Olá queridos leitores. É com muito prazer que escrevo meu terceiro artigo aqui no Blog da Surya Dental. Vamos continuar falando sobre Gestão e Marketing na Odontologia.
Já falamos aqui sobre o que é Marketing, sobre Público-Alvo e agora vamos falar sobre a construção da sua marca.
Uma marca é um termo, nome, design, símbolo ou qualquer outra característica que identifique o bem ou serviço de um vendedor como distintos de um bem ou serviço de outros vendedores, ou seja, é o que diferencia você dos demais dentistas.
Existem muitas marcas conhecidas no nosso meio que só de olhar o símbolo já sabemos do que se trata, como o M do Mc Donald’s, ou escritos que já reconhecemos o produto, como é com a Coca-Cola.
Se você deseja ter sucesso com a sua marca, vamos a alguns pontos para que isso ocorra:
1º) Sua marca precisa sugerir algum benefício ou qualidades do serviço/produto
2º) Deve ser fácil de pronunciar
3º) Ser inconfundível
4º) Ser expansível
5º) Não ter significados ruins em outros idiomas
Esses 5 pontos devem ser criteriosamente levados em consideração na hora da criação da marca da sua clínica. Quanto mais informações uma marca consegue agregar em torno de si, mais forte ela se torna.
Além desses pontos, o que mais levamos em consideração é justamente sobre o que falei no meu artigo anterior, o público-alvo.
Por exemplo, se eu tenho uma clínica odontológica de alto nível a utilização na Marca de cores como dourado e preto funcionam bem. Se eu coloco estas mesmas cores na criação de uma marca para público C, já não funciona. Sugiro aos meus colegas que procurem artigos de Neuromarketing (que iremos falar mais adiante e inclusive foi tema do meu TCC na graduação de Odontologia) para construção de suas marcas.
Quer ver um exemplo de utilização de neuromarketing?
Na odontologia muitos profissionais utilizam o dente como desenho de suas marcas. Está certo que nós Dentistas amamos dentes, vivemos disso, mas o paciente não.
Quando colocamos um desenho de dente na nossa marca, o subconsciente do paciente logo associa o dente a dor. É automático e ele nem percebe.
Comece trocando a idéia de fazer algo com dentes, e associe sua marca a sorriso, estética, bem-estar. Coisas simples que podem mudar totalmente a identidade do seu negócio.
Ainda utilizando artifícios de neuromarketing, indico também, para nós dentistas, a utilização de cores no tom de Azul. Mais a frente explicarei o por que.
Também indico a vocês, a utilização de mascotes nas marcas de suas clínicas. Assim quebramos um pouco da sensação de medo que é um dos grandes problemas na odontologia.
Bom, vamos resumir essa conversa?
- Pense grande;
- Utilize nomes fáceis;
- Abuse do Azul;
- Crie uma marca única e de fácil reconhecimento;
- Evite logos e nomes que remetam a dentes;
- Prefira por sorrisos;
- Registre sua marca no INPI;
- Tenha um mascote.
Espero que este artigo ajude vocês e melhorarem suas marcas e que o sucesso esteja acompanhando todos. Um abraço e até a próxima.
Texto: Dr. Fellipe Dias da Silva
www.drfellipedias.com.br