Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Surya Dental

Silano Odontologia: quando e como utilizar?

Silano Odontologia: quando e como utilizar?

O uso de silano Odontologia costuma gerar confusão entre os dentistas. Muitos profissionais não sabem em quais situações seu uso é indispensável, e nem qual a forma correta de utilizá-lo.

Pensando nisso, elaboramos um conteúdo respondendo as principais questões sobre o silano: o que é, qual a função do silano na Odontologia, e quando e como utilizá-lo. Leia e entenda!

O que é silano?

Trata-se de uma molécula bifuncional derivada do silício e que, na Odontologia, é utilizada como agente de união. Por meio de reação química, é capaz de unir a porção orgânica do cimento resinoso à inorgânica da cerâmica.

O uso de silano é indispensável para que a adesão aconteça de forma eficiente em cimentações adesivas. Antes de empregá-lo, porém, é necessário prestar atenção à composição dos produtos que serão unidos.

O silano atua perfeitamente com todos os tipos de resina, mas não com todos os tipos de cerâmica: para que ocorra a união, é necessário que haja sílica em sua composição. Cerâmicas de alumina e zircônia, portanto, não são indicadas.

Além ser comercializado à parte, para ser utilizado na hora de se fazer a adesão, ele integra a composição de muitos produtos odontológicos. Ou seja, os fabricantes tratam as partículas de carga com silano para que se liguem de forma eficaz.

Como usar silano Odontologia?

Para começar a utilização de silano, faça nas resinas ou nas cerâmicas o tratamento superficial, tornando sua superfície áspera. Dessa forma, a sílica ficará mais exposta e o produto terá maior adesão. Em seguida, seque e lave bem a superfície para que não sobre nenhum sedimento da preparação.

silano odontologia como usar silano na odontologia

Antes de utilizar o silano, é necessário fazer a preparação das peças.

Se você já trabalhou com essa substância em seu consultório, reparou que trata-se de algo muito fluido. Basta aplicar uma pequena quantidade para se espalhar por toda a superfície.

O silano é fabricado dessa maneira justamente para que possa penetrar nas superfícies de forma eficaz. Para aumentar sua fluidez, são adicionadas substâncias como álcool, ácido acético e água, que, após algum tempo, evaporam, restando apenas o agente de união.

Para melhorar os resultados, é recomendado injetar ar quente por dois minutos sobre o silano aplicado nas peças. Isso vai acelerar a evaporação dos outros elementos e elevar a resistência adesiva em até 40%.

Na Odontologia, o silano deve ser empregado em duas fases: faça a aplicação de uma camada, aguarde um minuto até que haja a evaporação das outras substâncias, e depois aplique novamente. Por fim, faça a utilização de ar quente.

Depois de todo esse processo, você pode dar sequência ao procedimento de restauração.

Qual silano utilizar

Na hora de comprar silano, você encontrará dois tipos: os hidrolisados, comercializados em uma embalagem, e os não hidrolisados, que vêm separado em dois frascos e precisam ser misturados.

A escolha tem pouca importância. Porém, ao utilizar silano em Odontologia, é essencial que o produto esteja novo, ou o procedimento pode dar errado.

Os silanos hidrolisados têm menor tempo de vida útil. Se você não utiliza essa substância com frequência, pode não ser o ideal para o seu consultório.

Dica: quando está novo, ele tem uma aparência transparente e, com o passar do tempo, vai ficando esbranquiçado.

silano odontologia como usar silano na odontologia

Para a efetividade do tratamento, é importante que o silano esteja novo.

O silano, na Odontologia, melhora consideravelmente os resultados de cimentações adesivas, atuando como agente de união entre cimento resinoso e cerâmica.

Na Surya Dental, você encontra silanos hidrolisados e não hidrolisados das melhores marcas do mercado. Clique no banner abaixo para conferir!

silano na odontologia surya

Summary
Silano Odontologia: quando e como utilizar?
Article Name
Silano Odontologia: quando e como utilizar?
Description
A utilização de silano Odontologia gera dúvidas em muitos profissionais. Aprenda como utilizar esse importante agente de união!
Author
Publisher Name
Blog Surya Dental
Publisher Logo

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por Nerau Studio