[Guia] Principais móveis odontológicos utilizados no consultório

Sala de atendimento com móveis odontológicos no consultório.

Montar um consultório é um projeto que se desmembra em diversas partes, como a definição do local, as adequações do espaço quanto às regras da Vigilância Sanitária, passando pela aquisição dos equipamentos e dos móveis odontológicos.

O cirurgião-dentista precisa tomar cuidado em cada uma das decisões, principalmente sobre a mobília. É ela que vai dar funcionalidade ao consultório e ditar o tom da decoração do ambiente, refletindo materialmente a concepção do espaço.

Por isso, continue a leitura e saiba quais são os principais móveis odontológicos que você deve ter no seu consultório!

Armários

Os armários são um dos móveis odontológicos mais importantes na construção do seu projeto. Eles precisam estar em local de fácil acesso e os itens devem estar organizados, internamente, em ordem de prioridade.

É recomendável que os materiais mais utilizados sejam dispostos em prateleiras no nível da mão, enquanto equipamentos de uso menos frequente estejam guardados em partes acima ou abaixo, a depender do modelo.

Os armários para consultório odontológico podem estar disponíveis acima ou abaixo das bancadas nas salas de atendimento, que, inclusive, podem contar (ou não) com pias embutidas para higienização de instrumentais durante as consultas.

O cirurgião-dentista pode ter a mobília em seu escritório para guardar livros e outros arquivos, assim como para uso na decoração do ambiente.

Há a possibilidade, ainda, da inclusão de armários na recepção para guardar artigos de papelaria, agendas e outros itens utilizados durante o atendimento dos pacientes pela secretária.

Dentistas conversando em frente a um armário, um dos móveis odontológicos do consultório.Dentistas conversando em frente a um armário, um dos móveis odontológicos do consultório.
O armário pode ficar acima da pia do consultório para armazenar materiais de uso cotidiano.

Bancadas

As bancadas são móveis odontológicos que precisam de atenção especial, seja as para uso na sala de clínica ou na área de espera. No primeiro caso, é importante que a mobília ajude na organização do ambiente, com a disposição de gavetas e outras divisões internas para acesso rápido durante os procedimentos.

Já para a recepção, é preciso atenção quanto à acessibilidade do balcão para consultório odontológico, pensando nas pessoas que frequentam o ambiente e no respeito às normas vigentes. De acordo com o decreto nº 5.296/04, parte da bancada deve ser mais baixa para atendimento dos pacientes que utilizam cadeiras de rodas, por exemplo.

Recepção

Os móveis da recepção podem estar ligados, diretamente, com sua especialidade e atuação como cirurgião-dentista, uma vez que você pode criar um ambiente confortável para os seus pacientes.

Se você for odontopediatra, por exemplo, é interessante ter um canto com brinquedos para que as crianças possam se divertir enquanto esperam ser atendidas. Ou mesmo ter disponível livros ou revistas específicas para esse público. 

O mesmo vale para outras especialidades. Se o serviço for mais exclusivo, as cores do ambiente e os detalhes, principalmente em móveis, podem deixar o estilo mais clássico ou moderno. Tudo depende do objetivo e do público final.

Assim, para que sua recepção seja acolhedora, é preciso escolher poltronas que estejam em sintonia com o estilo de decoração, que sejam confortáveis e de fácil limpeza. 

É importante também pensar na possibilidade de ter uma televisão, uma mesa de centro com revistas, vasos com plantas, quadros e um móvel para apoiar filtro de água, máquina de café, copos e demais amenidades para que os clientes possam se servir enquanto aguardam atendimento.

Pacientes sentadas em poltronas na sala de espera do consultório.
A sala de espera deve ser um ambiente confortável aos pacientes.

Mesas auxiliares

Enquanto alguns móveis ajudam a decorar o local, deixando-o mais harmônico, outros são úteis e funcionais, como a mesa auxiliar odontológica. Ela auxilia a deixar tudo bem organizado e disposto em gavetas para uso durante os procedimentos, além de possuir rodinhas para locomoção.

A mesa de equipo é um dos equipamentos básicos para qualquer local de atendimento e serve como suporte para apoiar seringas, mangueiras, bandejas e outros instrumentos.

Já a mesa de mayo é fundamental para deixar materiais esterilizados durante as cirurgias, prevenindo infecções.

Você pode adquirir os móveis odontológicos prontos ou fazê-los sob medida, com encaixe perfeito para os tamanhos e ambientes específicos do seu consultório. 

No entanto, é fundamental seguir rigorosamente as instruções e normas sanitárias. Assim, com seu projeto aprovado, você pode ter a documentação correta para o funcionamento do seu negócio.

Além da mobília, ao montar seu consultório, é importante ter os melhores equipamentos à sua disposição para atendimento dos clientes. 

Se você está montando ou reformando a clínica, mas ainda não sabe ao certo tudo que precisa e quais os modelos mais indicados para seu ambiente, clique na imagem abaixo e faça uma simulação do consultório dos seus sonhos!

Banner para categoria de personalização de consultório na Surya Equipamentos.

Marketing Surya

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior
Dentista registrando sorriso de paciente.

Digital Smile Design: o que é e como planejar sorrisos?

Próximo artigo
Acadêmica realiza apresentação de trabalhos com livro na mão em faculdade de odontologia.

5 dicas para apresentação de trabalhos no curso de odontologia

Posts relacionados