A sala de espera é um elemento importante de um consultório odontológico. O tempo que os pacientes passam aguardando as consultas será importante para a satisfação com o serviço.
Portanto, enquanto profissional da Odontologia, é essencial investir na experiência de seus pacientes que esperam pelo horário marcado. Isso deve melhorar a qualidade de seu atendimento.
Confira, a seguir, algumas dicas de como melhorar a sala de espera do consultório!
Crie uma sala de espera confortável
Estar na sala de espera pode nem sempre ser uma experiência boa. Além do medo de dentista que alguns sentem, muitas vezes não se trata de um local confortável e é natural que as consultas atrasem alguns minutos.
Por isso, ao investir no conforto de seus pacientes, você estará se destacando entre os demais consultórios. É provável que todos percebam a diferença, voltem e até indiquem seus serviços por esse diferencial.
Invista em poltronas, sofás e cadeiras confortáveis, em que as pessoas possam esperar sentadas tranquilamente. Respeite os espaços entre o mobiliário, e também nos corredores, para que todos circulem sem se esbarrar.
O ar-condicionado é outro ponto importante, pois durante o verão as salas de espera podem esquentar muito. Instrua a secretária a manter o aparelho a uma temperatura constante e sempre ligado durante os dias de calor.
Dê opções de entretenimento aos pacientes
Proponha aos pacientes maneiras de se entreter enquanto o horário não chega. Dessa forma, a satisfação será maior e o tempo passará mais rápido.
Equipe sua sala de espera com uma televisão com boa imagem e som, além de exibir uma programação interessante. Ao invés de manter a exibição de TV aberta, você pode transmitir vídeos do YouTube ou canais a cabo com programas divertidos ou informativos.
Inclua também uma rede Wi-Fi aberta para que possam se conectar em seus smartphones. Alguns roteadores têm a opção de liberar acesso à internet após o check-in no Facebook. Essa também é uma boa forma de divulgar seu consultório.
Para os pacientes que preferem leituras, disponibilize revistas e atualize-as sempre. Uma dica é apostar em materiais informativos sobre procedimentos odontológicos, pois isso deve prepará-los melhor e facilitar a compreensão.
Invista na decoração da sala de espera
O conforto visual é tão importante quanto o físico. Uma sala de espera de consultório comum pode não trazer a sensação de bem-estar aos pacientes. Para pacientes com medo de dentista, isso pode piorar ainda mais a ansiedade.
Além disso, lembrar-se de um consultório que tenha uma aparência diferente dos demais será mais fácil. Ao apostar em um ambiente bem decorado, você estará se destacando da concorrência.
Pense em uma decoração diferente, com cores que tragam conforto visual, móveis bonitos, quadros e enfeites. Pesquise dicas em sites com imagens de outros consultórios e, se possível, contrate um profissional de arquitetura ou design de interiores para fazer o projeto.
Controle o tempo de espera
A sala de espera do consultório é um espaço separado para que o paciente possa aguardar seu horário marcado. Porém, esse tempo não pode se estender muito além do programado.
Eventuais atrasos são normais na área da saúde, pois alguns tratamentos podem tomar mais tempo que o programado. Mas isso não pode prejudicar o atendimento dos próximos pacientes. Se há pessoas em seu consultório esperando por mais de 20 minutos, você terá que tomar uma atitude para melhorar esse fator.
Quando necessário, peça para que a secretária comunique o motivo da demora e mantenha contato com os pacientes.
Observe se o tempo previsto por atendimento não está se estendendo além do normal. Caso esteja, adeque sua agenda para que a espera diminua. Isso também deve melhorar a satisfação dos seus clientes.
Como profissional odontológico, é seu dever melhorar a sala de espera do consultório. Isso terá um papel importante na satisfação dos seus pacientes, além de contribuir para o seu marketing de indicação.
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