13 aplicativos para dentistas e estudantes de Odontologia

aplicativos para dentistas

O uso de smartphones pode ser muito útil em um consultório odontológico. Além de redes sociais e de softwares de gestão, há muitos aplicativos para dentistas e estudantes de Odontologia que podem contribuir para o aprendizado e a organização.

Preparamos uma lista especial com 13 opções de aplicativos de diversos tipos. Continue a leitura e confira!

1. Google Agenda

É uma opção muito viável para o agendamento de consultas. Com um sistema integrado ao Gmail, pode ser consultada a qualquer momento em smartphones, tablets e computadores, mesmo sem conexão com a internet.

Além disso, é possível compartilhar sua agenda com outros membros da equipe, como secretárias, assistentes e outros dentistas. Dessa forma, todos podem saber a todo momento se você estará ou não em seu consultório, que paciente está atendendendo e se é necessário algum tipo de preparação prévia.

Utilizando este aplicativo, você também diminui as chances de perder algum agendamento. Ao contrário de outras agendas, os dados ficam todos armazenados na nuvem, e há opção de programar lembretes alguns minutos antes da consulta.

Está disponível para Android e iOS.

aplicativos para dentista: Google Agenda

2. Trello

Utilizado em muitas empresas, o Trello é uma ferramenta de gerenciamento de projetos gratuita em formato de checklist. Mesmo não sendo especificamente um aplicativo para dentistas, pode ser utilizado em consultórios odontológicos para questões administrativas.

Ao concentrá-las em um só lugar e de forma organizada, será mais fácil delegar projetos a outros membros da equipe, acompanhar o andamento de cada tarefa e até traçar metas para o seu consultório.

3. 2Do

Assim como o Trello, o 2Do utiliza um formato de lista de tarefas para organizar os afazeres do seu consultório. Ao contrário do anterior, porém, não tem integração com os computadores, sendo exclusivamente um aplicativo mobile.

É muito útil, especialmente para lembretes rápidos, como “Pagar taxa do CRO”, “Renovar o estoque de descartáveis” ou “Trocar lâmpadas do consultório”.

4. Negatoscope

Na falta de um dispositivo para analisar radiografias, é possível utilizar este aplicativo. Basta deixar o brilho no máximo e posicionar a folha sobre a tela do seu smartphone. Ainda há a opção de utilizar o fundo milimetrado para medidas.

aplicativos para dentistas

5. Cálculo de Dosagem Anestésica

Este é um utilitário disponível apenas para Android que pode auxiliar a vida dos dentistas. Como o nome sugere, basta selecionar o anestésico e o peso do paciente que o aplicativo fornece a dosagem anestésica necessária para seu procedimento.

6. Dental Simulator

Muito recomendado para estudantes de Odontologia, apresenta uma simulação da cavidade bucal para a prática de procedimentos e cirurgias. Além de ser uma forma de aprendizado, também é uma experiência divertida.

Há diversos modos interessantes, como a observação da anatomia óssea dos dentes, vídeos clínicos e a descrição detalhada de técnicas odontológicas. Disponível para Android e iOS.

7. BoneBox – Dental Lite

Esse aplicativo para dentistas oferece uma projeção em 3D de uma boca humana, incluindo todos os dentes, ossos da mandíbula e gengiva. É útil para estudantes e dentistas recém-formados para consultas esporádicas.

O BoneBox – Dental Lite ainda oferece um quiz para quem quer praticar os nomes dos dentes. Basta selecionar um dos elementos e selecionar a resposta correta.

8. iDentist

Com esse aplicativo, disponível somente para Android, é possível criar uma ficha de seus pacientes, concentrando todos os dados pessoais e informações sobre os tratamentos, como fotos e imagens de raios-x.

Sua interface é bem intuitiva e bastante simples de utilizar, sendo muito recomendado para dentistas que têm dificuldade de organizar as informações de seus pacientes. É necessário pagar uma taxa de U$ 39 ao baixá-lo para sua utilização (cerca de R$ 160, em dados de agosto de 2019).

9. Dental Patient Education

Proporciona uma visão da cavidade bucal em 360 graus, incluindo os dentes, as gengivas, os tecidos e os vasos sanguíneos. Além disso, é possível observar animações de procedimentos odontológicos de diferentes especialidades.

Está disponível apenas para iOS, e é recomendado para iPad, já que tem detalhes que só podem ser vistos em uma tela grande com boa resolução.

10. Canva

Para dentistas que gerenciam as próprias redes sociais, esse aplicativo é bastante útil. Trata-se de uma ferramenta simplificada e gratuita de edição de imagens com modelos prontos de posts do Facebook e Instagram, além de cartões, banners e convites.

Além de estar disponível para Android e iOS, pode ser utilizado no computador por meio do navegador.

11. Dudu App

Tem uma função muito simples: padronizar e armazenar as fotos dos pacientes. Ao registrar uma imagem, este aplicativo para dentista automaticamente aplica diversos filtros para que as imagens fiquem otimizadas para o uso em consultório.

O Dudu App cria automaticamente uma pasta para cada paciente, que fica disponível no aplicativos para Android e também pode ser consultada por meio do site oficial.

12. Odontologia Medicamentosa

Aplicativo simples e direto que oferece uma relação de medicamentos odontológicos, além da função de calcular a dose para cada paciente. Funciona em dispositivos Android e é inteiramente offline.

13. RaioXtudy

Para estudantes de Odontologia que querem estudar radiografias, esse aplicativo de dentista oferece um extenso banco de dados dividido em Anatomia, Patologia e Alterações Dentárias.

Além disso, há descrições detalhadas em todas as imagens e uma série de exercícios de fixação para testar os conhecimentos.

aplicativos para dentistas 3

Seja você um dentista com anos de experiência ou estudante de Odontologia, o uso de aplicativos pode aumentar sua produtividade, facilitar tarefas simples do dia a dia e auxiliar no aprendizado.

Gostou das nossas dicas? Adicione o Blog da Surya Dental nos seus favoritos para ficar sempre atualizado sobre assuntos da odontologia!

Marketing Surya

Total
0
Shares
3 comentários
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior

Dentistas podem ajudar no diagnóstico de bulimia

Próximo artigo

A importância do clareamento dental na valorização do sorriso

Posts relacionados