As resinas tipo bulk fill na consistência “pasta”, como a Filtek™ One, apresentam a vantagem da profundidade de cura, praticidade e economia de tempo.
Uma das diferenças desta nova técnica é que a escultura oclusal deve ser realizada de uma única vez, diferentemente da técnica incremental, cúspide a cúspide, a qual o dentista está acostumado. Sendo assim, um dos cuidados é o de não deixar o refletor direcionado para a resina, para evitar que haja aceleração da polimerização e consequente redução do tempo de trabalho para a escultura.
Para facilitar esta escultura, o grupo Styleitaliano desenvolveu as linhas essenciais (Essential Lines). São linhas básicas que funcionam como uma dica de escultura da anatomia oclusal mais rápida, sem a perda das proporções dentais. Essa pequena quantidade de linhas baseada em dentes naturais representa a ideia da anatomia dental a ser esculpida (Figuras 1 e 2) e servirá como um guia facilitador da escultura!
Passo-a-passo sugerido
1) Realize o preparo cavitário. Utilize uma sonda milimetrada para determinar a profundidade da cavidade. Siga as instruções de uso da resina bulk fill a ser utilizada (Filtek™ One: até 4 mm de profundidade para classe I, e até 5 mm de profundidade para classe II).
2) Após a profilaxia da cavidade, aplique o sistema adesivo de escolha, seguindo instruções de uso do fabricante. Fotopolimerize com um equipamento adequado (ex: Elipar™ DeepCure-L).
3) Preencha a cavidade com a Filtek™ One, com excesso de material. Realize a condensação vertical, para assegurar a adaptação da resina na base da cavidade lateral. A seguir, realize a condensação nas laterais, seguindo a inclinação do remanescente das cúspides. Assim, será possível remover o excesso de resina e obter a adaptação nas paredes laterais da cavidade. Uma dica é utilizar a Filtek™ One na versão cápsula, para facilitar a adaptação na cavidade.
4) Utilize um instrumental de ponta fina. Uma dica importante é determinar o centro do dente, o qual servirá de orientação para as Essential Lines. O traço destas linhas começará pelo centro e o próprio dente mostrará onde elas terminarão. Basta conectar esses pontos, conforme pode ser visto na Figura 3.
5) Para finalizar a escultura, utilize um pincel macio para tornar estas linhas mais suaves e naturais. Se considerar pertinente, utilize pigmentos para o fundo dos sulcos. Fotopolimerize seguindo as instruções do fabricante.
6) Realize o ajuste oclusal, com instrumentos rotatórios de sua preferência. A seguir, faça um adequado acabamento e polimento. Pode-se utilizar o sistema Sof-Lex™ Discos Espirais, sendo primeiro o bege e depois o rosa, lembrando de utilizá-lo úmido em sentido anti-horário. O interessante é que suas espiras mais finas auxiliam no polimento de áreas como os sulcos, propiciando maior lisura e brilho da resina composta, além de reduzir o acúmulo de biofilme e manchamento.
Utilizando essas linhas, sua escultura será obtida de forma mais rápida, otimizando ainda mais o seu tempo!
Para mais informações, consulte o site do o grupo Styleitaliano.