Um consultório é, de certa forma, como uma empresa. Precisa de organização e gestão para que funcione de forma eficiente e rentável. Por isso, fazer o gerenciamento de uma clínica odontológica exige estudo, preparo e conhecimento.
Embora a faculdade de Odontologia ainda não contemple no currículo noções de marketing, contabilidade e administração, essas três áreas são fundamentais para que o cirurgião-dentista possa administrar o próprio negócio com sucesso.
Pensando nisso, selecionamos 23 livros para dentista que podem auxiliar na administração da clínica. Confira a lista!
1. Administração em Saúde: autogestão de consultórios e clínicas
É um guia completo para o gerenciamento de clínicas odontológicas e médicas. Escrito pelo médico e professor Marinho Jorge Scarpi, a primeira edição do livro foi publicada em 2010 e permanece atual.
A obra é indicada para dentistas que querem tornar seus negócios mais competitivos, oferecendo serviços de ponta e atendimentos de referência. O leitor vai encontrar conceitos teóricos da Administração em Saúde, além de ferramentas de gestão que serão úteis para o dia a dia do profissional.
O livro leva o dentista ou o médico a fazer uma análise do ambiente interno, da gestão financeira e de pessoas, do funcionamento do sistema de informações e do ambiente externo e suas variáveis político-sociais.
2. Marketing e vendas para dentistas: estratégias e ferramentas para seu consultório
É o livro indicado para o profissional que não domina o marketing, um tema essencial para o sucesso na carreira.
A obra da cirurgiã-dentista Heloísa Borges traz ensinamentos e estratégias para ajudar os profissionais de Odontologia mais experientes a se posicionar melhor no mercado, para os recém-formados que querem abrir um consultório ou para os que já atuam na área e têm intenção de expandir para uma clínica.
O livro começa com um panorama geral do mercado da Odontologia e analisa os campos de trabalho (consultórios, clínicas, serviço público e carreira acadêmica). Explica a aplicação do marketing na área, indica ferramentas e traça um plano de ação.
3. Marketing na Odontologia: estratégias para o sucesso
O intuito da obra é auxiliar o dentista no planejamento de ações de marketing no consultório. A cada capítulo, o leitor descobre como colocar em prática um plano para melhorar a gestão da clínica.
O livro contempla vários aspectos, como qualificação dos funcionários, técnicas de captação e retenção de pacientes e branding para fortalecimento da marca. A autora, Marcia Nana, é graduada em Marketing com atuação em Odontologia.
4. Gestão de custos e resultado na saúde: hospitais, clínicas, laboratórios e congêneres
É um livro robusto, mas de linguagem clara e acessível, sobre os passos para uma gestão bem-sucedida da clínica. O leitor vai aprender a fazer cálculos de custos do negócio e saber gerenciá-los.
Entre os assuntos abordados estão: controle de estoque, satisfação do cliente, redução de gastos e maximização de resultados.
5. Desafios da gestão estratégica em serviços de saúde
Gerir o setor de saúde, envolvido com tecnologia de ponta e com o bem-estar das pessoas, é um desafio e tanto. Neste livro, os autores Luciana Faluba Damazio e Carlos Alberto Gonçalves discutem as dificuldades da gestão estratégica na área.
São apresentados caminhos e perspectivas para os gestores aplicarem os conhecimentos.
6. Planejamento estratégico e competitividade na saúde
É uma leitura indicada para profissionais e estudantes de Odontologia que querem aprofundar os conhecimentos em gestão estratégica nos serviços de saúde. O livro traz cases de organizações públicas e privadas que aplicaram os conceitos e obtiveram sucesso.
7. Planejamento, gestão e avaliação em saúde bucal
Embora a obra seja direcionada para o setor público, os ensinamentos podem ser aplicados em clínicas e consultórios particulares.
Os autores trazem informações para capacitar dentistas para atuar em projetos de planejamento, gestão e avaliação em saúde bucal. Também permite que o leitor identifique forças competitivas, consiga fazer análises do ambiente externo e interno e desenvolva recursos para tornar a empresa mais forte.
8. Qual o seu negócio em Odontologia? A pergunta que não pode ficar sem resposta
Em 280 páginas, este livro responde às perguntas mais comuns dos profissionais sobre gestão da clínica odontológica. Traz ensinamentos sobre marketing, planejamento estratégico, localização da clínica, gestão de pessoas, atendimento de pacientes, vendas e finanças.
9. Marketing em Odontologia
Um livro prático e direto para o cirurgião-dentista que quer aprender sobre como usar estratégias de marketing na clínica.
Vem com uma planilha que permite calcular os custos reais da hora-clínica, além de um comparativo entre pacientes particulares e convênios, lucros e prejuízos e um capítulo sobre ética profissional.
10. Gestão clínica e do atendimento na Odontologia
É um dos livros para dentistas mais atuais na área de gestão. Mostra como os profissionais podem trabalhar o marketing digital e ao mesmo tempo prestar um atendimento humanizado no consultório.
11. Orientação profissional em Odontologia
O conteúdo é recomendado para profissionais experientes e recém-formados, pois trata de informações úteis para uma melhor gestão do consultório no âmbito público e privado.
12. Como montar seu consultório odontológico
Trata-se de um manual com passo a passo para estruturação da clínica e realização do planejamento estratégico. Com noções sobre administração, contabilidade, economia e gerenciamento, este livro vai guiar o profissional no avanço da carreira.
13. Leadership and communication in dentistry
Um livro em inglês que fornece estratégias para que os dentistas se comuniquem de forma eficaz e confiável com fornecedores, parceiros, pacientes e funcionários. Inclui orientações sobre como lidar com algumas situações específicas.
Ensina o profissional a ter uma boa comunicação com os convênios odontológicos, a ouvir o paciente e como ser um líder melhor no ambiente de trabalho. Obra recém-lançada, ainda sem tradução para o português.
14. A Dentist’s guide to success!
Este título em inglês traz orientações sobre como reduzir o estresse, melhorar a produtividade e encontrar sucesso e felicidade na clínica prática.
O autor, o periodontista Avrum Goldstein sustenta que se o dentista elege o paciente como prioridade, o sucesso comercial da clínica será uma consequência.
No livro, ele ensina a alcançar a estabilidade profissional e dá dicas de como reter funcionários.
15. Dentista também vende!
Cirurgiões-dentistas também precisam ter habilidades de vendedores. E é isso que este livro se propõe a ensinar a partir de ferramentas de coaching com foco em vendas.
São abordados os indicadores para a excelência no desempenho comercial, as técnicas para fechamento de orçamentos e formas de prospecção de pacientes.
16. Odontologia & missão
Os 14 autores do livro contam suas histórias profissionais, suas origens, dificuldades e seus desafios. É uma leitura que mostra que a remuneração não é mais o único atrativo da carreira, e sim a chance que os dentistas têm de levar bem-estar para os pacientes.
Traz exemplos de como os profissionais vêm investindo em marketing, tecnologia e empreendedorismo.
17. Growth Hacking para dentistas
Este manual de leitura rápida e com exemplos fáceis para colocar em prática explica como fazer ajustes no gerenciamento da clínica odontológica e mensurar seu progresso. É uma espécie de curso intensivo com dicas executáveis e que dispensam a contratação de pessoal especializado.
O método propõe a ruptura com o marketing digital e apela para o Growth Hacking, o gerenciamento de dados, inteligência artificial e análise para obter resultados em menos tempo e com custo menor. Leitura em espanhol, ainda sem tradução para o português.
18. O poder do encantamento
Apesar de não ser um livro voltado exclusivamente para Odontologia, é uma leitura importante para todo empresário brasileiro. Escrito por José Galló, diretor-presidente das Lojas Renner, a obra conta como o então consultor de varejo assumiu a empresa, que estava à beira da falência e a transformou em uma referência em fast fashion.
Traz ensinamentos sobre trabalho, gestão, estratégia, transparência e como colocar em prática o que foi mais importante no processo de mudança da empresa: o encantamento do cliente.
19. Fotografia odontológica
O autor mostra o papel da fotografia odontológica nas estratégias de marketing do consultório. Além de documentar e avaliar procedimentos executados, as imagens têm atuação no ensino, na comunicação entre os profissionais, na orientação aos pacientes e no marketing.
20. Gatilhos mentais
Todas as atividades podem se beneficiar dos ensinamentos desta obra. O autor Gustavo Ferreira ensina os leitores a aplicar 32 gatilhos mentais para convencer o cliente a comprar – em Odontologia, a fechar um tratamento.
21. Gestão em Odontologia
Neste livro, o autor Fernando Luis Peixoto Russo visa preencher uma lacuna na formação acadêmica dos profissionais de Odontologia, que saem da faculdade sem conhecimentos sobre marketing e administração.
As páginas reúnem informações sobre treinamento de funcionários, valorização do cliente, propaganda e marca, custos do consultório, venda e pós-venda e métricas importantes para acompanhar.
22. Qualidade e acreditação em saúde
Voltado para profissionais que atuam em serviços de saúde, o livro apresenta ferramentas de qualidade, como a certificação ISO, e processos de gestão que podem ser aplicados em clínicas, consultórios e hospitais.
As ferramentas são apresentadas de forma didática, e os modelos de gestão são discutidos e comparados em uma escala de menor e maior eficiência.
23. Gestão em saúde
É uma leitura fundamental para estudantes e gestores da área de saúde. A obra aborda temas cruciais sobre gestão, processos, organização e funcionamento dos serviços, e também traz estudos de casos para que o leitor tenha a chance de avaliar os cenários e propor soluções.
Essas obras foram escritas para auxiliar dentistas a aprimorar o gerenciamento da clínica e fortalecer o próprio negócio. Para mais dicas sobre gestão, assine nossa newsletter e receba conteúdos semanais!
Excelentes conteúdos. Tenho interesse em alguns livros, inclusive o de número 23. Como faço para acessá-lo?? Obrigada desde já.
Olá, Milla. Como vai?
Para ter acesso aos livros você pode pesquisar pelos títulos no Google ou em livrarias virtuais. A Amazon é um ótimo site para encontrar diversos livros e outros conteúdos.
Agradecemos o seu comentário e convidamos você a assinar a nossa newsletter para receber na sua caixa de entrada conteúdos e dicas.
Abraços!