Materiais de cirurgia odontológica: o que você deve saber

Materiais de cirurgia odontológica

A lista de materiais de cirurgia odontológica é um pouco extensa, e para profissionais e universitários que ainda não têm tanta experiência com os instrumentais, é importante conhecê-los e criar familiaridade com eles. 

Se você é estudante de ASB, TSB ou odontologia, continue a leitura e confira quais são os materiais para cirurgia odontológica.

Banner para e-book sobre HOF.

Materiais de cirurgia odontológica: quais são eles?

Os instrumentos utilizados na cirurgia incluem seringas, brocas, descartáveis, tesouras e muitos outros. Veja quais são os mais utilizados!

Fórceps

Os fórceps podem ser encontrados em diversas numerações e são utilizados na exodontia para a remoção dentária do osso alveolar. A grande variedade de modelos se justifica porque cada tipo é utilizado para um dente específico.

Botão Surya clique e confira.

Pinças

As pinças também estão disponíveis em diferentes modelos: Adson com ou sem dente, hemostática ou de dissecação. A escolha do instrumental vai depender da sua necessidade.

Botão Surya clique e confira.

Tesouras

As tesouras fazem parte da lista de materiais para cirurgia odontológica. Geralmente, são utilizados os modelos Goldmann Fox reta, Goldmann Fox curva e Metzenbaum curva.

Botão Surya clique e confira.

Brocas

Existem diversos modelos de brocas, como carbides e esféricas, e, em geral, são utilizadas para remoção de cárie e para criar o formato do contorno inicial no dente. Também são usadas para penetrar no teto da câmara pulpar e removê-lo.

Botão Surya clique e confira.

Carpule

Carpules são semelhantes a ampolas, porém sem bico. Ela é utilizada para a anestesia dentária e você pode encontrá-la no modelo com refluxo (que torna o processo mais preciso) e sem refluxo. 

Botão Surya clique e confira.

Cabo e lâmina de bisturi

Os bisturis podem ser descartáveis, elétricos ou do modelo tradicional. A escolha vai depender da sua necessidade e, também, da preferência na hora de fazer um procedimento. 

Nos modelos tradicionais, você deve ter um cabo (geralmente n º3 ou nº 5) e lâminas, que estão disponíveis em diferentes tamanhos.

Botão Surya clique e confira.

Descartáveis

Cirurgia odontológica e biossegurança são aliadas. Tão importante quanto ter bons instrumentais é contar com luvas, máscaras, aventais e outros descartáveis que garantem a proteção do seu paciente e a sua. 

O estoque sempre deve estar bem abastecido com descartáveis de qualidade e aprovados pela Anvisa. Na hora de fazer a compra, lembre-se de verificar esse quesito!

Banner de materiais descartáveis na Surya Dental.

Sugador cirúrgico 

Produto fundamental para acompanhar os procedimentos, o sugador é necessário para remover fluidos, sangue e secreções durante a cirurgia. Dessa forma, ele é essencial e não deve faltar no consultório.

Botão Surya clique e confira.

Afastador Minnesota

O afastador Minnesota é um instrumental feito em aço inox e serve para afastar o lábio e a bochecha durante cirurgias odontológicas.

Botão Surya clique e confira.

Cureta

A cureta Lucas é bastante utilizada em procedimentos cirúrgicos, pois auxilia na curetagem de alvéolos. Outros usos são na remoção de dentinas cariadas e de cimento endodôntico.

Botão Surya clique e confira.

Alavancas odontológicas

As alavancas são bastante utilizadas na área de exodontia e servem para extrair dentes. Existem diferentes tipos deste instrumental e cada um tem uma função própria. 
Agora, você pode conferir no canal Larissa Barreto um vídeo mostrando e explicando os instrumentos cirúrgicos.

Como preparar a mesa cirúrgica?

O primeiro passo é retirar os relógios, joias e acessórios, como anéis e pulseiras. Depois, higienize muito bem as mãos e faça uso corretamente dos EPIs, incluindo a luva. Após essa preparação, agora, sim, chegou o momento de organizar a mesa.

A lógica é que a montagem da mesa seja da esquerda para a direita, com os instrumentos por ordem de uso. Dessa forma, deixe pronto:

  • Kit para exame clínico
  • Carpule
  • Cabo de bisturi
  • Descoladores
  • Sindesmotomo
  • Tesoura metzenbaum reta
  • Cinzéis
  • Martelo
  • Alavanca
  • Fórceps
  • Alveolotomo
  • Lima para osso
  • Cureta de Lucas
  • Porta-agulha
  • Pinça Dietrich 
  • Tesoura para sutura

No meio da mesa, é onde ficam os materiais auxiliares, como os afastadores Minnesota, abaixador, afastadores Farabeuf e pinças Backaus.

Adicione, também, pinças e tesouras auxiliares. No final da mesa, coloque os materiais de consumo, como duas cubas, seringa e agulha descartável, fio de sutura, gases, anestésico tópico, hidratante labial (vaselina), anestésico, lâmina de bisturi e gazes esterilizadas. 

Após a mesa pronta, lembre-se de deixar todas as pontas dos instrumentos viradas para o tampo. Dessa forma, você diminui os riscos de se machucar enquanto faz o atendimento.

Assista ao vídeo do canal Semente Leão e confira, visualmente, a montagem da mesa e de alguns instrumentais.

Agora, você já sabe quais são os principais instrumentais de cirurgia odontológica e como montar uma mesa. Identificou que precisa de algum deles? É só clicar no banner abaixo e adquirir o seu na Surya Dental!

Marketing Surya

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior
seleção de cor em odontologia

[Guia] Como fazer seleção de cores em odontologia?

Próximo artigo
Análise facial

Análise facial na harmonização: o que dentistas devem saber?

Posts relacionados