[Guia completo] Conheça diferentes tipos de implante dentário

Modelo de implante dentário para consultório odontológico.

É fundamental que dentistas e graduandos em odontologia conheçam os diferentes tipos de implante dentário disponíveis no mercado. Isso porque cada modelo possui características próprias, benefícios e limitações. E a escolha adequada por parte do especialista é crucial para o sucesso do procedimento.

O conhecimento dos profissionais de outras áreas também é importante para uma boa comunicação interdisciplinar. Ficou curioso? Continue a leitura para saber mais detalhes sobre as variedades dos implantes dentários e suas aplicações!

Banner para Surya Equipamentos.

Quais são os tipos de implante dentário?

Existem diferentes tipos de implante dentário com base nas necessidades específicas do paciente. Eles podem se diferenciar no que diz respeito ao material, à técnica ou à conexão. Veja os principais na sequência!

Titânio

Implantes de titânio são os mais comuns na odontologia. Eles consistem em um cilindro ou parafuso inserido no osso da mandíbula ou maxilar para substituir a raiz do dente perdido. O material é biocompatível, ou seja, bem tolerado pelo organismo e não causa rejeição.

É durável, resistindo à corrosão e proporcionando base estável para a prótese. Depois da inserção, passa-se ao processo de osseointegração, crucial para a estabilidade.

Modelo do implante de titânio.
O implante unitário de titânio é um dos mais comuns na reposição de dentes perdidos.

Zircônia

Os implantes de zircônia são uma opção mais recente em comparação aos de titânio. Trata-se de um material cerâmico altamente resistente e biocompatível. É uma alternativa livre de metal para pacientes que possam ter alergias ou sensibilidades.

A inserção é feita da mesma maneira, mas existem diferenças entre os tipos. A preferência pela zircônia pode se dar pela coloração, uma vez que é branca, o que pode melhorar a estética e eliminar a possibilidade de uma linha cinza ao redor da gengiva, como pode ocorrer em certos casos com implantes de titânio.

Cabe ressaltar que a indicação do modelo de implante é feita pelo especialista, ao avaliar as necessidades do paciente, histórico médico e dentário, além de discutir os prós e contras de cada material.

Carga imediata

O implante de carga imediata é uma técnica na qual a prótese é fixada logo após a sua colocação, permitindo que o cliente saia do consultório com dentes funcionais no mesmo dia. 

A abordagem oferece benefícios, como a redução do tempo de tratamento, a melhora na estética e a recuperação da função mastigatória de forma mais rápida. Confira os passos principais da técnica.

Avaliação e planejamento

O implantodontista realiza avaliação detalhada do paciente, incluindo exames de imagem e avaliação da estrutura óssea. Com base nos resultados, é feito o planejamento do implante e a escolha do tipo de prótese a ser utilizada.

Cirurgia de implante

É realizada a cirurgia para a colocação do pino de titânio ou zircônia no osso maxilar ou mandibular. Dependendo da situação, pode ser necessária a realização de enxerto ósseo para garantir base sólida para o implante.

Fixação da prótese

Após a inserção do implante, a prótese dentária é fixada diretamente sobre os pinos de titânio. Isso permite que o paciente saia do consultório, logo após a cirurgia, com dentes funcionais.

Paciente com implantes sorrindo.
A carga imediata é um dos tipos de implante dentário em que o paciente sai com a prótese no mesmo dia.

Curtos e estreitos

Estes implantes são opções para pacientes que possuem limitações específicas de osso ou espaço para a colocação dos tradicionais. O curto tem comprimento mais reduzido, mas ainda oferece estabilidade necessária para suportar uma prótese. 

A restrição no local geralmente ocorre devido à reabsorção óssea ao longo do tempo na mandíbula, no maxilar ou em áreas anatômicas mais desafiadoras.

Já os estreitos são mais finos em diâmetro. Eles são utilizados quando há espaço insuficiente entre os dentes naturais para a implantação. Essa opção permite aproveitar a brecha sem necessidade de aumentar o espaço.

Zigomáticos

O zigomático é uma opção para pessoas que apresentam perda óssea maxilar acentuada e, por isso, não podem se submeter aos convencionais, quando há falta de um ou outro dente. 

Esse tipo de implante é fixado na região do osso zigomático localizado na bochecha, e permite a colocação de uma prótese fixa na maxila sem a necessidade de enxertos.

A técnica se baseia na utilização de um ou mais implantes ancorados nesse osso e se estendem até a maxila, proporcionando ancoragem estável. É uma alternativa segura e eficaz para casos mais complexos e graves.

Imagem em 3D do implante zigomático.
Os implantes zigomáticos são fixados no osso de mesmo nome, suprindo a perda óssea do paciente.

Subperiósticos

O implante subperióstico é uma técnica para pacientes com quantidade mínima de osso na mandíbula. É indicado pelo cirurgião-dentista quando os pacientes não desejam se submeter a procedimentos de enxerto ósseo.

A principal diferença dele em relação aos tradicionais não é o material, mas a localização. Enquanto os convencionais são inseridos diretamente na estrutura e passam pela osseointegração, os implantes subperiósticos são posicionados sob o osso cortical, acima do alveolar e abaixo da mucosa oral.

Geralmente, a técnica envolve a colocação de uma base ou estrutura metálica personalizada em formato de arco ou placa sob a cortical óssea. É fixada por parafusos.

Cone morse

O modelo com conexão cone morse é caracterizado pelo encaixe cônico entre o implante e a prótese. Oferece maior estabilidade, durabilidade, vedação e estética aos pacientes.

Diferentemente de outros sistemas, como o hexágono interno e externo, ele utiliza conexão avançada do componente protético, ou pilar, ao implante.

Imagem de implante cone morse.
No cone morse, o encaixe entre implante e prótese é no formato cônico.

Hexagonal interno e externo

O hexagonal externo possui encaixe em seis lados entre o implante e o pilar. Essa conexão oferece facilidade na instalação, diminuição do tempo de cirurgia e menor probabilidade de contaminação.

Por outro lado, o hexagonal interno é um tipo de conexão com encaixe hexagonal dentro do implante. É considerado mais estável, proporcionando melhor adaptabilidade entre pino, osso e prótese.

Importância dos implantes

Os implantes dentários desempenham papel fundamental na odontologia moderna, viabilizando benefícios significativos para os pacientes que sofrem de perda de dentes. Descubra na sequência as principais vantagens dos implantes.

Restauração da função mastigatória

Os implantes permitem aos pacientes mastigar e digerir alimentos de maneira adequada, estabelecendo a reabilitação oral. Isso melhora a qualidade de vida da pessoa.

Preservação do osso alveolar

A perda de dentes pode levar à reabsorção óssea no maxilar ou na mandíbula, causando diminuição do volume da estrutura. Os implantes estimulam o osso alveolar, estabilizando dentes vizinhos para a colocação de próteses dentárias no futuro.

Melhora estética

Os implantes são uma solução estética eficaz para a substituição de dentes perdidos. Como o projeto busca a naturalidade, ele contribui para a restauração de um sorriso bonito e confiante.

Senhor com implantes comendo maçã.
O implante dentário tem a função de melhorar a qualidade de vida e a autoestima do paciente.

Melhora da articulação e fala

A perda de dentes pode afetar a articulação da mandíbula e a fala do paciente. Os implantes ajudam nessa reabilitação.

Além de restaurar sorrisos e a função mastigatória, os implantes têm impacto positivo na saúde bucal e no bem-estar do paciente. Os implantodontistas devem estar atualizados sobre os diferentes tipos para melhor atender às necessidades individuais em cada caso.

No dia a dia, para realizar os procedimentos, os especialistas não precisam apenas do implante, mas de uma série de artigos e equipamentos. Então, clique na imagem abaixo e confira os melhores produtos de implantodontia na Surya Dental!

Banner final produtos de implantodontia na Surya.

Marketing Surya

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior
Secretária de dentista entregando cartão de visita de dentista para paciente.

Cartão de visita de dentista: como criar uma boa impressão?

Próximo artigo
Densitas periodontista faz procedimento em paciente.

Dentista periodontista: tudo sobre a especialidade odontológica

Posts relacionados