
Notícias
3 min
Após a graduação, é comum que os profissionais da área de Odontologia procurem uma especialização, voltando-se para alguma área e delimitando seu campo de trabalho.
Há, porém, uma habilitação para os dentistas conhecida como “clínico geral”. Apesar do nome abrangente, trata-se de uma função importante e que pode ser uma excelente escolha para quem está começando a carreira ou para quem não pretende se especializar.
Continue a leitura e descubra quais as competências de um dentista clínico geral!
O dentista clínico geral desempenha um papel importante para a Odontologia. Por desempenhar procedimentos mais gerais, costuma ser o primeiro a estabelecer o contato com o paciente.
São exigidas desse cirurgião-dentista competências em diversas áreas da Odontologia, e é comum que esse profissional seja responsável pelo diagnóstico e tratamento de problemas e doenças bucais, além de auxiliar em questões relacionadas à higiene.
Alguns dos procedimentos comumente efetuados pelo clínico geral são aplicação de flúor, profilaxia, raspagem de tártaro, remoção de cáries, endodontia, atendimentos de urgência, restaurações, pequenas cirurgias, ajustes e polimentos de restaurações, orientações de técnicas de higiene bucal.
Além dessas habilidades, muitas vezes é exigido que esse profissional esteja preparado a realizar procedimentos prévios ao que foi contratado para fazer. Um paciente que solicita um clareamento, por exemplo, muitas vezes precisa de um tratamento de gengivite ou periodontite antes do tratamento estético, e esse serviço pode ser prestado.
Não é dever do dentista clínico geral fazer procedimentos ou cirurgias que envolvam conhecimento em uma área específica da Odontologia. Porém, o profissional pode fazer um diagnóstico e, em seguida, encaminhar o paciente a um especialista.
As Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia preveem que, após a formação, o cirurgião-dentista se forme generalista e tenha conhecimento de todas as áreas. Portanto, para atender dessa forma, basta estar inscrito no Conselho Regional do seu estado.
Isso não significa que você não possa especializar-se. Há muitos cirurgiões-dentistas especializados que prestam atendimento como clínico geral por gostarem dessa área.
Para os profissionais recém-formados, pode haver muitas dúvidas com relação ao que será melhor para a carreira: escolher uma área de especialização ou continuar como generalista.
A princípio, atuar como dentista clínico geral é excelente opção. Isso porque será necessário adquirir experiência e acostumar-se com o cotidiano, e lidar com diferentes processos pode ser útil.
Além disso, o profissional fará procedimentos que abrangem diversas áreas da Odontologia e poderá perceber qual com delas tem mais afinidade para então fazer uma especialização.
Há também cirurgiões-dentistas que preferem atuar permanentemente como clínicos gerais, sem se especializar, e não há problema nisso. É uma área vasta e com um bom campo de trabalho.
O dentista clínico geral costuma ser o primeiro profissional de Odontologia a estar em contato com o paciente. É dele a responsabilidade de sanar problemas básicos e fazer encaminhamentos a outros especialistas.
Gostou do conteúdo? Para acompanhar mais dicas sobre Odontologia, assine a nossa newsletter!
Eu gostaria de saber se um dentista clínico geral pode fazer uma peça???é q vou precisar de uma segundo a dentista q eu procurei.mas ela disse q ela mesma faz. E ela é clínica geral…to um pouco insegura.
Oi Alessandra, tudo bom?
É sempre bom se informar se o profissional faz aquele procedimento e se tem experiência. O ideal é consultar-se com alguém que tenha especialização na área necessária.
Muito obrigado por acompanhar nosso blog!