Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar
Como fazer um blog para consultório odontológico? Aprenda!

Como fazer um blog para consultório odontológico? Aprenda!

Você sempre sonhou em ter um portal de conteúdo sobre odontologia para os seus pacientes, mas não sabe como fazer um blog? Nós vamos te ajudar! Criar artigos informativos e aprofundados, na plataforma certa, nem sempre é tão óbvio, afinal, existem muitos fatores relacionados.

Ao mesmo tempo, o conteúdo é poderoso e essencial para promover você como autoridade no assunto dentro da internet, educar e informar pacientes (e futuros clientes), assim como divulgar o seu consultório de forma orgânica.

Quer saber tudo sobre como criar conteúdo? Confira todas as nossas dicas!

O que é um blog?

Temos a certeza de que você já tem uma breve ideia do que é um blog, afinal, eles são muito comuns pela internet e são espaços digitais que sempre são consultados na hora de sanar alguma dúvida ou de obter informações.

O blog, portanto, é o espaço onde uma empresa, instituição ou pessoa cria conteúdos relacionados ao nicho de atuação, com o objetivo de educar, informar e, a depender, entreter.

É uma plataforma que deve ser levada com seriedade, afinal, é por ela que muitas pessoas buscam sanar dúvidas.

Dentro de um blog, a ideia é criar conteúdos em texto, incluir imagens, vídeos e áudio, falar sobre o que você faz etc. Ao longo do texto, vamos explicar melhor sobre posts e temas.

Vantagens de ter um blog

Nós já demos uma palhinha no início deste conteúdo sobre alguns benefícios de ter o próprio blog. Mas esses pontos não são os únicos e, por isso, separamos mais alguns aspectos que valem a pena considerar. Confira!

  • Divulgação do seu trabalho e do consultório por um baixo custo.
  • Mais oportunidades de aparecer no Google e ser encontrado por diversas pessoas.
  • Reforçar a importância da sua especialidade e do que você faz.
  • Passar confiança para o paciente.

Como fazer um blog?

Antes de começar a pensar em temas e a escrever, é preciso considerar algumas coisas sobre como criar um blog. Uma delas é a parte mais técnica, ou seja, a hospedagem e a plataforma.

A hospedagem é um espaço digital que você compra para armazenar todos os arquivos do blog e, assim, permitir que ele seja acessado durante 24 horas por dia, em qualquer lugar do mundo, sem qualquer tipo de problema.

Como fazer um blog

Como criar um blog grátis? O WordPress é uma opção de plataforma sem custo, mas o pagamento da hospedagem é essencial.

Já a plataforma, é a ferramenta em que você vai desenvolver o blog. Atualmente, existem diversas, mas a nossa dica é o WordPress, mundialmente conhecido, por oferecer uma série de funcionalidades práticas e ser totalmente de confiança.

Com o WordPress você pode optar por pagar uma mensalidade ou, então, contratá-lo de forma gratuita e bancar apenas o valor da hospedagem e domínio.

1. Aprenda como criar um blog no WordPress

Criar um blog não é difícil. Você pode fazer por conta própria, embora o resultado fique um pouco mais simples, ou contratar um desenvolvedor, caso queira algo mais moderno e complexo. Se a primeira opção for a sua, selecionamos um vídeo que vai explicar tudo sobre o WordPress.

2. Defina os assuntos do seu blog de odontologia para pacientes

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os primeiros passos, chegou o momento de entender sobre os tipos de conteúdos que podem ser publicados no seu blog de odontologia.

Você pode optar por formatos como post educativo, listas ou tutoriais. O primeiro, como o nome explica, é aquele em que você informa e tira dúvidas do seu paciente, por exemplo, sobre a dieta após a retirada do dente do siso.

As listas, podem ser indicações, como pastas de dente que você recomenda. Por último, os tutoriais são aqueles que ensinam um passo a passo. Uma ideia é, se você atua na área da odontopediatria, criar um guia de higienização da boca do bebê.

Pensar nesses três tipos de formatos é uma forma de ter um norte na hora de criar o seu calendário de postagens. Sim, ter uma planilha com todos os conteúdos que vão sair ao longo do mês e as datas do seu interesse é necessário para que suas ações sejam melhor planejadas.

Abaixo, confira inspirações de temas para cada categoria de post.

Post educativo

Listas

Tutoriais

  • Como higienizar a boca do seu bebê? Aprenda!
  • Passo a passo da limpeza para aparelho ortodôntico
  • Saiba como fazer a higiene bucal de uma pessoa acamada

3. Desvende o SEO para blogs

SEO o quê??? Provavelmente você nunca ouviu falar dessa sigla — ela é bastante técnica na área de marketing —, mas significa Search Engine Optimization, em tradução, otimização para motores de busca.

Ainda não ficou claro? Vamos lá! O SEO consiste em uma série de técnicas que ajudam o seu conteúdo, site e blog a ocuparem as melhores posições no Google, ou seja, a ficar na primeira página de busca.

Vamos dar um exemplo prático, com o post “Cuidados com o jaleco” do nosso blog. Ele está na terceira posição e isso é chamado de ranking do Google.

Como fazer um blog

Para que o seu post ocupe lugares na primeira página de busca, é importante implementar estratégias de SEO.

O tema do artigo, a escrita e as técnicas de SEO devem andar de mãos dadas, já que são pilares importantes para construir um bom conteúdo. Em resumo, algumas boas práticas que podem ser rapidamente implementadas:

  • Insira legendas nas suas imagens.
  • Faça links com outros blogs de confiança.
  • Utilize uma palavra-chave que descreve do que se trata o seu conteúdo.
  • Produza conteúdo multimídia e que tenha leitura fácil e escaneável (ou seja, que o leitor mesmo passando os olhos consiga identificar tópicos de interesse).
  • Não faça plágio.
  • Explore muito bem o tema, utilizando subtítulos e outros elementos para deixar o post mais informativo e autêntico.

4. Desenvolva o corpo do texto

Se você não tem como investir em um produtor de conteúdo e vai fazer tudo por conta própria, é normal que sinta receio na hora de criar os seus primeiros textos ou fique travado. Por isso, vamos dar algumas dicas úteis.

Título

O título é uma das partes mais difíceis de se fazer, sobretudo para quem não tem muita afinidade em resumir uma ideia em pouquíssimas palavras. Esse trecho do texto deve dizer, de cara, o que vai ser encontrado nesse conteúdo.

Se você achou difícil demais fazer o título em primeiro lugar, experimente escrevê-lo assim que redigir o post inteiro. Dessa forma, você tem uma visão mais ampla de como nomear o conteúdo.

Dica de ouro: lembra das regras de SEO? O título sempre deve conter a palavra-chave. Veja o exemplo:

Suponhamos que você queira falar sobre aleitamento materno e como ele é necessário para o desenvolvimento dos músculos faciais, dentes etc. O título pode ser “Importância da amamentação: vantagens para bebê e mamãe”. Aqui, a palavra-chave vai ser “importância da amamentação”.

Introdução

Provavelmente, esta é a parte mais complicada de todas, afinal, é aqui que acontece o chute inicial do seu texto. Aliás, é nessa etapa que muitas pessoas ficam estagnadas e perdem horas tentando produzir o conteúdo.

A introdução deve ser vista como um panorama geral do texto. Você pode descrever uma situação, trazer dados relevantes sobre o assunto, resumir um pouco do que será encontrado ao longo do post e criar um parágrafo que convide o leitor a continuar, pois ele vai encontrar respostas que está procurando.

Como fazer um blog

Um dos pontos importantes sobre como criar um blog comercial é saber desenvolver conteúdos.

Desenvolvimento

Antes de começar a escrever, indicamos que você rabisque no papel a estrutura do seu texto. Ou seja, crie uma lista dos tópicos que vai abordar. Dessa forma, na hora de digitar, será muito mais fácil e a redação não ficará tão confusa.

A dica é pensar no texto como uma trilha a ser percorrida. Para fazer um caminho até um determinado ponto, é necessário uma ordem, certo? Com o conteúdo, é a mesma coisa. Imagine que você tem um grande objetivo (que é a ideia central). Você deve pensar em como traçar esse percurso até chegar a ela.

Vamos voltar para o nosso exemplo sobre amamentação. A estrutura do texto poderia ser algo assim:

  • Introdução (falar, de forma geral, sobre ser algo benéfico, mas que enfrenta dificuldades por muitos motivos).
  • Importância da amamentação para mamãe e bebê.
  • Desafios encontrados durante o aleitamento.
  • Como solucionar.
  • Fechamento.

Conclusão

Lembra-se da conclusão do seu TCC? É nesse momento que as principais ideias eram recapituladas e finalizadas. No blog, será bastante semelhante, porém de forma muito mais breve.

Primeiro, você não precisa criar um tópico “Conclusão”. Um texto bem encadeado vai passar a sensação de que ali termina o conteúdo. Preocupe-se em conduzir bem as informações e criar uma lógica de desenvolvimento.

Ao chegar na conclusão, traga novamente os principais tópicos e explique como aquilo vai ajudar o leitor. Vamos ao exemplo:

Amamentar pode ser bastante desafiador, entretanto, com apoio e informações certas, é possível vivenciar esse momento com mais tranquilidade, tanto para a mamãe quanto para o bebê. Com as dicas deste conteúdo, esperamos te ajudar com a tarefa do aleitamento materno e, lembre-se, ninguém nasce sabendo, então não se sinta culpada se no início as coisas não saírem como o esperado. Continue tentando e buscando ajuda quando necessário.

Chamada para a ação (call-to-action)

No marketing digital, nada é feito à toa, tudo tem um objetivo. Quando pensamos em blog, é muito importante que, após a conclusão, venha a chamada para a ação, que nada mais é do que um incentivo para que o leitor tome uma decisão.

Como fazer um blog

Ao fazer um blog com conteúdos sobre os seus serviços, não deixe de utilizar CTAs.

As ações podem ser várias, como compartilhar o texto, inscrever-se em um formulário, fazer download de algo ou, até mesmo, agendar uma consulta.

Novamente, vamos demonstrar, considerando a introdução escrita anteriormente.

Durante o processo de aleitamento, não deixe de contar com um dentista de confiança para te orientar com os cuidados da higiene bucal do seu bebê. A clínica Crianças Risonhas oferece profissionais especialistas no assunto e prontos para oferecer tratamento humanizado. Agende já a sua consulta pelo WhatsApp, basta clicar na imagem abaixo!

5. Aplique a estratégia do funil

Voltamos a repetir: nada no marketing digital é feito à toa! No blog, isso também serve e, por isso, é essencial trabalhar o funil de vendas, que nada mais é do que uma estratégia para acompanhar cada etapa da jornada de compras do seu futuro paciente. Entenda melhor:

Bônus: como escolher nome de blog de dentista

Por último, você deve estar pensando sobre a escolha do nome do seu blog, o que não é uma tarefa fácil. Afinal, a nomenclatura deve carregar personalidade e, também, mostrar o que o leitor pode esperar.

Algumas ideias são usar palavras-chaves relacionadas ao seu serviço, o seu nome ou do consultório, expressões populares que possam ter conexão com a sua área etc. Na dúvida, vá pelo mais simples e que melhor descreve o seu trabalho.

Pronto! Chegamos ao fim e você já tem o básico de como fazer um blog de odontologia para pacientes. Agora, é só colocar a mão na massa, tirar um tempo para se debruçar — não é algo rápido — e acompanhar os frutos dessas ações (vale dizer que são de médio a longo prazo).

Além do blog, que tal conhecer outras ferramentas para o seu consultório odontológico? Basta clicar no link abaixo e fazer download gratuito do nosso e-book.

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por Nerau Studio