Bisturi na odontologia: conheça opções e modelos mais usados

Você sabe quais são os bisturis em odontologia mais utilizados? Conhecer as variações desse material é importantíssimo para que os procedimentos sejam mais seguros e fáceis. Afinal, trabalhar com ferramentas inadequadas não oferece qualquer tipo de benefício. Continue a leitura e confira as explicações deste guia.

Bisturi em odontologia: quais os tipos?

Os bisturis podem ser encontrados em três tipos:

  • Tradicional
  • Descartável
  • Elétrico

Tradicional

Este tipo é bastante comum e utilizado com frequência dentro do consultório, justamente pela possibilidade de reaproveitamento do cabo e de descarte das lâminas — prática importantíssima para biossegurança

O primeiro ponto que você deve saber sobre o cabo é que a escolha dele é importantíssima, isso porque ele será manuseado com frequência. Por isso, vale considerar a ergonomia que esse material vai te oferecer, assim como conforto. 

Em segundo, é necessário entender que existem dois tipos de cabo: o nº 3 e o nº 4.  O primeiro é indicado para as lâminas 10, 11, 12, 15 e  15c; o segundo, para a 20 e 21.

Para técnicas de cirurgia oral, o nº 3 costuma ser o mais utilizado

Descartável

O descartável é aquele de uso único, inclusive o cabo, que é em plástico com lâmina em aço. A grande vantagem deste bisturi está na segurança, uma vez que a peça toda é descartada, não há riscos do dentista se cortar enquanto troca ou remove a parte cortante. 

Elétrico

O bisturi elétrico odontológico também é bastante popular entre os consultórios. Ele oferece diversos benefícios para o dentista, como incisões mais precisas, facilidade e praticidade durante os procedimentos e mais segurança. Mas atenção: se você nunca usou antes, é importante adquirir prática ao manusear.

Lâminas de bisturi de odontologia

Agora que você já conhece os tipos de bisturi, chegou o momento de conhecer as lâminas, que mudam de acordo com o tamanho, objetivo de uso e formato. Confira!

  • Nº 10: a parte cortante é arredondada, com a área de cima reta. Geralmente, é utilizada para incisões na pele e nos músculos. 
  • Nº 11: a lâmina tem formato triangular e a ponta bastante afiada, o que a torna ideal para incisões pequenas.
  • Nº 12: a ponta é curva e cortante, com face côncava. O formato é indicado para tecidos gengivais e cortes em áreas de difícil alcance. 
  • Nº 15: lâmina pontiaguda e superfície cortante. É utilizada para incisões minuciosas na pele, nos músculos ou no periósteo. 
  • Nº 20 e 21: assemelham-se ao número 10, mas em tamanhos maiores. 

E entre essas, quais os bisturis odontológicos mais utilizados? O 11, 12 e 15 ganham a competição e marcam presença dentro dos consultórios.

Bisturi odontologia
As lâminas de bisturi de odontologia mais utilizadas são  11, 12 e 15.

Cuidados com o bisturi em odontologia

O manuseio de objetos perfurocortantes requer muita atenção e cuidado, tanto para evitar acidentes quanto para preservar o meio ambiente. Em seguida, você confere tópicos importantes sobre o assunto. 

Montagem e desmontagem da lâmina

Esta é uma etapa na qual há riscos do dentista se machucar, sobretudo ao desmontar, portanto, é essencial ter técnicas de montagem seguras. Se você ainda tem dúvidas, dê uma olhada no vídeo do Professor Dentista.

Descarte

Os bisturis se enquadram no grupo E de descarte, que são os materiais perfurocortantes. Após o uso ou quando houver necessidade, rejeite o item em um coletor próprio — recipientes rígidos e resistentes contra punctura, ruptura e vazamento.

Com essas informações, esperamos que você não tenha mais dúvidas na hora de comprar bisturi, e nem fazer a montagem e o descarte. Aproveitamos para te convidar a conferir todos os produtos desta categoria no site da Surya Dental. Clique na imagem abaixo!

Marketing Surya

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior
como fazer networking

Como fazer networking na odontologia? Confira dicas!

Próximo artigo
softwares para gerenciamento

23 softwares odontológicos para gerir o consultório [atualizado]

Posts relacionados