
Dicas e Produtos
4 min
Os avanços científicos são muito importantes para as profissões da área da saúde. As novas tecnologias na Odontologia, por exemplo, podem deixar os atendimentos mais rápidos e cômodos para o dentista e o paciente, além de garantir melhores resultados.
No post a seguir, listamos dez tendências entre últimas novidades em Odontologia que têm se popularizado entre os dentistas e devem transformar o setor. Vamos conferir?
Entre as tecnologias odontológicas que têm sido cada vez mais utilizadas pelos dentistas está o escaneamento intraoral. Apesar de ainda ter um custo relativamente elevado, essa técnica pode proporcionar mais rapidez e precisão ao tratamento.
Funciona da seguinte maneira: o paciente deita com a boca aberta, e o profissional percorre seus dentes com o aparelho. Ele é ligado a uma tela, em que é possível acompanhar a análise.
Por meio de uma leitura óptica combinada a um escaneamento a laser, o scanner intraoral tira mais de mil imagens por segundo. O software do equipamento se encarrega de juntá-las em tempo real, já em formato tridimensional. Após o registro, é possível editar a imagem, retirando excessos de lábio ou saliva.
Como já dito, esse procedimento é mais rápido que o método com gesso, e mais cômodo a ambas as partes. Além disso, as imagens geradas têm mais qualidade e atingem locais que a maneira tradicional não alcança, fazendo com que o profissional possa gerar um diagnóstico mais preciso.
O escaneamento intraoral pode ser empregado para substituir os procedimentos de moldagem, guias cirúrgicos, periodontais e para coroas e implantes.
No vídeo a seguir, do canal do dentista Guilherme Thiesen, é possível observar o aparelho em funcionamento.
Este é um item complementar ao escaneamento intraoral. A tecnologia CAD/CAM permite que se criem réplicas em três dimensões em computador, e tem sido muito utilizada em diversas áreas para fazer moldes e impressões 3D.
Na Odontologia, substitui bem métodos mais arcaicos, como o gesso. É excelente para aumentar a precisão dos tratamentos, uma vez que os modelos ficam mais acurados.
A tecnologia CAD/CAM proporciona o conceito de Odontologia 3D por meio do escaneamento intraoral.
A zircônia é um tipo de porcelana que tem por características brilho e resistência. Por isso, fabricantes de produtos odontológicos desenvolveram nos últimos anos um tipo de prótese a partir desse elemento.
Quando comparada às demais, a zircônia apresenta uma série de benefícios. A primeira é a ausência da tonalidade acinzentada, gerada pela estrutura de metal das próteses de acrílico.
Além disso, sua coloração é branco leitosa, mais similar à dos dentes, e não sofre alteração com o tempo. A durabilidade também é muito maior, já que a zircônia sofre pouquíssimos desgastes.
Essa técnica é muito indicada para reabilitações completas, pois o sorriso do paciente é renovado de forma bastante natural.
Na hora de colocar aparelhos ortodônticos, muitos pacientes têm preocupações com relação à aparência e ao conforto do mecanismo. Isso porque ele modifica bastante o sorriso, além de causar incômodos e cortes nos lábios e bochechas.
O aparelho ortodôntico invisível é uma das novas tecnologias da Odontologia que vem solucionar esses problemas. Além de apresentar resultados mais rápidos em boa parte das vezes, ele é transparente e passa despercebido a quem vê.
É moldado de forma computadorizada de acordo com cada paciente em um tipo de plástico elástico, resistente e transparente. Durante o tratamento, o paciente pode retirá-lo para comer, escovar os dentes e passar fio-dental, trazendo maior conforto.
Além do tratamento ortodôntico tradicional, pode ser utilizado para corrigir dentes apinhados, sobremordida, prognatismo, mordida cruzada, diastemas e mordida aberta.
Para os dentistas que trabalham na área de implantologia, a cirurgia guiada tem se popularizado como uma opção viável. Ela pode facilitar o processo de implantes, tornado-o mais confortável ao paciente.
Antes da cirurgia, um profissional credenciado faz um molde por meio de um software de computador, e esses dados são enviados para uma empresa terceirizada que confecciona o guia cirúrgico que será utilizado.
No dia da cirurgia, o profissional terá acesso aos dados do paciente e ao guia, que será fixado à gengiva. Assim, não é necessário fazer grandes incisões, mas apenas pequenas perfurações nos locais indicados.
Isso torna a cirurgia menos invasiva, reduzindo as feridas, dores e sangramentos significativamente, e fazendo com que a recuperação do paciente seja mais rápida.
Os moldes feitos para a cirurgia guiada podem facilitar o trabalho do dentista e trazer conforto ao paciente.
Para muitos dentistas, o armazenamento de prontuários é um problema, pois ocupa muito espaço e torna a organização mais difícil, além de utilizar uma grande quantidade de papel.
As novas tecnologias na Odontologia também podem auxiliar nesse sentido. Os prontuários digitais feitos com mais facilidade, não ocupam espaço físico e não demoram para serem consultados.
O ideal é ter um software que auxilie a secretária ou secretário a se organizar.
Para uma regeneração tecidual mais rápida durante procedimentos cirúrgicos, muitos dentistas utilizam em seus consultórios a Membrana-LPF, um tipo de enxerto autólogo obtido por meio da centrifugação do sangue do paciente ativado em gel de fibrina.
Essa tecnologia pode ser utilizada em implantodontia, cirurgias pré-implantares, regeneração óssea e processos de cicatrização, proteção da membrana, de redução do edema e dor pós-operatória.
Assista ao vídeo abaixo feito pelo dentista Marcos Bicalho Barroso e entenda como funciona essa tecnologia na prática.
O medo de ir ao dentista está muito ligado à aplicação da anestesia. Além de ser algo doloroso, algumas vezes a boca do paciente não absorve a substância por completo, causando desconforto durante o procedimento.
Para simplificar esse processo, foi criada a anestesia eletrônica. Trata-se de um aparelho em que é possível controlar a aplicação da agulha com mais precisão, bem como o fluxo da substância injetada.
Esse novo método reduz significativamente a dor e, em alguns casos, eliminando-a por completo.
Entre as novas tecnologias na Odontologia está a anestesia eletrônica, que diminui a dor sentida pelo paciente.
É impossível falar sobre novas tecnologias na Odontologia e desconsiderar os aplicativos de celular. Mesmo não sendo feitos especificamente para a área, eles podem ser usados para facilitar muitas funções na clínica.
O Google Agenda, por exemplo, é uma ótima forma de integrar os compromissos de todos no consultório, além de poder ser acessado a qualquer momento por meio de dispositivos móveis e no computador.
Outro aplicativo para dentista é o Trello. Trata-se de um gerenciador de tarefas simples, em que você pode organizar as atividades. É muito útil para a parte organizacional.
As facilidades das chamadas em vídeo também têm facilitado o trabalho dos dentistas. Muitos já aderiram a essa tecnologia para fazerem atendimentos remotos, quando isso é viável.
É claro que ainda não é possível examinar pacientes ou efetuar análises mais complexas por meio de chamada de vídeo, porém consultas de acompanhamento e pós-operatórias são facilmente adaptáveis a essa modalidade, e podem facilitar tanto para o paciente quanto para o profissional.
As novas tecnologias na Odontologia prometem melhorar ainda mais o atendimento aos pacientes. Por isso, é importante que os dentistas estejam atentos e levem essas tendências aos seus consultórios.
Para ter acesso a novos conteúdos informativos como esse, preencha o formulário abaixo e assine nossa newsletter!