Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar
Anestesia sem dor: técnicas para aplicar no seu consultório

Anestesia sem dor: técnicas para aplicar no seu consultório

A aplicação de anestesia é um pesadelo para muitos pacientes. De acordo com uma pesquisa feita pela Sociedade Americana de Anestesiologia, 75% dos pacientes já cancelaram ou adiaram uma cirurgia por medo deste procedimento.

Porém, com o advento de novas tecnologias na Odontologia, surgiram técnicas e produtos capazes de proporcionar uma aplicação de anestesia sem dor, ou, pelo menos, amenizá-la.

A seguir, trouxemos algumas dessas técnicas, explicando como funcionam e como é possível aplicá-las em seu consultório, além de algumas dicas práticas. Confira!

Métodos para aplicação de anestesia sem dor

A técnica padrão, utilizando agulha e carpule, não é mais a única forma de se aplicar uma anestesia. Confira, a seguir, métodos mais recentes e que podem diminuir a dor do paciente.

Anestesia eletrônica

Este tipo de anestesia combina o método tradicional, com o carpule, a um motor hidráulico que controla a injeção e a aplicação. Dessa maneira, é possível reduzir a dor em até 100% em alguns casos.

O aparelho oferece uma série de opções de utilização, como infiltrativa, palatina e intraligamentar, e cada uma destas programações aplica a substância de forma diferente. Em alguns casos, é possível empregar agulhas menores que as utilizadas no método tradicional, já que o motor se encarrega do trabalho.

anestesia sem dor anestesia eletrônica

A anestesia hidráulica combina as agulhas a um motor hidráulico.

Caneta pressurizada

Este equipamento é utilizado tanto na Odontologia quanto para procedimentos estéticos. É capaz de injetar substâncias na pele e nas gengivas sem o uso de agulhas, por meio de um sistema de pressão.

O procedimento causa menos (ou até nenhuma) dor no paciente, ocasionando apenas um pequeno furo no tecido. O único possível incômodo é o susto causado pela pressão, o que é importante explicar ao paciente.

Confira abaixo o funcionamento desse utensílio, em um vídeo feito pela Dra. Carol Rodrigues.

Dicas para aplicação de anestesia sem dor

Essas novas tecnologias, muitas vezes, possuem valor elevado, o que acaba inviabilizando o investimento por parte do dentista. Nesse caso, é possível utilizar algumas dicas para que o paciente sinta menos dor durante a aplicação.

Domine a técnica

No começo, é provável que você não tenha tanta prática em relação ao método, e a aplicação pode acabar sendo dolorosa. No entanto, com o passar do tempo e a prática constante, você irá dominando as técnicas e, naturalmente, a anestesia se tornará mais amena.

Para isso, é necessário estudar constantemente as técnicas de aplicação, os conceitos práticos da Odontologia e os diferentes tipos anestésicos. Leia artigos científicos e casos clínicos sobre o tema e, sempre que descobrir algo novo e que pode ser efetivo, aplique em seu consultório.

Tome alguns cuidados específicos

Há alguns cuidados durante a aplicação que podem melhorar a satisfação do seu paciente, e que podem ser feitos rapidamente durante o procedimento.

Em primeiro lugar, utilize agulhas com silicone. Elas fazem com que a penetração na mucosa seja mais suave e o paciente sinta menos dor. Além disso, evitam que o tecido se rasgue.

Em seguida, aqueça levemente o anestésico, seja com um isqueiro ou fazendo calor com as próprias mãos. Isso impede que a diferença na temperatura ambiente e do corpo do paciente ocasione dores.

Por fim, faça a injeção lentamente. Quanto mais devagar a solução penetrar nos nervos do paciente, menos incômodo ele sentirá durante a aplicação.

Dê atenção ao paciente

Não há anestesia sem dor que funcione se o cirurgião-dentista não criar uma relação amistosa com o paciente. O simples fato de conversar antes de um procedimento, dando atenção e respondendo suas dúvidas, pode diminuir a ansiedade e também a dor causada pela aplicação do anestésico.

Esteja pronto a responder suas dúvidas e explicar os procedimentos com calma, para que, por meio do entendimento, ele perca um pouco do medo com relação ao tratamento.

anestesia sem dor dê atenção ao paciente

Conversar com o paciente pode ser uma forma de amenizar a dor da anestesia.

Seja utilizando novas tecnologias ou apenas algumas técnicas durante os procedimentos, a anestesia sem dor é algo possível e que pode melhorar a qualidade dos seus atendimentos e a satisfação do paciente.

Para abastecer seu consultório com produtos e equipamentos odontológicos de alta qualidade, conheça a Surya Dental, empresa há mais de 25 anos no mercado oferecendo soluções para profissionais de Odontologia. Clique no banner abaixo e conheça nosso catálogo!

anestesia sem dor produtos odontológicos

Summary
Anestesia sem dor: técnicas para aplicar no seu consultório
Article Name
Anestesia sem dor: técnicas para aplicar no seu consultório
Description
Descubra novas tecnologias para aplicação de anestesia sem dor, além de dicas para melhorar suas técnicas. Leia mais no blog da Surya Dental!
Author
Publisher Name
Blog Surya Dental
Publisher Logo

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por Nerau Studio