
Dicas e Produtos
2 min
O cuidado com a biossegurança em um consultório odontológico se torna cada dia mais importante. É imprescindível manter o ambiente limpo de possíveis vírus, bactérias e sujidades, como material orgânico e biofilme.
Para os dentistas, uma das principais práticas para obter sucesso é saber como retirar luvas contaminadas. Trata-se de uma prática simples e que pode proteger tanto o profissional quanto seus pacientes.
Prossiga a leitura para conferir a importância de utilizar as luvas corretamente e um passo a passo de como fazer isso!
Muito utilizadas na Odontologia, as luvas não são apenas utensílios, mas sim EPIs (equipamentos de proteção individual) de utilização obrigatória, conforme previsto na Norma Regulamentadora 6 da Secretaria do Trabalho.
Sua importância se dá por protegerem as mãos, o principal instrumento de trabalho de um cirurgião-dentista. Além disso, ficam em contato direto com a boca dos pacientes, um órgão do corpo humano que pode acumular sujeira, micro-organismos e transmitir uma série de doenças.
Elas também ajudam a melhorar a fixação dos instrumentais e equipamentos nas mãos do profissional, que podem escorregar em decorrência da transpiração e do longo período de manuseio.
O primeiro passo para garantir a biossegurança é colocar as luvas corretamente, para que fiquem bem fixadas e impeçam quaisquer riscos.
Comece retirando as duas unidades da caixa. Com as pontas dos dedos, pegue uma das luvas (sem encostar na região da palma) pela abertura e vista-a até o fim, utilizado a mão descoberta para auxiliar no processo. Repita com o outro par.
Coloque as luvas encostando somente na base, evitando a contaminação da palma da mão.
Uma dica é começar pela sua mão dominante, para que, em seguida, você possa utilizá-la para auxiliar a outra. As luvas odontológicas, sejam elas cirúrgicas ou descartáveis, dispensam esterilização com água e sabão ou com álcool.
Após colocadas, evite tocar as luvas em qualquer superfície que não esteja esterilizada para não contaminar seu paciente.
Após a utilização, suas luvas estão potencialmente contaminadas, portanto, chegou a hora de tirá-las. Siga a mesma lógica da colocação, começando pela mão dominante.
Antes de mais nada, puxe a aba da luva de uma das mãos e prenda-a na a região do dedão, deixando a parte externa à mostra. Isso vai facilitar mais à frente, quando você tiver que retirá-la completamente.
Em seguida, com a parte que você acabou de cobrir, coloque o dedão por baixo da aba da outra luva e empurre até o fim até que ela saia completamente. Evite que a parte externa tenha contato com a sua pele.
Para terminar, faça o mesmo com a luva remanescente, colocando o dedão da mão já descoberto por baixo da aba e empurrando até o final, novamente, sem que a parte externa toque na pele.
No vídeo abaixo, você encontra um passo a passo feito pelo canal Rodrigo Mega:
Após removidas completamente, evite tocar nas luvas com as mãos descobertas e faça o descarte em sacos de lixo sinalizados como materiais do Grupo A, conforme recomenda a Anvisa.
Um bom dentista deve ser responsável pela segurança de seu consultório e de seus pacientes. Saber como retirar luvas contaminadas corretamente é uma das formas de praticar isso todos os dias.
Na Surya Dental, você encontra uma grande variedade de produtos para o seu consultório odontológico. Para conferir nosso catálogo, clique no banner abaixo!
Preciso saber quais são as manobras de como tirar as luvas.
Oi, Vanuza! Assista ao vídeo. Lá explica direitinho: http://blog.suryadental.com.br/aprenda-a-retirar-as-luvas-sem-contaminar-as-maos/