Quer ser dentista voluntário? Saiba como se tornar um!

Menino negro recebendo atendimento odontológico

Realizar trabalhos sociais na área da saúde é essencial para garantir à população mais vulnerável acesso gratuito a serviços fundamentais e, consequentemente, proporcionar bem-estar e qualidade de vida para esse grupo. O dentista voluntário é uma figura importantíssima em ONGs, instituições filantrópicas e outros, já que ajuda o paciente a resgatar a autoestima, além das funções mastigatórias. 

Se você sempre desejou participar de trabalhos voluntários, continue a leitura deste post e saiba como fazer parte de iniciativas. 

A importância do dentista voluntário

Assim como o trabalho formal, o voluntário oferece um grande leque de atuações. Geralmente, organizações trabalham de forma muito específica, atendendo grupos característicos, que podem ser de idosos, pessoas usuárias de drogas, pacientes com doenças de alta complexidade e que necessitam de atendimento multidisciplinar ou indivíduos de localizações carentes.

Independentemente do público atendido, o trabalho voluntário é uma força importante na sociedade, que atua no combate à desigualdade social e tem o objetivo de suprir necessidades que a população carente tem, mas não consegue acessar as soluções disponíveis. 

Na área da odontologia, muitas pessoas ainda encontram uma série de dificuldades para ter acesso a tratamentos. A verdade é que os procedimentos nem sempre são possíveis de serem obtidos pela população mais pobre, sobretudo quando o assunto são as intervenções complexas.

Ainda que o sistema de saúde público ofereça consultas, alguns procedimentos e acompanhamentos, existem casos que necessitam de profissionais mais especializados e que dominem a necessidade da população atendida. 

O dentista voluntário doa conhecimento, habilidade, tempo, atenção e a capacidade de melhorar a vida de alguém, seja por meio de prevenção, da educação ou da oferta de procedimentos. 

Benefícios do voluntariado na odontologia

Além de melhorar a qualidade de vida de uma pessoa e proporcionar tranquilidade para famílias, o trabalho social oferece muitos benefícios para o próprio dentista. 

Primeiro, essa é uma ótima forma de ganhar experiência. Se você é recém-formado e ainda não trabalha formalmente, aqui está uma boa maneira de começar a carreira. Você vai conquistar prática e vai compreender as dinâmicas dos atendimentos no dia a dia. 

Em segundo, o trabalho voluntário é uma oportunidade riquíssima de aprendizagem. Isso porque atuar com grupos específicos permite que você conheça mais a fundo as necessidades dessa população, as dificuldades e muito mais. Inclusive, é até uma forma de encontrar uma área para se especializar.

Não podemos deixar de citar que o voluntariado é muito valorizado por empregadores. Mesmo que você não tenha experiência no mercado, com certeza terá um peso especial no seu currículo essa vivência

Por último, há o âmbito pessoal. Poder lidar com pessoas diversas e de outras realidades desenvolve maior senso comunitário e crítico, entendimento sobre questões sociais e também permite vivenciar a satisfação de ajudar e proporcionar algo valioso para a vida de um paciente e sua família.

Menino branco recebendo atendimento odontológico
O trabalho de dentista para pessoas de baixa renda oferece muitos aprendizados para o profissional.

Como ser um voluntário?

Agora que você já sabe a importância do dentista voluntário e os benefícios, chegou a hora de conhecer formas de se tornar um. Existem muitas opções e o importante é encontrar aquela com que você se identifica. 

Para quem já tem consultório, uma alternativa é abrir atendimentos neste espaço. Você pode reservar algumas horas da sua agenda para receber pacientes de forma gratuita. Nesse caso, você pode definir, de acordo com as suas habilidades, qual tipo de serviço vai oferecer, para qual público etc. 

Outra forma de ser voluntário é conversando com instituições filantrópicas da cidade. Muitas trabalham com um público específico e, caso você domine bem o tema, é uma boa forma de ajudar famílias e pacientes. 

Há, também, a alternativa das ONGs nacionais, como a Turma do Bem. Ela foi criada pelo dentista Fábio Bibancos, após conhecer a realidade de uma série de crianças em situação mais vulnerável. Junto com mais 15 colegas de profissão, os especialistas passaram a atender dentro do próprio consultório, e a ONG começou a dar os primeiros passos. 

Atualmente, a Turma do Bem oferece uma série de programas para a população, estudantes de odontologia e profissionais, cada um com diferentes objetivos:

  • Dentistas do Bem: cirurgiões-dentistas que atendem crianças e adolescentes dos 11 aos 17 anos, no próprio consultório, de forma totalmente voluntária. 
  • Apolônias do Bem: o projeto tem o objetivo de devolver o sorriso a mulheres que perderam os dentes em agressões domésticas. 
  • Meninas 15: iniciativa que une meninas e universitárias para encontros e para se apoiarem. O objetivo é auxiliar as garotas a conquistar autoestima, além do atendimento via Dentistas do Bem.
  • Estudante do Bem: curso focado em acadêmicos de odontologia para abordar questões sociais sob a perspectiva da saúde bucal.
  • Liga do dentista limpo: o programa conscientiza dentistas sobre biossegurança.
  • Dentista verde: publicação que busca sensibilizar odontologistas sobre meio ambiente.
  • Vez do bem: orientação a profissionais para atendimento de pessoas com deficiência.
Menino asiático recebendo atendimento odontológico
O voluntário para tratamento odontológico é muito importante para cuidar da saúde bucal de crianças e adolescentes.

Além dos projetos, a Turma do Bem, todo o ano, realiza a premiação Melhor Dentista do Mundo, que reconhece o trabalho dos profissionais voluntários que mais fizeram pelo município.

Desde 2015, a Surya Dental é uma empresa apoiadora do Turma do Bem. Essa união de forças permite que cada vez mais pessoas tenham acesso a tratamentos gratuitos e de qualidade.

Gostou deste conteúdo? Clique na imagem abaixo e continue a leitura de mais artigos sobre a odontologia!

cta banner blog Surya

Marketing Surya

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior
Mulher negra, recepcionista, fazendo confirmação de consulta ao telefone

Confirmação de consulta: como reduzir as faltas de pacientes?

Próximo artigo

Como otimizar suas moldagens? [Caso Clínico]

Posts relacionados