Desafios da odontologia: quais são as dificuldades da profissão?

Dentista dando explicações à criança

Os desafios da odontologia não são poucos, aliás, muitos profissionais se sentem desanimados diante dos obstáculos. A verdade é que todas as áreas — não só as de saúde — têm suas demandas e necessidades de melhorias. Diante das tentativas de se estabelecer bem no ramo, os dentistas mais preparados são os que se destacam. 

Neste conteúdo, vamos abordar os principais obstáculos do mercado de trabalho de odontologia e, em seguida, você confere dicas de como superar as adversidades. Boa leitura!

Quais são os desafios da odontologia?

De doenças infecciosas até dificuldade de se tornar empreendedor, as dificuldades da área são inúmeras. Saber quais elas são é uma boa forma de preparar-se para momentos ruins. Confira!

Estresse

O estresse pode ser caracterizado como uma resposta a estímulos que representam circunstâncias súbitas ou ameaçadoras. O organismo entra em estado de alerta e produz uma série de reações, como respiração e batimentos cardíacos acelerados. 

Adultos conhecem muito bem essa sensação, inclusive, os cirurgiões-dentistas. Além das questões pessoais que podem gerar mal-estar, a profissão proporciona diversos gatilhos para o estresse.

A agenda cheia, passar horas na mesma posição, o alto custo de materiais e tecnologias e a sobrecarga são apenas exemplos de algumas situações que geram preocupação e, consequentemente, levam o profissional ao estresse.

Doenças infeciosas

O contato próximo com a via oral e respiratória, mucosas, sangue e outros fluidos de pacientes com doenças infecciosas oferecem riscos para a saúde do dentista (e de familiares), o que torna a situação mais um dos desafios da odontologia.

As doenças infecciosas são aquelas como gripe, HIV, hepatites, tuberculose, patologias respiratórias, entre outras, e se encaixam nos riscos biológicos. 

Não há dúvidas de que a pandemia de covid-19 despertou muita ansiedade no profissional de saúde, deixando lições e práticas que devem ser aplicadas todos os dias no consultório. Ainda que as mortes e os casos tenham caído, é importante proteger-se, não só do coronavírus, mas também de outras doenças contagiosas. 

Carga horária extensa

Trabalhar por conta própria tem muitos benefícios, mas também desafios, entre os quais o de obter o próprio lucro. O dentista empreendedor ou que ocupa uma sala em alguma clínica sabe que, muitas vezes, é necessário trabalhar muito para conseguir equilibrar as contas.

Dentista fazendo atendimento odontológico
Quanto ganha um dentista com consultório próprio? A pergunta preocupa profissionais e os leva a trabalhar longas jornadas.

Há quem comece o expediente bem cedo e finalize só após às 18h, e ainda trabalhe aos sábados e deixe o contato disponível para urgências 24 horas.

E não se engane ao achar que os impactos das jornadas longas de trabalho só serão sentidos no futuro. A curto prazo, é possível vivenciar estresse, ansiedade e desenvolver quadros de síndrome de burnout. 

Concorrência acirrada

O mercado de trabalho de odontologia é bastante concorrido e, em algumas especialidades, o campo pode ser ainda mais acirrado. 

Ortodontia, implantodontia e endodontia têm grande quantidade de profissionais e são as especialidades com mais dentistas registrados, de acordo com os dados do Conselho Federal de Odontologia

É essencial manter-se atualizado e buscar diferenciais para destacar-se entre os dentistas da sua cidade e região. 

Adaptação diante das tecnologias do mercado

O mercado se transforma constantemente, sejam novos produtos ou aparelhos ou aprimoramento de técnicas, e é importante estar atento a qualquer novidade. Porém, nem sempre elas são acessíveis, aliás, na maioria das vezes, os valores de aquisição são altos, o que pode dificultar para o dentista. 

Sem falar que não basta comprar um novo material, é preciso saber manuseá-lo e entender as técnicas. Para isso, os cursos são necessários e a conta torna-se ainda mais cara. 

Dentistas iniciantes podem sentir mais o impacto dos valores da inovação. Afinal, ainda são profissionais que estão construindo clientela, investindo no próprio consultório e é possível que não tenham fundos para adquirir as novas tecnologias.

Essa situação pode ser bastante frustrante e, infelizmente, ainda é um grande desafio da odontologia. 

Alto investimento

Além das novas tecnologias, os dentistas encontram o desafio do alto custo para abrir consultórios, comprar materiais, substituir aparelhos, entre outros. Essa é uma dificuldade para profissionais que acabam de se formar, mas também para aqueles que estão no mercado há alguns anos. 

Esses altos investimentos impactam diretamente na precificação dos procedimentos, o que pode gerar ainda mais dificuldades em relação à concorrência. Você pode aprender sobre como colocar preços justos nos serviços oferecidos em nosso conteúdo sobre esse assunto

Dificuldade em se tornar um empreendedo

Empreender na área de odontologia não se resume, somente, a abrir um consultório. É preciso dominar finanças, saber divulgar a própria clínica e lidar com muitos outros aspectos que envolvem negócios.

Mulher trabalhando em notebook
Saber como é a profissão de dentista é entender que o trabalho vai além da técnica odontológica.

Diante disso, muitas pessoas podem sentir dificuldades em empreender, justamente por não saber por onde começar ou como se organizar ao longo do tempo. 

Falta de conhecimento financeiro e de gerenciamento de pessoas

Ter conhecimento em questões financeiras e em gerenciamento de pessoas é essencial para dentistas que querem empreender. Isso porque saber gerenciar o dinheiro do consultório é indispensável para manter o negócio em crescimento, assim como saber lidar com funcionários é crucial para um ambiente de trabalho saudável. 

O dentista que não busca esses conhecimentos pode ter mais dificuldades para lidar com crises financeiras, fazer investimentos, tirar o próprio lucro e pagar colaboradores. Além disso, ainda enfrenta desafios de rotatividade de funcionários, comunicação não eficaz etc. 

Como superar as adversidades?

A primeira coisa que você deve saber é que já foi o tempo que a profissão dentista se baseava apenas em conhecimentos técnicos odontológicos. Como você viu até aqui, é preciso ir além, estudar diversas áreas e saber ser um empreendedor de sucesso. 

Para isso, é crucial encontrar meios de superar as adversidades, adaptar-se ao mercado e implementar melhorias. Fique por dentro de algumas ações que você pode fazer!

Organize melhor o seu tempo para estudar

O tempo é algo precioso, e saber como organizá-lo torna-se cada vez mais importante. Encontrar formas de ter horas vagas para investir na carreira é o primeiro passo para quem quer enfrentar desafios e crescer profissionalmente. 

Você já sabe que precisa conhecer marketing, finanças, recursos humanos e, ainda, estar atualizado sobre as novas tecnologias do mercado. Para fazer tudo isso, é necessário tempo livre. 

A dica é organizar bem a rotina pessoal e de trabalho, de forma que você encontre espaços na sua semana para dedicar-se à aprendizagem. O planejamento semanal pode ser o seu grande aliado. Não sabe como fazer isso? Confira o vídeo da Vanessa Lino:

Cuide da saúde física e mental

Tenha para você, como um mantra, que um corpo e uma mente doente não conseguem produzir. A gente sabe que quando há contas a pagar, um mercado competitivo, assuntos para se atualizar, ficar parado não parece ser a melhor opção. Nessa tentativa de acompanhar tudo, existe um grande risco de adoecer pelo caminho. 

Se o seu corpo não está bem, seja por dores ou por qualquer outro motivo, dificilmente você vai conseguir trabalhar corretamente ou cumprir com uma agenda extensa. Ao mesmo tempo, se a mente também não está saudável, será difícil aguentar o estresse, lidar com pessoas, manter o foco e a produtividade. 

Uma coisa puxa a outra e a sua saúde não pode ser ignorada. Comece desde agora a incluir na sua agenda a prática de exercício físico, cuidados com a saúde mental, o descanso e lazer, assim como consultas regulares ao médico. 

Com tudo em ordem, será mais fácil lidar com os desafios que a odontologia e o mercado de trabalho impõem. 

Supervisione as finanças da clínica

As finanças da clínica merecem atenção especial. É importante saber gerenciar o dinheiro para conseguir pagar contas, salários, fazer investimentos e, ainda, tirar o seu lucro. Muitos empreendedores atrapalham o crescimento do negócio justamente por não saber lidar com os ganhos e gastos, não ter uma organização e, ainda, misturar o que é pessoal e o que é do consultório.

Atualmente, você pode estudar sobre finanças para negócios no YouTube, em livros e em cursos online, inclusive gratuitos, como os oferecidos pelo Sebrae. 

Invista em tecnologia

A tecnologia é um aspecto importante para quem quer se destacar e estar sempre à frente da concorrência. Com ela, você pode oferecer serviços inovadores, ao mesmo tempo que consegue automatizar processos e melhorar o gerenciamento do seu tempo. 

Para isso, é necessário estar organizado financeiramente, afinal, requer investimento. Quando o assunto é superar desafios, todas as ações acabam por estar conectadas. 

Melhore o marketing e a divulgação da clínica

Uma boa forma de destacar-se da concorrência e alcançar mais pessoas é investir no marketing do seu consultório. Esteja presente nas redes sociais, trace planos de comunicação, enfim, faça o seu consultório ser visto!

Dentista mexendo em celular
Divulgar o seu trabalho é importante e deve estar na sua lista de tarefas.

No blog da Surya Dental, você encontra diversos conteúdos sobre marketing odontológico, para que a divulgação da sua clínica seja feita sem complicações e sempre pautada em questões éticas. 

Chegamos ao fim deste conteúdo e esperamos que você tenha tido muitas ideias enquanto o lia. Superar os desafios da odontologia pode não ser fácil, mas não há dúvidas de que um profissional preparado se dá muito melhor no mercado de trabalho. 

Aproveitamos e te convidamos para fazer download do nosso e-book sobre redes sociais para dentistas. Basta clicar no banner abaixo, preencher o formulário e receber o material de  forma gratuita. 

Marketing Surya

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior
silano odontologia como usar silano na odontologia

Como e quando usar silano na odontologia? Entenda

Próximo artigo
Auxiliar de saúde bucal

O que faz um auxiliar de saúde bucal? Conheça a profissão

Posts relacionados