[Guia] Brocas odontológicas: entenda tudo sobre o material!

Instrumentos com brocas odontológicas para uso pelo dentista no consultório.

As brocas odontológicas são materiais fundamentais para o dentista, desde a formação na universidade até a rotina no consultório. Elas são utilizadas com motores, com objetivo de fazer desgastes, cortes, modelagens e remoções no dente, em restaurações, estruturas metálicas, entre outros materiais.

Para o sucesso no tratamento dos pacientes, o profissional deve adotar um roteiro criterioso durante a execução do protocolo clínico e utilizar materiais de qualidade, trabalhando com cautela para evitar falhas. 

Por isso, conhecer os tipos de brocas, suas classificações, diferenças, aplicações e os formatos é essencial. Continue a leitura para saber detalhes sobre esse material odontológico!

Quais são os tipos de brocas odontológicas e suas funções?

Utilizar a broca correta para cada finalidade é a chave para o resultado, principalmente na obtenção de acabamentos e contornos ideais. Por ser um trabalho detalhado, ela pode causar danos ao procedimento. 

As brocas podem ser divididas em dois principais grupos: 

  • Cortantes: formam aparas por lâminas.
  • Desgastantes: removem via fricção.

Na sequência, conheça cada um dos tipos que fazem parte dos grupos e também saiba quais as aplicações possíveis!

Carbide

As carbides possuem esse nome por serem formadas de carbureto de tungstênio. Elas se caracterizam pelo poder de corte, com até seis lâminas. O material é indicado como broca para a remoção de cárie e criação do contorno inicial no dente, além de penetrar no teto da câmara pulpar e removê-lo.

Há alguns cirurgiões-dentistas que preferem, por exemplo, usar a carbide de fissura e da ponta diamantada — ambas são brocas para preparo cavitário e podem ser utilizadas para algumas extensões da parede axial. 

Porém, é preciso ficar atento ao uso desses tipos de brocas odontológicas. Sua utilização por mãos menos experientes pode perfurar a câmara pupal e as paredes axiais.

Multilaminada

As brocas multilaminadas possuem mais lâminas que a carbine, chegando a 12, 30 e até 45. Com maior quantidade, diminui-se o poder de corte e aumenta-se a lisura superficial obtida. Assim, o material é usado para acabamentos, deixando o trabalho mais liso.

Dentista utilizando brocas odontológicas em tratamento.
Quanto maior o número de lâminas na broca cortante, mais ela vai ser útil para trabalho de acabamentos.

Transmetal

A transmetal também faz parte do grupo cortante e se diferencia pelos cortes transversais de estruturas metálicas. Ela é uma excelente broca para remoção de amálgama, casquetes de metal com porcelana, de coroas e para uso em próteses e procedimentos que requerem preparos para o acesso cavitário.

Diamantada 

As brocas diamantadas fazem parte do grupo desgastante e realizam sua função a partir da fricção das suas partículas irregulares aglutinadas na ponta ativa. São as anomalias que dão o poder de corrosão necessárias. 

Por isso, elas não devem ser selecionadas levando-se em conta somente seu formato ou tamanho. Ao contrário, é importante que seja observado o tipo de granulatura que influenciará o corte e a eficiência do procedimento.

As pontas diamantadas são necessárias quando o acesso endodôntico precisa ser feito através de restaurações de porcelanas. Além disso, são utilizadas para desgastar o esmalte e a dentina, girando por meio de motores e turbinas em baixa, média e alta velocidade. 

Quando utilizadas em alta velocidade, devem ser preferencialmente refrigeradas por jatos de ar e água para minimizar a geração de calor friccional.

Brocas odontológicas diamantadas.
A granulometria é importante para definição e uso das brocas diamantadas.

Gates Glidden

As brocas Gates Glidden são utilizadas para iniciar o tratamento de canal, no alargamento da parte cervical até a média. Uma das características do material é que a ponta é inativa, diferentemente dos tipos anteriores.

São as paredes laterais que fazem o trabalho de corte no procedimento, elas servem para alargar e não aprofundar o canal.

Peeso

As brocas de Peeso contam com pontas agudas, utilizadas na ampliação da embocadura do canal e na preparação do conduto endodôntico para recebimento de pinos de contenção dentro da raiz.

Largo

As brocas de Largo são úteis na realização de afunilamento da entrada do canal, após a parte de instrumentação, além de preparar para contenção intrarradicular depois da obturação.

Como diferenciar brocas odontológicas?

As brocas podem ser diferenciadas pela maneira que são classificadas, seja pelo tipo, como descrito anteriormente, mas também pela haste, cor e pelo formato. Confira a distinção em cada segmento.

Haste

O método de corte de cada broca depende da haste. Como há variação de diâmetro e formato, há uma classificação de cada tipo. Vale ressaltar que essa é a parte que entra em contato com a caneta odontológica, assim a distinção se dá ao uso de:

  • Motor de alta rotação: friction grip (FG).
  • Contra ângulo: right angle (RA ou CA).
  • Peça de mão: hand piece (HP ou PM).

Cor

Algumas brocas odontológicas possuem marcações coloridas anelares nas hastes, e entender o seu significado vai influenciar no melhor desempenho do tratamento. As marcações obedecem a uma norma internacional para identificar os grãos de corte dessas brocas. Confira as cores e classificações existentes:

  • Preta: supergrossa.
  • Verde: grossa.
  • Azul: mediana.
  • Vermelha: fina.
  • Amarela: extrafina.
  • Branca: ultrafina.
Brocas odontológicas com maracação em cores para diferenciação.
Cada cor na haste da broca representa o desempenho do material.

As brocas odontológicas com marcação verde são ideais caso você precise fazer a redução rápida de camadas espessas de estrutura dentária. A granulometria espessa permite que ela seja usada para operações rotineiras de grande densidade.

Se o esmalte não for rígido, ou houver dentina para ser removida, possivelmente será o caso de utilizar a broca de marcação azul, já que essa terá uma ação mais conservadora. A granulometria média faz com que seja a broca odontológica ideal para ser aplicada em operações rotineiras em esmalte, dentina e preparações cavitárias em geral.

Porém, se o tratamento exigir um bisel ou qualquer outro procedimento mais delicado, cauteloso e preciso, é provável que as brocas de marcação vermelha sejam as mais indicadas. Elas são eficientes no acabamento de paredes e margens dos preparos cavitários.

As pontas com granulatura extrafina, de marcação amarela, podem ser usadas em procedimentos ainda mais delicados, como em broca para restauração de resina composta ou de porcelana, seja na finalização ou no acabamento.

Formato

Existem diversos formatos para as pontas de brocas. Entre eles:

  • Esférica;
  • Cilíndrica;
  • Cônica;
  • Tronco-cônica;
  • Tronco-cônica invertida;
  • Chama;
  • Pera;
  • Carretel;
  • Disco;
  • Aneladas.

Embora haja diferenças sutis entre as brocas odontológicas dos fabricantes, o seu uso correto atinge o mesmo objetivo. Além disso, a escolha depende do procedimento a ser realizado e do gosto pessoal do cirurgião-dentista. 

Na Surya Dental, você encontra diversos tipos de brocas e broqueiros para usos na universidade e na rotina do consultório. Clique na imagem abaixo e confira materiais odontológicos de qualidade!

Banner materiais odontológicos na Surya Dental.

Marketing Surya

Total
0
Shares
4 comentários
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior
Dentista fazendo anotações no seu consultório.

Saiba quais os documentos para abrir consultório odontológico

Próximo artigo
Dentista mostrando smartphone com paciente na cadeira odontológica.

7 dicas de como chamar pacientes para consultório odontológico

Posts relacionados