7 dicas de como chamar pacientes para consultório odontológico

Dentista mostrando smartphone com paciente na cadeira odontológica.

Saber como chamar pacientes para consultório odontológico é sempre uma grande dificuldade para os dentistas. Seja no início de sua trajetória profissional, na mudança de cidade ou para aumentar a clientela, é fundamental seguir direções corretas para alcançar os objetivos.

Ser conhecido não é um processo espontâneo, que acontece do nada. A autoridade demanda tempo, reconhecimento de outras pessoas e do local onde seu negócio está situado.

Por isso, há uma série de ações fundamentais para aumentar os atendimentos.
Continue a leitura e confira sete dicas de como chamar pacientes para seu consultório odontológico!

Banner para e-book de ferramentas digitais para gestão do consultório odontológico.

1. Defina seu público-alvo

O primeiro passo para investir no marketing e saber, corretamente, como chamar pacientes para consultório odontológico é definir seu público-alvo, ou seja, quem vão ser as pessoas a usar os serviços prestados. O conhecimento permite uma comunicação mais assertiva e direcionada.

Assim, tudo depende da sua área de atuação. Por exemplo, se sua especialidade odontológica for a odontopediatria, seu público-alvo serão pais, mães e até mesmo as crianças. Agora, se a ideia for atender idosos, a estratégia deve ser direcionada para esse perfil.

Além de analisar quem vai buscar pelo tipo de atendimento ofertado, é importante entender o perfil demográfico da região do consultório. Entre os principais fatores a considerar estão a ocupação, o estilo de vida e as necessidades odontológicas predominantes. Essa questão pode ajudar a escolher o local ideal para abrir o estabelecimento.

Ao juntar essas informações, você consegue ter uma ideia sobre quais os tipos de conteúdos que podem chamar atenção do seu público-alvo, assim como quais os meios podem ser mais úteis para encontrá-los.

2. Faça marketing digital

Independentemente de qual for seu público-alvo, é importante ter um posicionamento de marca no mundo digital. É por meio dos buscadores e das redes sociais que as pessoas querem saber mais de produtos e empresas, e não seria diferente para serviços.

Portanto, é importante estar presente em redes sociais (principalmente nas quais seu público-alvo está e consome). A dica é utilizar os recursos que a rede oferece, garantir conteúdos relevantes e informações de qualidade, tudo que possa ajudar os possíveis pacientes.

Claro, é importante deixar explícito quais são os serviços oferecidos e divulgá-los. Mas isso não deve ser o principal. Atrair e interagir com os seguidores, e sempre respondê-los, são o caminho de como chamar pacientes para consultório odontológico.

Dentista trabalhando suas redes sociais no celular.
As estratégias digitais são fundamentais para estar presente no mundo online.

Vale a pena criar site para consultório odontológico?

Sim! Essa é uma das estratégias importantes dentro do marketing digital. Entre os benefícios estão:

  • Credibilidade ao trabalho.
  • Fácil acesso aos contatos.
  • Espaço para promover as atividades.
  • Possibilidade de ranqueamento do negócio no Google.
  • Área para criação de conteúdo.
  • Atração e educação de pacientes.

3. Considere o marketing offline

Apesar da importância de estar presente de forma online nos dias atuais, as estratégias offline, ou mais tradicionais, também devem ser consideradas. 

Elas auxiliam na busca ativa do cliente, posicionando a marca do consultório de diversas maneiras, fazendo-a ser conhecida, principalmente no ambiente inserido, como bairro ou cidade.

Entre as estratégias utilizadas estão:

  • Anúncios em veículos de comunicação, como rádio e TV.
  • Presença em outdoors e outras mídias pela cidade.
  • Ações com assessoria de imprensa.

Como sempre, é importante que as atividades estejam relacionadas diretamente com o público-alvo. O planejamento de marketing online e offline deve estar alinhado com esse objetivo, buscando sempre maneiras assertivas de como chamar pacientes para consultório odontológico.

4. Obtenha indicações 

Uma das estratégias de marketing mais eficientes é a indicação, o “boca a boca”. Ter uma pessoa próxima que valide o atendimento e o serviço é um dos fatores cruciais para convencer o novo paciente a ir ao consultório.

É importante que o cirurgião-dentista faça networking com profissionais da odontologia e de outras áreas da saúde, principalmente da cidade e região de atuação. A presença em congressos, por exemplo, é importante para manter as relações.

A indicação de um dentista, médico, fonoaudiólogo, entre outros, tem peso no processo da chegada de um paciente ao consultório. Fortaleça os laços para o posicionamento como especialista na sua área de atuação.

Dentistas de braços cruzados e sorridentes.
Ter relacionamentos com outros profissionais da saúde é fundamental para obter indicações.

5. Tenha bom relacionamento com o cliente

Para que o processo de indicação seja feito com sucesso, a dica é ter um ótimo relacionamento com seus clientes atuais. Faça pesquisas de satisfação e compreenda quais os pontos que precisam ser melhorados no seu negócio.

Entre as estratégias para fidelização do cliente está o atendimento humanizado, com uma escuta ativa sobre as queixas, além de sempre entrar em contato para avisar sobre uma próxima consulta ou para saber como estão após o período de recuperação.

6. Estabeleça parcerias

Outra maneira de como chamar pacientes para consultório odontológico é por meio de parcerias. Verifique sua região e analise as oportunidades. Que tal oferecer descontos para uma empresa localizada perto do seu empreendimento ou um sindicato?

Dependendo do seu público-alvo, pode ser interessante ter parceria com uma universidade ou outros setores de interesse, de forma a ser uma opção por meio de descontos com o local. Assim, mais pessoas podem chegar ao seu consultório e, consequentemente, aumentar as indicações pelo ótimo atendimento.

7. Participe de convênios

Uma das maneiras de expandir a quantidade de clientes está no atendimento a convênios. Fazer parcerias com eles é uma ótima opção para quem está no início de carreira, especialmente pelo volume de procedimentos a serem realizados. A desvantagem está no baixo valor pago pelo serviço.

Tornar-se conhecido pelo trabalho de excelência pode ser a porta de entrada para uma sequência de indicações. Assim, sua autoridade e reconhecimento na cidade de atuação tornam-se ainda maiores.

O processo de divulgação dos serviços é importantíssimo para a obtenção de mais clientes. Porém, vale sempre lembrar que nem tudo é permitido quando o assunto é publicidade na odontologia. O Código de Ética veta uma série de atividades, por isso é importante estar atento nas possibilidades de atuação e nas possíveis penalidades.

Quer saber mais detalhes de como fazer uma comunicação assertiva para sua clínica e obter mais pacientes? Então, clique na imagem abaixo e tenha acesso ao guia completo para suas ações de marketing!

Banner para e-book de marketing para dentistas.

Marketing Surya

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior
Instrumentos com brocas odontológicas para uso pelo dentista no consultório.

[Guia] Brocas odontológicas: entenda tudo sobre o material!

Próximo artigo
Dentista endodontista realizando diagnóstico em paciente.

Dentista endodontista: conheça tudo sobre a especialidade

Posts relacionados