para evitar problemas dentários, sobretudo a cárie. Um nome importante, que falaremos adiante, surge: o francês dentista Pierre Fauchard, responsável por revolucionar a odontologia. 

A odontologia não foi uma área que rapidamente ganhou prestígio, como farmácia ou medicina. Entretanto, com o aumento do consumo de açúcar, os serviços da profissão se tornaram requisitados. A cárie se tornou uma pandemia no início do século 19 e, portanto, os dentistas ganharam destaque pela alta procura por parte da população. 

Os Estados Unidos foram um país importante para a área, e foi lá que surgiu a primeira escola de odontologia do mundo, a Baltimore College of Dental Surgery, e a fundação Society of Dental Surgeons. Ambos os acontecimentos foram fundamentais para a história da odontologia, assim como a necessidade de qualificar dentistas. Dessa forma, o ramo foi se expandindo, até chegar em outros países. 

Personagens históricas

Agora que você conhece uma síntese da história da odontologia, chegou o momento de conferir algumas personagens importantes. 

Estudante na biblioteca estudando história da odontologia.
Não se sabe ao certo quem foi o primeiro dentista, mas estima-se que as primeiras civilizações já faziam esse tipo de trabalho.  

1. Albucasis (936-1013)

Albucasis foi um médico, cirurgião e farmacêutico mulçumano que trouxe contribuições importantes para diversas áreas, incluindo a odontologia. Ele foi o primeiro a associar a inflamação da gengiva com doenças dentárias. Além disso, foi quem estudou formas de remover corretamente o tártaro, sem falar que inventou ferramentas para isso. 

2. Guy de Chauliac (1300 – 1368)

Durante a Idade Média, em 1363, o francês Guy de Chauliac foi o primeiro a utilizar o termo dentista para se referir à profissão. O cientista estudou a anatomia dos dentes e escreveu sobre doenças. 

Chauliac também adotou a ligadura intermaxilar nas fraturas, assim como produziu um tratado importante chamado Chirurgia Magna, em latim. O dentista preocupou-se em orientar que a população procurasse esses profissionais quando houvesse a necessidade de extrair dentes. 

3.  Pierre Fauchard (1678-1761)

O médico francês Pierre Fauchard trouxe inúmeras contribuições para a odontologia, como o desenvolvimento das cadeiras utilizadas em atendimentos, a obstrução para tratamento de cárie, o desenvolvimento de instrumentos para extração dentária e as próteses. 

Aliás, você sabe quem é o pai da odontologia moderna? Pois é, Pierre Fauchard foi uma figura tão importante que ganhou esse reconhecimento. 

4. Tiradentes (1746 – 1792)

Nome importante para a história da odontologia no Brasil, não poderíamos deixar de fora o mineiro Joaquim José da Silva, líder da Inconfidência Mineira e primeiro mártir da Independência. Além de ter sido uma figura histórica importante, ele também foi apelidado de Tiradentes porque exercia essa função de extração, que aprendeu com o tio, que era cirurgião-dentista.

Tiradentes história da odontologia no Brasil
Tiradentes é uma personagem interessante da história da odontologia no Brasil. 

5. John Greenwood (1760 – 1819)

O estadunidense Greenwood é mais uma das figuras históricas que merece espaço em nossa lista. Ele era o dentista pessoal do ex-presidente George Washington e foi o responsável por desenvolver as dentaduras utilizadas pelo político. 

Também trouxe um importante invento para o dia a dia dos profissionais: o primeiro motor dentário de acionar com o pé — Greenwood adaptou o pedal da máquina de fiar de sua mãe para utilizar em uma furadeira.  

6. Chapin A. Harris (1806 – 1860)

Harris foi um médico e dentista estadunidense e teve papel importantíssimo para a história da profissão: lembra-se da primeira escola de odontologia que citamos? Pois é, ele foi cofundador dela! 

Apesar de ter se formado em medicina, Harris sempre se interessou pela odontologia e dedicou boa parte da vida a estudar e a produzir literatura para essa área. Posteriormente, ele também fundou a American Journal of Science Dental, a primeira revista da profissão. 

7. Horace Wells (1815 – 1848)

Pensar em ir ao dentista sem anestesia é um verdadeiro pesadelo, não é mesmo? Mas o estadunidense Horace Wells foi um nome fundamental para tornar as consultas e os procedimentos mais confortáveis: ele foi o pioneiro no uso do óxido nitroso como anestésico

O óxido nitroso, também conhecido como gás hilariante por proporcionar euforia e alegria a quem o inala, oferece ação anestésica. Wells havia assistido uma palestra sobre o elemento e, na plateia do evento, havia um homem que se ofereceu para inalar. O voluntário corria contente e risonho, caia e se machucava, mas não sentia qualquer dor. Por isso, Wells teve a ideia de testar em pacientes odontológicos. 

No começo, Wells fazia bastante sucesso, entretanto, posteriormente, sofreu alguns perrengues por não acertar a dosagem certa — alguns pacientes sentiam dor, já  outro quase morreu. Chegou a ser visto como charlatão e rapidamente foi desacreditado. 

Ao longo da sua graduação e da atuação no mercado de trabalho, você vai conhecer diversas tecnologias e, também, como era a profissão e o quanto ela evoluiu, tornando-se segura, mais confortável e mais prática para o cirurgião-dentista. Aliás, fica até difícil imaginar como era o ofício no passado!

E por falar em mercado de trabalho, nós temos um convite para você: que tal conferir conteúdos exclusivos para universitários de odonto? É só clicar no banner abaixo!

conteúdos para universitários de odontologia no blog da surya dental

Marketing Surya

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior

Manequim odontológico: o que é, modelos e como escolher

Próximo artigo
controle de estoque consultório odontológico

Como fazer o controle de estoque do consultório odontológico?

Posts relacionados