Materiais de cirurgia odontológica: o que você deve saber

Materiais de cirurgia odontológica

A lista de materiais de cirurgia odontológica é um pouco extensa, e para profissionais e universitários que ainda não têm tanta experiência com os instrumentais, é importante conhecê-los e criar familiaridade com eles. 

Se você é estudante de ASB, TSB ou odontologia, continue a leitura e confira quais são os materiais para cirurgia odontológica.

Banner para e-book sobre HOF.

Materiais de cirurgia odontológica: quais são eles?

Os instrumentos utilizados na cirurgia incluem seringas, brocas, descartáveis, tesouras e muitos outros. Veja quais são os mais utilizados!

Fórceps

Os fórceps podem ser encontrados em diversas numerações e são utilizados na exodontia para a remoção dentária do osso alveolar. A grande variedade de modelos se justifica porque cada tipo é utilizado para um dente específico.

Pinças

As pinças também estão disponíveis em diferentes modelos: Adson com ou sem dente, hemostática ou de dissecação. A escolha do instrumental vai depender da sua necessidade.

Tesouras

As tesouras fazem parte da lista de materiais para cirurgia odontológica. Geralmente, são utilizados os modelos Goldmann Fox reta, Goldmann Fox curva e Metzenbaum curva.

Brocas

Existem diversos modelos de brocas, como carbides e esféricas, e, em geral, são utilizadas para remoção de cárie e para criar o formato do contorno inicial no dente. Também são usadas para penetrar no teto da câmara pulpar e removê-lo.

Carpule

Carpules são semelhantes a ampolas, porém sem bico. Ela é utilizada para a anestesia dentária e você pode encontrá-la no modelo com refluxo (que torna o processo mais preciso) e sem refluxo. 

Cabo e lâmina de bisturi

Os bisturis podem ser descartáveis, elétricos ou do modelo tradicional. A escolha vai depender da sua necessidade e, também, da preferência na hora de fazer um procedimento. 

Nos modelos tradicionais, você deve ter um cabo (geralmente n º3 ou nº 5) e lâminas, que estão disponíveis em diferentes tamanhos.

Descartáveis

Cirurgia odontológica e biossegurança são aliadas. Tão importante quanto ter bons instrumentais é contar com luvas, máscaras, aventais e outros descartáveis que garantem a proteção do seu paciente e a sua. 

O estoque sempre deve estar bem abastecido com descartáveis de qualidade e aprovados pela Anvisa. Na hora de fazer a compra, lembre-se de verificar esse quesito!

Luvas cirúrgicas.

Sugador cirúrgico 

Produto fundamental para acompanhar os procedimentos, o sugador é necessário para remover fluidos, sangue e secreções durante a cirurgia. Dessa forma, ele é essencial e não deve faltar no consultório.

Afastador Minnesota

Este é um instrumental feito em aço inox e serve para afastar o lábio e a bochecha durante cirurgias odontológicas.

Cureta

A cureta Lucas é bastante utilizada em procedimentos cirúrgicos, pois auxilia na curetagem de alvéolos. Outros usos são na remoção de dentinas cariadas e de cimento endodôntico.

Alavancas odontológicas

As alavancas são bastante utilizadas na área de exodontia e servem para extrair dentes. Existem diferentes tipos deste instrumental e cada um tem uma função própria. 
Agora, você pode conferir no canal Larissa Barreto um vídeo mostrando e explicando os instrumentos cirúrgicos.

Como preparar a mesa cirúrgica?

O primeiro passo é retirar os relógios, joias e acessórios, como anéis e pulseiras. Depois, higienize muito bem as mãos e faça uso corretamente dos EPIs, incluindo a luva. Após essa preparação, agora, sim, chegou o momento de organizar a mesa.

A lógica é que a montagem da mesa seja da esquerda para a direita, com os instrumentos por ordem de uso. Dessa forma, deixe pronto:

  • Kit para exame clínico
  • Carpule
  • Cabo de bisturi
  • Descoladores
  • Sindesmotomo
  • Tesoura metzenbaum reta
  • Cinzéis
  • Martelo
  • Alavanca
  • Fórceps
  • Alveolotomo
  • Lima para osso
  • Cureta de Lucas
  • Porta-agulha
  • Pinça Dietrich 
  • Tesoura para sutura

No meio da mesa, é onde ficam os materiais auxiliares, como os afastadores Minnesota, abaixador, afastadores Farabeuf e pinças Backaus.

Adicione, também, pinças e tesouras auxiliares. No final da mesa, coloque os materiais de consumo, como duas cubas, seringa e agulha descartável, fio de sutura, gases, anestésico tópico, hidratante labial (vaselina), anestésico, lâmina de bisturi e gazes esterilizadas. 

Após a mesa pronta, lembre-se de deixar todas as pontas dos instrumentos viradas para o tampo. Dessa forma, você diminui os riscos de se machucar enquanto faz o atendimento.

Assista ao vídeo do canal Semente Leão e confira, visualmente, a montagem da mesa e de alguns instrumentais.

Agora, você já sabe quais são os principais instrumentais de cirurgia odontológica e como montar uma mesa. Identificou que precisa de algum deles? É só clicar no banner abaixo e adquirir o seu na Surya Dental!

Marketing Surya

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior
seleção de cor em odontologia

[Guia] Como fazer seleção de cores em odontologia?

Próximo artigo
Análise facial

Análise facial na harmonização: o que dentistas devem saber?

Posts relacionados