Como fazer resumos de odontologia? Confira dicas práticas!

Dentista lendo um tablet com resumos de odontologia.

Os resumos de odontologia são ferramentas práticas para que estudantes possam tirar maior proveito das matérias, aprender de forma dinâmica e compreender melhor o conteúdo. Eles podem ser textos concisos com síntese de informações ou organizados em outros formatos, como no estilo mapa mental.

Continue a leitura para conhecer os benefícios da prática no cotidiano e descobrir como fazer resumo em texto em mapa mental!

Benefícios de fazer resumos de odontologia

O resumo é uma versão menor de um texto original ou de um compilado de conteúdos sobre o mesmo tema. Ele pode ser útil para estudar para uma prova, mas também para conseguir acessar com facilidade as principais informações a serem checadas quando necessário. Confira a seguir uma série de vantagens em adotar esse método!

Compreensão do conteúdo

O processo de confeccionar um resumo ajuda a entender o ponto central de um assunto e seus detalhes, já que é preciso fazer uma leitura atenta para identificar as informações mais relevantes. 

Síntese

Resumir informações ajuda na capacidade de síntese de forma clara e concisa. A habilidade pode ser útil em uma prova, na apresentação de um trabalho, mas também na vida profissional, pois fortalece a aptidão de transmitir ideias complexas de forma eficaz.

Economia de tempo

Os resumos de odontologia são uma ótima saída para os estudantes que querem otimizar o tempo nos estudos. Eles podem ser feitos assim que o conteúdo é aprendido, facilitando a visita futura ao assunto, ainda mais numa rotina cheia de provas, trabalhos e atendimentos.

Leitura crítica

Ao sintetizar ideias, você acaba fazendo um filtro de qual informação é a principal em um conteúdo. A criticidade é aprimorada com o tempo, mas a ferramenta incentiva e ajuda no desenvolvimento de habilidades de análise e interpretação de texto.

Desenvolvimento de habilidades de pesquisa

Fazer resumos também incentiva a procura por informações adicionais, em múltiplas fontes, tudo isso com objetivo de complementar o conhecimento sobre determinados assuntos.

Dentista lendo no notebook e em caderno resumos de odontologia.
Fazer resumos de odontologia auxilia a pesquisar informações em fontes seguras.

Como fazer resumo em um texto?

Fazer um bom resumo exige prática, então, quanto mais você fizer, mais ele pode te ajudar a estudar para uma prova, fixar conhecimentos ou relembrar as teorias quando chegar o momento de iniciar as atividades práticas na faculdade.

Para ajudar nesse processo, veja o passo a passo de como fazer um resumo:

1. Leia o texto atentamente.

2. Identifique as informações centrais.

3. Anote as ideias principais do texto.

4. Construa uma estrutura lógica.

5. Use marcadores, canetas coloridas ou esquemas para destacar trechos importantes.

6. Escreva com suas próprias palavras.

7. Seja objetivo para deixar o material conciso.

8. Revise o resumo.

Uma dica importante é fazer anotações com marcadores no texto original, se for possível. Para estruturar o resumo para estudo, como documento pessoal, em certos pontos vale a pena escrever em tópicos ou deixar as palavras principais em negrito, sublinhadas ou em cores diferentes.

Se sua dúvida é como fazer um resumo de um artigo, a sugestão é construir o texto em partes, como introdução, corpo e conclusão. Ele tem que ser fácil de entender e englobar as ideias principais. Os resumos mais curtos devem ter 20% do tamanho original do artigo; enquanto os longos, no máximo, 50%.

Como fazer um mapa mental?

Outra ferramenta muito útil, e que pode ser aplicada aos resumos de odontologia, é o mapa mental. Ele também sintetiza as informações, organiza e estrutura ideias, mas de uma maneira mais visual, com conexão de tópicos criados a partir de uma palavra-chave central. 

O mapa mental facilita o processo de aprendizagem, aprimora a criatividade e a produtividade, além da construção ser mais simples do que em texto corrido. A técnica ainda pode ser útil no uso de múltiplas fontes, principalmente em temas mais complexos.

Confira a seguir cinco dicas de como fazer seu mapa mental sobre odontologia!

1. Escolha um tema central

O tema dos mapas mentais pode ser diverso — um problema, um conceito ou uma ideia — tudo o que você possa desenvolver e explorar com subtemas. Depois da decisão, escreva-o no centro de uma folha em branco, em letras maiores. Lembre-se de mantê-lo claro e conciso. Quanto mais específico melhor!

A palavra-chave definida é o ponto de partida, e tudo que você for adicionar na sequência deve estar relacionado de alguma forma com ela. É a partir dela que vão ser desenvolvidos os ramos principais e secundários.

Um exemplo para um mapa mental de odontologia é o tema “patologias odontológicas”.

Exemplo de esquema de como fazer mapa mental.
O mapa mental sempre se inicia com uma ideia central que, posteriormente, é desdobrada.

2. Adicione tópicos principais

Na sequência, devem ser adicionadas as principais categorias e os tópicos que se relacionam com a palavra-chave. Geralmente, são feitas linhas que saem do centro do papel para as laterais, assim como para a parte superior e inferior. 

Ao inserir, vale lembrar que os tópicos devem se conectar ao principal e precisam ser amplos o suficiente para permitir a inclusão de ramos secundários, ainda mais específicos. Esse segundo passo é uma forma de categorizar as ideias de forma lógica e visual.

Como exemplo, para “patologias odontológicas”, alguns tópicos principais podem ser: 

3. Desenvolva os conceitos

A partir das conexões principais, novas ligações podem ser desenvolvidas, como subcategorias e ideias mais específicas. Elas devem se conectar por linhas. 

Se necessário, você ainda pode fazer novas setas ligando outras informações a esses ramos secundários. Por exemplo, para o tópico “cárie”, adicione:

  • Cárie coronária;
  • Cárie radicular;
  • Cárie recorrente;
  • Cárie profunda.

O mapa mental pode auxiliar nessa visão global do tópico mais abrangente (patologias), especificando quais as doenças existentes (cárie) e seus tipos (cárie coronária, radicular, etc). Esse é apenas um exemplo de como a ferramenta pode ajudar nos estudos da odontologia. 

A partir do material, você ainda pode identificar conteúdos que precisam de aprofundamento e, consequentemente, pesquisar mais sobre o tópico e fazer resumos sobre temas específicos. As ferramentas se complementam para aprofundar o conteúdo.

4. Use cores e símbolos

Uma das vantagens do mapa mental para odontologia é a oportunidade de utilizar cores, símbolos e materiais para hierarquizar as informações. Você pode até escrever uma explicação maior sobre algum tópico, mas a categorização deve ser diferente das conexões principais, relacionadas à ideia central.

Utilize sua criatividade para adicionar novas ideias por meio de símbolos, ícones e imagens. Tudo que te faça lembrar do tema facilmente pode ser uma estratégia de abordagem. 

O mapa mental é uma representação visual do pensamento. Você pode começar um e, com o tempo, ir expandindo. Com o exemplo anterior do tópico de cáries, você pode adicionar uma imagem ou rascunhar o desenho para facilitar esse mapeamento do conteúdo.

Post-its coloridos em cima de uma escrivaninha.
Utilize materiais, como os blocos adesivos, para dar destaque aos tópicos do mapa mental.

5. Organize o mapa mental

Depois de pronto, é importante organizar o material de maneira que faça sentido para você. As informações devem estar conectadas de maneira lógica e clara. Além disso, não se esqueça de fazer revisões das informações. Se tiver feito à mão, você pode arrumá-lo numa nova página. Há ainda opções de software específicos para produção do mapa mental para seus estudos.

Fazer resumos de odontologia no formato de mapas mentais é uma solução simples e extremamente eficaz para auxiliar na compreensão dos temas. Sem contar com o fato de que contribuem para relembrar conteúdos apenas com a síntese do material principal.

Por falar em rotina de estudos, aprimorá-la cada vez mais é fundamental num curso que exige tantos conhecimentos e é cheio de detalhes como a odontologia. 

Clique na imagem abaixo e tenha acesso ao material que vai te ajudar a saber por onde começar e, de bônus, fornecer um planner semanal exclusivo!

Banner para e-book com planner para rotina de estudos.

Marketing Surya

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior
o botox e a odontologia

Toxina botulínica na odontologia: tire suas dúvidas

Próximo artigo
Estojos de brocas odontológicas.

Como organizar materiais de odontologia da faculdade?

Posts relacionados