HOF em odontologia: como divulgar o seu trabalho?

Dentista com celular na mão em consultório odontológico.

Se você deseja trabalhar com harmonização orofacial (HOF) em odontologia, precisa preparar-se para divulgar de forma eficiente e ética o seu trabalho. Para isso, é necessário ter conhecimento básico em redes sociais, mas também entender o que é permitido ou não por regulamentos da profissão. Continue a leitura e confira todas as dicas!

Qual a importância de investir em marketing odontológico?

Para conseguir pacientes de HOF em odontologia, você deve saber como alcançá-los. A área, de fato, está em alta, mas isso por si só não é suficiente. Você precisa entender como divulgar os seus procedimentos para que, aí sim, consiga criar e aumentar a sua cartela de clientes. 

E é nesse movimento de divulgação que entra o marketing digital, indispensável para qualquer tipo de mercado hoje em dia. Promover o seu serviço no mundo online é crucial, afinal, vivemos em uma sociedade extremamente conectada e que não vive mais longe das redes e da internet. 

Por meio do marketing digital é possível construir a sua imagem, mostrar o seu trabalho e, de forma mais econômica e certeira, alcançar o público que está interessado em harmonização orofacial. 

Uma vez que você está online, é muito mais fácil para o paciente encontrar o seu consultório. Isso porque cada vez mais as pessoas pesquisam antes de tomar qualquer decisão — e para isso elas usam o Google e as redes sociais. 

Consequentemente, ao fortalecer a sua presença digital, você aumenta a percepção do seu negócio e passa a ocupar um papel de referência no mercado. Sabemos que a odontologia é um ramo de alta concorrência, por isso estar à frente é necessário. 

Não podemos deixar de comentar sobre uma outra vantagem do marketing digital, que é a possibilidade de metrificar as suas ações e, com essas informações, investir de forma certeira, sem gastar tanto. 

Convencido de que o marketing digital é essencial para a sua clínica de harmonização facial? Continue com a gente para aprender mais!

Como divulgar o consultório odontológico?

Neste ponto, você já deve estar pensando “Ok, entendi que preciso de marketing. Mas como chamar pacientes para o consultório odontológico?”. Existe uma série de atividades que precisam ser feitas antes de clicar no botão Publicar e compartilhar com o mundo o seu trabalho. Confira quais são elas!

Dentista rindo com celular na mão em consultório odontológico.
Aprenda, nos próximos tópicos, como divulgar os seus procedimentos de HOF!

Conheça o seu público-alvo

O primeiro passo para divulgar o seu trabalho de HOF em odontologia é entender quem são as pessoas que estão procurando por esse serviço. Esse, sem dúvidas, é o ponto inicial de toda estratégia de marketing digital. 

É por meio dessa pesquisa que você vai definir a identidade visual do seu consultório, a linguagem utilizada, qual rede social faz mais sentido, entre muitas outras coisas. 

E como descobrir o seu público-alvo? Você tem duas opções: pode contar com um profissional da área de marketing para mapear isso ou, se não for possível, levantar algumas informações por conta própria. 

Se optar pela segunda escolha, confira no vídeo do Érico Rocha como estruturar o seu público-alvo. 

Fique de olho na concorrência

Ficar focado no seu trabalho é indispensável, mas entender o que a concorrência está fazendo também faz parte. Analisar como os concorrentes fazem a divulgação permite que você entenda mais sobre a sua própria comunicação. Será que ela faz sentido para os pacientes? Há um diferencial? Está de acordo com as necessidades do público? Tudo isso é muito importante!

Estudar os colegas concorrentes não é sinônimo de copiar, e sim de analisar e ver pontos que você pode melhorar nas suas redes sociais, no site, no blog e nos vídeos. 

Entenda as dores do seu público

Você sabe quais são as principais dores de um paciente que procura por HOF em odontologia? Será que é somente estética ou também está relacionado com questões de saúde? Será que há fatores psicológicos inclusos? Quantas hipóteses!

Um dentista deve, acima de tudo, compreender que lida com seres humanos, dotados de desejos, expectativas, medos e dores. Compreender o que move alguém a buscar um procedimento é fundamental para se comunicar corretamente e saber oferecer o que a pessoa precisa. 

Crie conteúdos relevantes

Ao compreender bem o seu público, como explicamos no tópico anterior, há mais chances de conseguir criar conteúdos relevantes. Ninguém quer apenas acompanhar um perfil nas redes sociais; as pessoas querem ser instigadas e gostam de acessar informações de valor. 

Seja em Instagram, Facebook ou site, é importante caprichar no conteúdo e levar a produção muito a sério! Se for fazer posts com fotos, por exemplo, crie imagens de boa qualidade, textos escritos corretamente para que, no final, tudo isso case perfeitamente e agregue a quem está lendo. 

Construa uma conexão com os seus pacientes

 A presença online é uma ótima forma de manter-se mais próximo de pacientes e possíveis clientes. Uma forma de fazer isso é apostar em uma estratégia humanizada, ou seja, quebrar a ideia de formalidade para algo mais acolhedor e íntimo. Mas atenção: isso não significa ter uma postura nada profissional!

Algumas dicas são mostrar além dos procedimentos e trazer um pouco do dia a dia e de situações que mostram que o dentista “é gente como a gente”.

Invista em um bom site

Desenvolver um site é uma ótima estratégia de marketing para dentista. Por meio dele, você pode se apresentar, explicar sobre os serviços prestados, sobre a estrutura da clínica e incluir outras informações relevantes.

Além de facilitar que um paciente te encontre, você passa mais credibilidade e ainda tem a oportunidade de disponibilizar conteúdos importantes e que expliquem bem o seu trabalho.

Dentista usando computador em consultório odontológico.
A criação de sites agrega autoridade ao profissional.

Encontre a rede social que faça mais sentido

Seja para marketing odontológico no Instagram ou em outra rede, é importante, antes de tudo, selecionar aquela em que está o seu público-alvo. Não adianta nada investir esforços em um espaço se os seus pacientes não estão nele. 

Essa identificação vai facilitar a produção de conteúdo, uma vez que você estará no ambiente certo e falando com as pessoas que estão buscando o serviço que você oferece. 

Questões legais do marketing digital para clínica odontológica

Para fazer a divulgação de forma legal e evitar notificação do conselho de classe, siga as diretrizes do Código de Ética Odontológica. No documento, você pode analisar na íntegra o que a legislação permite ou não. No canal Pedro Branco, também há um resumo disponível:


Chegamos ao fim deste conteúdo e esperamos ter te ajudado a fazer a divulgação dos seus trabalhos de HOF em odontologia, sempre prezando pela qualidade e ética. Se você gostou deste post, convidamos a fazer download gratuito do nosso guia sobre HOF. Clique na imagem abaixo para pegar o seu!

Banner e-book HOF.

Caroline Nunes

Biomédica com mestrado em Ciências da Saúde e pós-graduanda em Harmonização Facial e Corporal. Minha jornada acadêmica e prática em Biomedicina me proporcionaram uma base sólida para especialização nesta área específica. Durante meu mestrado em Ciências da Saúde, aprofundei meus conhecimentos teóricos e práticos, dominando técnicas avançadas de harmonização facial e corporal. Meu compromisso é fornecer informações valiosas e atualizadas sobre cuidados estéticos, visando a excelência profissional de quem acompanha o blog da Surya.

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