Em 30 de abril, a Dra. Helena Sato, Coordenadora Estadual de Imunizações, comunicou pessoalmente ao Conselheiro Marco Manfredini que foi autorizada a vacinação da gripe para todos os cirurgiões-dentistas e profissionais auxiliares da Odontologia, independente do local de atuação do profissional (rede pública ou consultório particular).
A iniciativa foi realizada, a partir da solicitação do CROSP por meio de ofício enviado a Helena Sato, em 23 de abril. No documento, o CROSP requereu a vacinação contra gripe de todos os 81.246 cirurgiões-dentistas e profissionais auxiliares do Estado de São Paulo, ressaltando que o profissional da Odontologia encontra-se exposto a diversos riscos no exercício do ofício. “Assim, em decorrência da exposição vivida diariamente pelo cirurgião-dentista, há um risco elevado de aquisição de doenças infectocontagiosas, devendo estar devidamente imunizados, conforme preconiza o ‘Manual de prevenção e controle de riscos em serviços odontológicos’, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA, 2006)”.
Após o deferimento do SUS, os interessados podem obter a imunização gratuitamente na rede pública em todo o Estado. Em caso de problemas para receber a vacina, informe o CROSP no e-mail secretario@crosp.org.br ou pelo telefone 11 3549-5575.
Fonte: CROSP