Seringa Carpule: importância da ferramenta na anestesia local

A seringa carpule é o instrumento odontológico utilizado para aplicar anestesias

Quando o assunto envolve procedimentos odontológicos, a primeira associação que os pacientes fazem geralmente é com a dor. Entretanto, é importante ressaltar que os cirurgiões-dentistas dispõem de ferramentas, como a seringa carpule, com a capacidade de aplicar anestesia local e proporcionar a completa supressão de qualquer desconforto durante os tratamentos.

A seringa carpule é uma aliada indispensável para proporcionar uma experiência mais confortável e tranquila durante as cirurgias. 

Quer conhecer mais detalhes desse instrumental? Então, continue a leitura para saber como ele funciona, como montá-lo e desmontá-lo, qual é o melhor processo de esterilização e onde comprar!

black space dente

O que é e para que serve a seringa carpule?

A seringa carpule é um instrumento utilizado em procedimentos odontológicos para a administração de anestesia local. É composta por um êmbolo, uma agulha perfurante e um cartucho (chamado também de carpule) contendo líquido anestésico. 

A ferramenta se destaca pela precisão na aplicação da dose e por permitir o controle da velocidade de injeção, tornando-a ideal para procedimentos odontológicos.

Como funciona um carpule?

O carpule funciona por meio da inserção de um cartucho contendo anestésico na cavidade da seringa. Ao apertá-la, o êmbolo exerce pressão para o deslocamento do líquido, e a agulha perfura a pele para a aplicação da substância.

Os carpules, que são cápsulas de vidro herméticas, acondicionam a solução anestésica em cartuchos, que são encaixados na seringa durante o procedimento.

O cirurgião-dentista utiliza a seringa carpule para aplicar a anestesia no paciente
O cirurgião-dentista segura e pressiona a agulha para que o anestésico seja aplicado no paciente.

Como montar e desmontar o carpule?

Para utilizar a seringa carpule, o profissional deve realizar uma série de ações. O ideal é que o auxiliar de saúde bucal abra o pacote com a seringa esterilizada e o cirurgião faça a montagem utilizando luvas

Além disso, é importante que a agulha e o cartucho sejam desinfetados com álcool 70º, seguindo protocolos de biossegurança do procedimento. 

O passo a passo para a montagem do instrumental é o seguinte:

  • Segure o cabo da seringa com uma mão e aperte o tampão na parte inferior.
  • Após o acionamento, o carpule vai abrir para inserir a cápsula (tubete) com anestésico.
  • Feche a seringa.
  • Pegue a agulha pela parte maior, gire e descarte a menor. 
  • Segure a seringa com firmeza e introduza a agulha na ponta.
  • Gire e aperte até travar.
  • Remova a tampa e, assim, o anestésico pode ser aplicado no paciente.

Assista ao tutorial produzido pelo dentista Ronald Pinho, em seu canal do YouTube, e confira detalhes sobre a segurança durante o procedimento e como abrir a seringa carpule:

Já para desmontar a seringa, o procedimento é o seguinte:

  • Com um porta agulha, pressione a agulha inserida na seringa.
  • Gire a seringa até retirá-la.
  • Descarte na caixa de materiais perfurocortantes.
  • Depois, abra a seringa novamente, retire o cartucho e faça o descarte correto.

Como esterilizar o carpule?

A seringa carpule é um instrumental esterilizável. Sendo assim, após a sanitização, ela pode ser utilizada novamente em outra aplicação. O processo começa com a desmontagem, retirando qualquer parte removível. 

Depois, deve ser feita a limpeza com detergente, água morna e uma escova macia para remoção de resíduos.

Na sequência, coloque a peça limpa num envelope de esterilização antes de inserir na autoclave. Selecione a temperatura, a pressão e o tempo de acordo com as instruções do fabricante.

Quando o processo for finalizado, armazene o carpule em ambiente limpo e seco para manter a esterilidade até seu novo uso.

Seringa carpule e outros instrumentos odontológicos devem ser esterelizados após o uso
A seringa carpule deve estar esterilizada para o novo uso.

Onde comprar seringa carpule?

Na Surya Dental, você encontra modelos de seringa carpule com refluxo para o seu consultório. Esse mecanismo de segurança evita a injeção acidental do anestésico em um vaso sanguíneo. 

O funcionamento é automático quando há uma pressão positiva durante a aplicação, mas permite a entrada de ar caso ocorra uma pressão negativa, ou seja, o refluxo do anestésico dentro da seringa.

Você vai encontrar seringa carpule da Golgran, da Quinelato, da Ice, da Duflex, da 6B e da Fava em opções coloridas, metálicas e com argola.

comprar seringa carpule
Botão Surya clique e confira.

A seringa carpule é um equipamento essencial na aplicação de anestesia, e o cirurgião-dentista precisa saber como manuseá-la corretamente para minimizar o desconforto dos pacientes durante os procedimentos.

Está precisando de materiais odontológicos para seu consultório? Então, clique na imagem abaixo e confira a variedade de produtos e marcas disponíveis na Surya Dental!

Banner materiais odontológicos na Surya Dental.

Marketing Surya

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior
estudos da classificação de angle

Descomplicando a classificação de Angle: entenda os tipos

Próximo artigo
congressos-de-odontologia-em-2020

Congressos de odontologia em 2024: vá aos melhores eventos

Posts relacionados