Saiba como melhorar a sua habilidade de comunicação

habilidade de comunicação

habilidade de comunicação

A odontologia, assim como as demais profissões, exige muito do profissional, devido aos precedimentos realizados na cavidade bucal necessitar de toda sua técnica e habilidades desenvolvidas em anos de treinamento. Esta carreira é considerada solitária, e por muitas vezes o dentista acaba por trabalhar sozinho ou com no máximo um(a) auxiliar. Contudo, este especialista precisa desenvolver outras competências dentro desta área, entre elas a comunicação.

A comunicação dentro da odontologia é importante, pois de nada adiantará você ser um excelente cirurgião dentista, com centenas de cursos, habilidades técnicas impressionantes que você desenvolveu ao longo de estudos e dedicação se você não conseguir comunicar isso para além das paredes de seu consultório.

O marketing pode ser um grande aliado, mas a comunicação para o cirurgião dentista começa no primeiro contato com o seu paciente, como ele passa as informações técnicas de forma que seja entendido e como sabe interpretar o que seu paciente está lhe pedindo. Ou seja, comunicação é algo imprescindível e a praticamos no dia a dia, em maior ou menor escala.

A capacidade de se comunicar de forma eficaz é muito importante nos relacionamentos, meio acadêmico e trabalho. Portanto, procure desenvolver suas competências de comunicação. Confira abaixo algumas dicas para você melhorá-la:

1. Domine a linguagem verbal e desenvolva a capacidade de falar com clareza e objetividade – seja claro e vá direto ao ponto. Enrolação não leva ninguém a lugar nenhum

2. Domine a sua linguagem corporal – seu corpo se comunica e muitas vezes antes de você abrir sua boca seu interlocutor já sabe o que esta por vir! Durante o diálogo use gestos e faça seu corpo inteiro participar da conversa. Evite cruzar os braços ou conversar com as mão no bolso, isso pode indicar tensão e desinteresse respectivamente.

3. Estabeleça contato visual – independente de estar falando ou ouvindo, olhar nos olhos de seu interlocutor pode favorecer o entendimento. A pessoa vai se sentir acolhida e com certeza o dialogo fluíra melhor e mais facilmente. Nunca desvie o olhar de seu interlocutor, isso pode demonstrar medo ou insegurança.

4. Escute ativamente e com 100% de sua atenção direcionada para seu interlocutor – nada pior do que um diálogo onde uma das pessoas esta atendendo um celular ou distraída com a televisão ou qualquer outra coisa do tipo. Em seu consultório concentre-se em seu paciente ou em sua equipe quando estiver no meio de um diálogo.

5. Seja convincente durante a comunicação, crie empatia com seu interlocutor e faça com que ele compreenda o que você realmente esta falando. Pergunte sempre se ficou claro!

6. Ouça atentamente e processe totalmente a questão antes de respondê-la. Isso vai diminuir o risco de você dar respostas equivocadas.

7. Estimule seu interlocutor a sair da zona de conforto em que se encontra, mas cuidado para não parecer agressivo e deixá-lo na defensiva.

Se você enfrenta problemas de comunicação, procure praticar as dicas acima. Tente processar melhor as informações antes de responder alguma pergunta. Se não souber a resposta não tenha medo de pedir um tempo para analisar a situação. Use a sinceridade.

Autor (a): Marcos Rocha – Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia pela FOUSP , Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Docente Superior, Personal & Professional Coach.

Fonte: Marketing em odontologia

Marketing Surya

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior
aplicativos que auxiliam a saúde bucal

Conheça alguns aplicativos que auxiliam a saúde bucal

Próximo artigo
vacinação contra gripe

SUS autoriza vacinação contra gripe para profissionais de Odontologia do Estado

Posts relacionados