Segundo McKenna, marketing de relacionamento ou pós-marketing significa construir e sustentar a infraestrutura dos relacionamentos de clientes.
E o marketing de relacionamento na Odontologia? Marketing de relacionamento na Odontologia vai além da prestação de um bom serviço e das teorias propagadas pelas empresas de marketing odontológico já existentes.
Com a competitividade atual das clínicas odontológicas, que se deve ao grande número de profissionais existentes, e às maiores exigências por parte do cliente – individualização, comunicação rápida e eficiente, atenção e cuidado – surgiu a necessidade de ações práticas voltadas para o cliente, e não só para os serviços prestados.
Entendemos que os clientes são o foco e o objetivo de nosso trabalho, e que todas as estratégias comerciais e de marketing de relacionamento na Odontologia deverão ser voltadas para eles: o que os agrada, o que os torna felizes, o que pode diminuir o medo de dentista, o que propiciará retornos ao consultório odontológico.
Por este motivo, no planejamento de sua clínica ou consultório, o marketing de relacionamento deve ser impactante.
A dica é desenvolver ações objetivas de comunicação e relacionamento com todos aqueles que passam pela recepção, dentistas e técnicos, redes sociais, e-mail marketing e que buscam, principalmente, a interação e o engajamento destes.
Ações criativas, envolventes e marcantes geram reações nos clientes.
Autor (es):
Monica Claure é assistente de Marketing na Odontosolutions. Trabalha em web-marketing e comunicação há 10 anos, nas atividades de desenvolvimento e consultoria para web sites, conteúdo para a web e redes sociais.
Johnny Santana é consultor de Marketing em Odontologia. Sócio Fundador da OdontoSolutions. Graduado em Publicidade e Propaganda com especialização em Marketing Odontológico. Membro organizador do DMM (Dental Marketing Meeting) e cofundador do portal Odontojob.
Fonte: www.odontomagazine.com.br