Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar
Dicas para TCC em odontologia: como mandar bem no trabalho

Dicas para TCC em odontologia: como mandar bem no trabalho

Se você está se aproximando dos últimos semestres da faculdade, já sabe que esse é o momento para começar a preparar-se para o TCC de odontologia. Conhecida por ser uma fase de muita ansiedade e nervosismo, o trabalho de conclusão de curso não precisa ser um sofrimento e, com muita organização, conquistar o tão sonhado diploma pode ser bem mais tranquilo.

Não sabe por onde começar? Calma, muitos outros estudantes estão no mesmo barco! Por isso, pensando em vocês, preparamos este conteúdo completo com dicas para o TCC. Continue a leitura e confira!

Afinal, o que é TCC?

Durante a graduação, todo estudante ouve falar do trabalho de conclusão de curso e, provavelmente, escuta histórias relacionadas a estresse e medo, o que acaba por gerar nervosismo para quem está se aproximando desse momento.

Antes de tudo, fique tranquilo! O TCC é fundamental para a sua formação por diversos motivos. Primeiro, o mais óbvio, ele é essencial para você conquistar o seu diploma. Em segundo, é uma oportunidade para vivenciar a produção científica e também para analisar a sua capacidade de pesquisa, problematização, busca de conclusões etc.

Outro ponto importante sobre o trabalho de conclusão de curso é que ele permite que você se aprofunde em um determinado assunto do seu interesse. Esse momento é muito especial, porque contribui para a sua experiência e formação.

Por último, é essencial destacar que o TCC não deve ser visto como uma formalidade da graduação, e sim como uma porta de entrada para muitas oportunidades profissionais e acadêmicas, como mestrado e doutorado. Um bom trabalho já é o primeiro degrau para construir a sua candidatura.

Quais são as modalidades de TCC em odontologia?

Antes de tudo, uma dica preciosa é verificar o manual da sua universidade para confirmar quais modalidades de trabalho são aceitas, já que isso pode variar de instituição para instituição. Entretanto, em geral, as opções são os casos clínicos e a monografia.

Caso clínico

A produção de casos clínicos dentro da odontologia é algo bastante comum, até porque este modelo é muito comum em congressos e revistas. Nesse tipo de trabalho, são relatadas situações vivenciadas no ambiente de clínica. Portanto, a ideia é apresentar informações aprofundadas sobre o caso, incluindo dados do paciente, diagnósticos, resultados etc.

TCC odontologia

Uma importante dica para TCC é conhecer as modalidades da sua área.

O artigo “Redação do relato de caso” explica que a estrutura do trabalho deve ser composta por:

Ao produzir um caso clínico, é fundamental que ele contenha dados demográficos sobre o(s) paciente(s) atendidos, ou seja, idade, peso, sexo, cor e ocupação. Outras informações essenciais são a história clínica, exame físico e exames complementares alterados.

Neste tipo de TCC, a cronologia deve ser respeitada e, portanto, é fundamental apresentar as informações de forma lógica, de acordo com o tempo em que ocorreram para que façam sentido ao leitor.

Os procedimentos e todas as etapas do caso clínico devem ser detalhados sempre de forma ética.

Para aprender mais sobre casos clínicos, indicamos que assista ao vídeo do canal Daniel Mendes Pinto — Academia de Pesquisa.

Monografia

A monografia é um dos modelos de trabalho mais comuns, não apenas na odontologia. Nesta modalidade, a ideia é aprofundar-se sobre um determinado assunto, com o intuito de debatê-lo, compreender pontos teóricos, problematizar e pensar em resultados.

Outro ponto importante sobre a monografia é que ela segue a estrutura sugerida pela Academia Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Ao contrário do caso clínico, a monografia tem um viés de pesquisa mais aprofundada e, mesmo que você conte com o auxílio da revisão bibliográfica, as conclusões serão feitas a partir do seu trabalho de investigação, levantamento e análise. Entenda mais no vídeo do canal “Revista Científica Núcleo do Conhecimento”.

Como encontrar temas para TCC em odontologia?

Uma das coisas que mais preocupa quem vai iniciar um trabalho de conclusão de curso é encontrar um tema. Para quem está nessa etapa, a sensação é de que é impossível selecionar um bom assunto em meio a tantas pesquisas já publicadas, não é mesmo?

Mas fique tranquilo! É possível, sim, encontrar o seu tema e, para te ajudar, separamos alguns passos para pôr em prática. Confira!

Pense em algo que você realmente gosta

A primeira dica é bastante simples: lembre-se de assuntos e matérias que mais te cativam, essa já é uma boa forma de começar! Se for necessário, liste-as em um papel, isso pode ajudar a clarear as ideias.

Releia as suas anotações, reveja conteúdos que já foram trabalhados e tente lembrar-se de coisas que geraram dúvidas ou despertaram o seu interesse.

“Ah, mas eu não gosto de nada”. Nesse caso, você pode ter uma visão mais prática do seu trabalho. Já pensou na área que quer atuar após se formar? Essa pode ser uma dica para escolher o tema do seu TCC.

Verifique se há conteúdos sobre o tema

Outro ponto importantíssimo é compreender se há artigos e pesquisas relacionadas ao tema ou à matéria que você quer desenvolver. A falta desses conteúdos vão impossibilitar o desenvolvimento do seu trabalho e, portanto, é melhor descartar essa ideia de TCC.

Caso exista um bom número de artigos, é um sinal de que deve continuar a explorar esse tema, afinal, referências bibliográficas não vão faltar.

Reflita sobre a relevância do assunto

Se você já teve alguma ideia do que trabalhar, chegou o momento de refletir sobre a relevância dele. O tema é interessante apenas para você ou ele poderá contribuir para grupos e a sociedade em geral? Muitas vezes, pode ser apenas uma curiosidade sua, e não necessariamente vai ter peso para a comunidade científica e outros profissionais da área.

Lembre-se que em qualquer TCC a relevância do assunto é uma informação importante e que deve ser defendida na banca. Um tema que não se sustenta já será um obstáculo para você.

Foque em temas atuais

Convenhamos que há assuntos que já são extremamente explorados, enquanto outros ainda deixam muitos espaços para serem preenchidos, especialmente quando pensamos em temáticas relacionadas à atualidade

TCC odontologia

Estar antenado às atualidades pode te ajudar a encontrar um bom tema.

Um bom exemplo disso é o coronavírus. Durante a pandemia, muitos pesquisadores debruçaram-se a entender melhor o comportamento do vírus, e não há dúvidas do quanto isso foi necessário para toda a população e comunidade científica.

Ao pensar no seu tema, foque em contextos atuais, em descobrimentos da ciência e em assuntos que ainda oferecem “muito pano para manga”. Para isso, mantenha-se informado sobre a sua área e, claro, sobre as notícias do mundo. Pode parecer que uma coisa não tem nada a ver com a outra, mas, acredite, estar atualizado faz toda a diferença na hora de ter ideias.

Troque ideias com professores

Vamos imaginar que você já pensou em alguns temas de uma área que adora e que também parece ter muita relevância e atualidade. Agora, que tal apurar isso com alguns professores? Nunca se esqueça que esses profissionais estão prontos para te ajudar e, mesmo que, futuramente, nenhum deles seja o seu orientador, eles podem dar alguns palpites construtivos para o seu TCC.

Apresente a sua ideia para os professores da área, pergunte a opinião deles e se podem dar instruções de como amadurecer o tema.

Como fazer um bom TCC?

Já definiu o assunto e está decidido que quer desenvolver um trabalho sobre isso. Agora, chegou a hora de conferir dicas de como fazer um TCC em odontologia e se dar bem. Vamos lá!

Antes de tudo, estruture o seu trabalho

Para começar a pesquisar, tenha em mente os aspectos mais importantes, que são o tema delimitado, o problema, o objetivo geral e os específicos. Esses aspectos funcionam como um norte e vão te ajudar a compreender o caminho que você deve seguir.

Além disso, eles são importantes até mesmo para começar a fazer a sua pesquisa bibliográfica, assim como planejar outros passos fundamentais para o trabalho.

Crie um cronograma

Uma das grandes dificuldades ao fazer o TCC é perder o controle de tudo. É claro que algumas coisas são imprevisíveis, mas outras não. Quanto mais você planeja e organiza datas e prazos, mais fácil será driblar possíveis problemas.

Geralmente, os professores ou a instituição determinam prazos para as entregas importantes e, caso você as perca, haverá prejuízos para o seu trabalho. Mas, além desses prazos, há tarefas que devem ser feitas paralelamente e nem todos os orientadores vão te dar uma data para que sejam entregues — isso vai depender de você.

TCC odontologia

A criação de um cronograma é indispensável.

A dica de ouro é criar um planejamento geral de cada etapa assim que tiver o cronograma com os prazos estipulados pela instituição. De segunda a quarta, por exemplo, você pode se dedicar a fazer todos os resumos.

Se você ainda não sabe como fazer esse cronograma, a nossa dica é assistir ao vídeo do canal “Metodologia Descomplicada”, que ensina de forma muito simples e organizada.

Conheça bem cada parte do trabalho

O TCC em odontologia, assim como de outras áreas, é dividido em diversas partes. No começo, cada uma pode gerar estranhezas e dúvidas para você. Nesse caso, é fundamental esclarecer suas questões e, antes mesmo de começar a escrever o seu trabalho, compreender o que é requisitado em cada divisão da monografia.

Para isso, é necessário ter bons livros de consulta na área de pesquisa científica, ler detalhadamente os manuais da sua instituição e, claro, conhecer as normas ABNT — tão temidas por todos.

Dicas para apresentar TCC

Por último, mas, definitivamente, não menos importante, vem a apresentação do TCC. Esse é o momento de mostrar tudo o que você fez durante o período e de explicar as suas pesquisas e conclusões. É crucial estar bem preparado para se sentir mais seguro durante esse processo.

Para a apresentação, vale criar um roteiro que vai te ajudar a estar preparado. É fundamental que nele esteja o problema da pesquisa, objetivo geral e específicos, embasamento teórico, metodologia, resultados e, por fim, as considerações finais.

A dica é focar nos resultados, que são a parte mais importante do seu trabalho. Portanto, planeje o seu tempo para deixar mais espaço para esse tópico.

Quanto aos slides para TCC em odontologia, não tem muito segredo. O primeiro passo é conferir se a sua instituição já trabalha com algum modelo específico. Caso sim, basta utilizá-lo. Do contrário, você pode utilizar Powerpoint, Apresentações Google ou Canva.

Em relação à informação, cada tela deve ser sempre coerente com o que você está falando. Além disso, é importante que os slides não sejam poluídos com imagens e texto, pois atrapalha a atenção da banca.

Com essas orientações, você conseguirá montar uma boa apresentação e organizar as suas falas, sem se confundir ou perder-se em meio a tantas informações.

O TCC em odontologia pode não ser uma tarefa fácil, mas, com as nossas dicas, você conseguirá organizar esse momento de forma que ele fique mais fluido e com menos estressante.

Gostou dessas sugestões? Convidamos você a conhecer o nosso modelo de currículo feito especialmente para dentistas recém-formados. Clique no banner abaixo e faça download gratuito.

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por Nerau Studio