5 dicas para apresentação de trabalhos no curso de odontologia

Acadêmica realiza apresentação de trabalhos com livro na mão em faculdade de odontologia.

A apresentação de trabalhos é, certamente, um dos momentos mais difíceis na vida dos graduandos de odontologia. O nervosismo, a forma de expor o conteúdo, a oratória, os slides e tantos outros detalhes fazem parte desse momento. Por isso, saber lidar com os obstáculos e demonstrar seus estudos e suas pesquisas é essencial.

Mas calma! Se você não sabe qual caminho seguir para realizar uma ótima apresentação e falar em público sem ficar ansioso, continue a leitura do texto e confira dicas para se destacar!

1. Organize o conteúdo

Para garantir que as ideias sejam exibidas de maneira clara e coerente, é importante que o conteúdo esteja organizado. Ou seja, é preciso que você saiba o que vai ser apresentado e os caminhos que vão levar a uma conclusão da pesquisa realizada.

Primeiramente, é importante que o objetivo da apresentação esteja muito claro. A partir dele, você consegue determinar o que deseja alcançar e qual a mensagem principal que vai ser transmitida para guiar todo o processo. 

Na sequência, a estrutura deve ter como fundação os pontos-chave da pesquisa, como a metodologia, os principais resultados e as conclusões mais relevantes.

A apresentação de trabalhos deve conter uma introdução que exiba o que vai ser exposto e estabeleça qual o contexto a ser apresentado. Aborde o tema e explique qual a relevância e o propósito dele (objetivo). Depois, faça o desenvolvimento de cada um dos pontos-chave que você identificou previamente. Uma dica é citar exemplos ou dados que ilustrem cada questão.

No final, faça uma conclusão que resuma a pesquisa, citando cada parte relevante e destacando se o objetivo foi alcançado ou não, explicando os motivos. Outro detalhe que não pode passar despercebido é o tempo. Considere quantos minutos você tem à disposição para diminuir certos trechos ou decidir quais se aprofundar. 

Quais elementos uma apresentação de trabalhos deve ter?

A exposição deve estar organizada levando em consideração os pontos destacados acima, mas alguns elementos são essenciais para todo tipo de apresentação de trabalhos acadêmicos:

  1. Introdução;
  2. Objetivos;
  3. Materiais e metodologia;
  4. Referências bibliográficas;
  5. Desenvolvimento;
  6. Resultados;
  7. Conclusões.

Ou seja, a base deve ser a pesquisa realizada. Extraia as informações mais relevantes de cada um dos pontos, estabeleça as conexões e, assim, você vai obter uma apresentação organizada.

2. Utilize recursos visuais

Toda a estruturação do conteúdo vai fazer ainda mais sentido quando você utilizar os recursos visuais disponíveis para complementar sua argumentação durante a exposição. O uso adequado pode aumentar a compreensão e o impacto da sua mensagem.

Os slides são peças fundamentais e devem ser pensados cuidadosamente (veja no próximo tópico), porém em apresentação de trabalhos é importante considerar detalhes que podem ser inseridos em cada tela exibida. 

Sempre que possível, utilize imagens para exemplificar o que está sendo dito. Se você estiver discutindo algum caso clínico ou demonstrando a evolução de alguma patologia, busque materializar para que sua audiência não fique apenas imaginando as questões.

Caso haja alguma pesquisa com dados quantitativos, apresente as informações em gráficos para que haja o entendimento de cada número sobre os totais. Alguns tipos mostram melhor as informações, como os de barras, linhas e pizzas. 

Vídeos e gifs também são recursos visuais que podem ser utilizados, com moderação, se couberem no contexto. As aplicações principais são para demonstração de processos, procedimentos e obtenção de resultados.

Jovem realiza apresentação de trabalhos com slides em sala de aula.
Imagens, vídeos e gráficos são recursos que auxiliam na compreensão do público sobre a apresentação.

3. Tome cuidado com os slides

Os slides são cruciais para o direcionamento da apresentação, tanto para quem exibe o conteúdo quanto para quem assiste. Sendo assim, é fundamental que se evite excessos, pois podem distrair o público ou prejudicar a mensagem que está sendo transmitida.

As dicas mais importantes para construir seu apoio visual são:

  • Mantenha os slides o mais simples possível.
  • Utilize cores, assim como fontes legíveis e em tamanho adequado.
  • Tenha consistência visual do começo ao fim da apresentação.
  • Selecione apenas informações relevantes.
  • Insira recursos visuais (imagens, gráficos e vídeos) significativos.
  • Respeita a estrutura lógica estabelecida na organização.
  • Evite informações em excesso, como textos em parágrafos.
  • Prefira uso de tópicos, apenas para lembrar-se dos pontos.
  • Não aplique animações e transições entre slides; se optar, use as mais sutis.

Quando você terminar de montar sua apresentação, revise! Cheque a gramática e a ortografia, além de conferir se seus slides não estão carregados de informações desnecessárias. Lembre-se de manter apenas aquilo que vai te ajudar na condução ao exibir o conteúdo.

O que deve constar no primeiro slide de uma apresentação?

Uma das principais dúvidas está no início de qualquer exposição de trabalho acadêmico. Assim, é importante que você insira o título do trabalho, o seu nome e do orientador da sua apresentação/pesquisa (se houver), além da universidade e órgão de fomento. 

Se for apresentação de trabalhos em alguma disciplina, vale incluir o nome, de qual curso é e o departamento alocado. Caso a exibição seja em algum evento, siga as instruções e os padrões estabelecidos.

Como fazer um slide simples e bonito?

Para fazer uma apresentação que contenha todos os requisitos descritos na lista acima, é importante seguir algumas diretrizes básicas, como escolher um layout limpo, sem estar carregado de informações. A definição da paleta de cores também pode impactar no resultado final. Prefira combinações que estejam de acordo com a mensagem que você quer transmitir.

Dica: Para não errar muito na escolha, você pode utilizar modelos e templates prontos, como os disponíveis no Canva. Para paleta de cores, o Adobe Color é a recomendação, pois ele gera automaticamente a partir de suas escolhas e definições.

4. Treine a apresentação

É fundamental ter um conteúdo organizado e slides que vão prender a atenção do público, sem distraí-los durante a apresentação. Contudo, é preciso que você treine! A repetição garante que você esteja preparado para explicar partes mais complexas, além de ajudar na confiança e ajustar textos e imagens, se necessário.

Praticar sua apresentação oral é importante para que você tenha familiaridade com o conteúdo e que você possa refinar sua mensagem. O que isso significa? Ninguém sabe mais da sua pesquisa ou trabalho que você mesmo, então é importante que você consiga sintetizar as informações principais para passar ao seu público. 

Mais uma vez, evite perder tempo com partes que não agregam tanto valor à discussão dos seus resultados e à conclusão.

Além disso, o treino auxilia no controle do tempo. A noção de quantos minutos você utiliza em cada seção do trabalho permite que você faça ajustes e evidencie as partes principais. 

Outro ponto é saber o que vem na sequência e não ficar perdido, o que evita potenciais momentos de nervosismo e possibilita que você engaje sua audiência com “ganchos” para o próximo tópico.

Assim, treine o máximo que puder. Use cronômetro para não se perder, fale em voz alta para não errar pronúncias (e se estiver equivocado, poder corrigir) e, também, saber os momentos de fazer pausas estratégicas. 

Nesses instantes, respire fundo e beba água para continuar. Se tiver a possibilidade, apresente para outra pessoa e peça feedback de possíveis melhorias.

Grupo de alunos de odontologia realizando apresentação de trabalhos em auditório na universidade.
Treinar para sua apresentação é uma das maneiras de ficar mais confiante sobre o conteúdo.

5. Prepare-se para perguntas

Por fim, outra dica crucial é se preparar para as perguntas que possam vir depois da apresentação. As dúvidas fazem parte e saber como respondê-las é um ponto positivo para demonstrar seu conhecimento sobre o assunto durante as avaliações.

Dica: No entanto, caso não saiba, não hesite em ser sincero e busque pela resposta ao final da apresentação. Depois, você pode compartilhá-la com quem perguntou.

Assim, faça uma lista de questionamentos frequentes sobre o assunto e, antes da apresentação, planeje como respondê-los. Ao ser solicitado sobre alguma dúvida, ouça atentamente e responda de maneira direta e concisa, sem confundir ainda mais quem perguntou.

Se tiver tempo durante a exposição, separe alguns momentos para engajar com seu público e pergunte a eles, entre os tópicos, se possuem dúvidas.

Estar preparado para qualquer situação durante a graduação é importante. Aplicar as dicas para apresentar seminário, trabalho, pesquisa ou TCC torna-se essencial para que você saiba exatamente o que vai falar, como vai exibir as ideias e se antecipar a possíveis dúvidas.

A confiança é fundamental em todos os momentos da trajetória como um cirurgião-dentista, seja no estudo das teorias ou na aplicação da prática como um profissional formado

Uma das dúvidas mais comuns entre os estudantes é qual caminho seguir depois da graduação. Para conseguir respostas, navegue pela categoria de universitários do Blog da Surya Dental!

Marketing Surya

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior
Sala de atendimento com móveis odontológicos no consultório.

[Guia] Principais móveis odontológicos utilizados no consultório

Próximo artigo
Cirurgião-dentista faz aplicação do bioestimulador Rennova com seringa no queixo de paciente.

Bioestimulador Rennova: conheça o aliado da pele perfeita

Posts relacionados