Se algum dia, lhe passou pela cabeça fazer faculdade de Odonto, ou se ainda está na dúvida sobre onde essa profissão pode te levar, aqui estão algumas dicas e explicações sobre os profissionais mais “sorridentes” do mercado.
A odontologia é a ciência que estuda o tratamento dos dentes, boca e dos ossos da face. O dentista cuida da saúde e da estética da boca, embora estejam diretamente ligados. Cirurgias, restaurações, limpezas, extrações, instalações de próteses, são entre várias outras, atividades que fazem parte da vida profissional de um dentista. É responsável também, pela prevenção e cura de doenças da gengiva, bochecha e da língua.
Geralmente, o dentista faz sua carreira em um consultório particular. No inicio é comum dividir espaço com outros colegas de profissão, devido ao alto custo dos equipamentos de trabalho.
Após formar-se na faculdade, é preciso registrar-se no Conselho Regional de Odontologia para exercer a profissão. Esse Conselho, assim como os que representam as demais profissões, tem como função a valorização e fortalecimento dos profissionais e, mais ainda, de apoio à sociedade civil ao impedir atos lesivos efetivados por pessoas que fazem do exercício profissional um meio de conseguir benefícios de forma desonesta. Portanto é importantíssimo que você seja um profissional registrado no conselho que represente sua classe.
A partir do ano de 2009, cirurgiões dentistas tiveram a liberação para tratar seus pacientes com acupuntura, fitoterapia, terapia floral, hipnose, homeopatia e laserterapia. Isso fez com que aumentasse ainda mais o leque de opções em especializações.
As áreas de especializações mais exercidas hoje:
Clínica geral: Restaurar e extrair dentes e implantar próteses.
Dentística restauradora: Restabelecer a forma e a função dos dentes, clarear e corrigir sua estética.
Endodontia: Tratar alterações na polpa e na raiz dos dentes.
Estomatologia: Diagnostica e trata doenças da boca.
Implantodontia: Realizar cirurgias e próteses isoladas, parciais ou completas (dentaduras) nos maxilares, utilizando implantes.
Odontogeriatria: Cuidar da saúde bucal do idoso.
Odontopediatria: Cuidar da saúde bucal da criança.
Odontologia legal: Fazer exame e perícia judicial e elaborar atestados e laudos técnicos, identificar cadáveres pela arcada dentária.
Patologia bucal: Fazer exame laboratorial para identificar doenças.
Periodontia: Cuidar das gengivas e dos ossos que dão sustentação aos dentes, fazendo cirurgias, raspagens e outros procedimentos no entorno dos dentes.
Buco-Maxilo-Facial: Diagnosticar e tratar doenças, traumatismos, lesões e anomalias, congênitas e adquiridas, do aparelho mastigatório e anexos e, estruturas crânio faciais associadas.
E como anda o Mercado de Trabalho para esses profissionais?
Se você pensa em sair da faculdade e montar seu próprio consultório, prepare-se para uma concorrência “feroz”. A procura pelo curso de Odontologia, tem aumentado a cada ano. Há quem diga que a área clínica está saturada há anos, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, onde concentra-se 60% do total de dentistas do país. Apesar de enxergar a saturação do mercado, como um incentivo ao profissional de buscar ainda mais qualificação ao serviço que oferece, especialistas sugerem também, um outro caminho a seguir, a carreira de bacharel. Podendo atuar como professor universitário, dar aula em outras instituições ou ministrar cursos.
Há também a possibilidade de se tornar um funcionário público e fazer parte dos programas do governo que possibilitam o acesso da população carente ao profissional dentista. Sabe-se que hoje, o setor público é o maior empregador profissional. Contando com o Sistema Único de Saúde (SUS), o número de cirurgiões-dentistas no setor púbico, ultrapassa os 70 mil.
Outro dado interessante, é que em junho de 2010, o Ministério da Saúde editou uma portaria que dá a pessoas com necessidades especiais, o direito de atendimento odontológico em hospitais públicos. Assim, continuam sendo criadas mais vagas para esse atendimento e, profissionais especialistas em pediatria, geriatria e doença bucal devem ser os mais requisitados.
Se comparada a outras áreas da saúde, as dificuldades são as mesmas. A busca incessante por esses cursos, cresce na mesma proporção em que a população se conscientiza sobre a necessidade desses profissionais. Portanto não tenha medo! Siga sua vocação. Ao fazer aquilo que lhe dá prazer, você certamente encontrará uma forma de alcançar o sucesso profissional.
Redação Surya Dental – Fernanda Benitte – Graduada em Marketing
Adorei seu post! Muito obrigado mesmo, estou construindo
um site sobre dentistas e seu artigo ajudou bastante, levantei informacoes sobre tratamentos dentarios, a importancia da higiene bucal entre outros fatores.
Vou te adicionar aos favoritos.
Muito legal seu artigo, interessante e com
muitas informações, vou te adicionar aos favoritos.
Obrigado!
Review my web site: SR Ar Condicionado Automotivo
Obrigada!
Ficamos lisonjeados em fazer parte de sua lista de sites favoritos.
Esperamos que nosso conteúdo continue lhe agradando.
Att
Equipe Surya Dental