Como elaborar relatório de atendimento odontológico

relatório de atendimento odontológico

O relatório de atendimento odontológico é uma formas importante de manter registros diários e atualizados de um consultório. Por isso, é indispensável criar o hábito de preenchê-los diariamente em todas as consultas.

A seguir, explicamos as principais razões por que fazer relatórios e como elaborá-los. Boa leitura!

Por que fazer relatórios de atendimento

Ao efetuar sua primeira consulta odontológica, o paciente está iniciando um tratamento que deve se estender durante meses, ou até anos, no caso de especialidades como a Ortodontia.

Acontece, porém, de muitas vezes o cirurgião-dentista não se lembrar completamente do que foi feito na consulta anterior. Isso pode prolongá-la, atrasando a agenda do consultório, e ainda assim, alguns detalhes pode permanecer esquecidos.

A principal função de um relatório no consultório odontológico é poder efetuar uma supervisão mais próxima do caso de cada paciente. Com registros diários, as consultas podem ser mais rápidas e objetivas.

Além disso, o profissional não precisa depender somente de sua própria memória, e pode conferir registros mais detalhados dos encontros anteriores.

Como fazer um relatório de atendimento odontológico

Desde a primeira consulta, é possível fazer anotações a respeito do paciente para guiar seus atendimentos. Confira alguns fatores que devem constar no seu relatório:

Histórico

O primeiro passo para preencher um relatório de atendimento odontológico é conversar com seu paciente a respeito de seu histórico. Procure saber sobre seus antecedentes clínicos, como os tratamentos anteriores pelos quais passou e quando foi sua última consulta.

Lembre-se de perguntar se já passou por alguma cirurgia odontológica e também sobre quais são seus hábitos relacionados à saúde bucal. Isso poderá lhe oferecer um bom panorama desde a primeira consulta, e são fatos importantes de serem relembrados nos próximos encontros.

relatório de atendimento odontológico

Consulta

Em seguida, registre na ficha o que foi realizado na consulta. Escreva o que foi observado durante a examinação da boca do paciente, e qual sua situação atual. Caso for feito algum exame, como radiografia, inclua as imagens na ficha.

Outro registro válido deve ser seu plano de ação para o paciente. Relate quais são os procedimentos programados para as próximas consultas. Caso esse planejamento mude, inclua essa informação nos registros posteriores.

Orientações

Todas as orientações dadas ao paciente devem constar nos registros para o monitoramento do plano de ação, como medicamentos prescritos, restrições e conselhos. Como profissional, é uma forma de garantir maior confiabilidade.

Por exemplo: se for realizado um clareamento e as orientações com relação a alimentação não forem seguidas pelo paciente, a eficácia do procedimento pode ser prejudicada. Com o registro, porém, será possível assegurar-se de que as instruções foram passadas corretamente.

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Fichas ou softwares?

Alguns cirurgiões-dentistas preferem manter os registros em papel, anotando os dados enquanto efetuam a consulta. Esse método, porém, pode se tornar inviável à medida que o número de pacientes aumenta. Além disso, as chances de perder os documentos é grande.

Hoje, há uma série de softwares de Odontologia que podem ser utilizados para manter os registros dos pacientes. Dessa forma, ao acessar um cadastro, o cirurgião-dentista tem acesso a um prontuário completo, podendo incluir imagens e documentos.

Além do mais, os registros são integrados à agenda. Ou seja, ao conferir as consultas do dia, o profissional já pode preparar-se para o atendimento. Para um melhor andamento, uma dica é fazer as anotações durante a consulta, em uma ficha ou prontuário, e passá-las a limpo em um software depois.

Para manter os registros do consultório atualizados, é muito importante aderir ao hábito de elaborar relatórios de atendimento odontológico. A longo prazo, isso proporcionar mais agilidade aos atendimentos e poupar tempo de consultas.

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