Conheça o sensor intraoral e saiba como usar na clínica

sensor intraoral

O sensor intraoral é uma ótima opção para quem quer economia e praticidade dentro do consultório. O equipamento substitui os métodos convencionais de raio-x, o que agrega benefícios tanto para o paciente como para o dentista. Quer conhecer mais? Continue a leitura!

O que é sensor intraoral?

O nome, por si só, já diz muito sobre o que esperar desse produto: ele é um sensor radiográfico digital para ser utilizado de forma intraoral. Com esse equipamento, materiais usados no raio-x tradicional, como o filme, são dispensados. 

O aparelho é pequeno e portátil, o que o torna mais prático, já que pode ser utilizado em consultórios menores e ser guardado com mais facilidade.

Outro ponto interessante sobre o sensor é que ele não é ligado à eletricidade, e sim funciona à bateria — o que pode ajudar muito o dentista na hora de trabalhar. Confira mais vantagens!

Vantagens 

Uma das grandes vantagens é que o aparelho emite uma dose de radiação menor do que o raio-x tradicional, o que o torna mais seguro para a pessoa atendida. 

Outro aspecto que faz a diferença é ele ser compacto e portátil, facilitando o atendimento a domicílio, a regiões de difícil acesso, áreas militares e pacientes acamados, por exemplo.

O sensor rx digital odontológico também é uma boa opção para o meio ambiente, isso porque, como explicamos, todos os materiais utilizados no raio-x convencional não são necessários. Consequentemente, não é preciso preocupar-se com o descarte de itens prejudiciais para a natureza, já que a imagem captada vai diretamente para o computador. 

E por falar nisso, outro benefício é o armazenamento da radiografia de forma digital, sem necessidade de ocupar espaço físico. A imagem é produzida instantaneamente após ser captada e, em seguida, enviada para o seu dispositivo. 

mulheres analisando raio-x no computador produzidos por sensor intraoral.
Instantaneamente, as imagens captadas vão para o computador.

Quanto custa o sensor radiográfico?

Atualmente, é muito fácil encontrar diferentes marcas no mercado e, dessa forma, preços distintos. Se você deseja fazer um bom investimento, é possível comprar um sensor de fabricante renomado a partir de R$ 14 mil na Surya Dental

Como escolher sensor digital intraoral?

Se você está pensando em comprar um sensor intraoral, é importante estar atento a alguns aspectos para que a sua aquisição seja feita com sucesso. Para te ajudar, separamos pontos cruciais.

Fabricante

Esta é uma das dicas mais importantes na hora de comprar qualquer equipamento odontológico. Ficar de olho no fabricante e optar por aqueles que têm longos anos no mercado são uma boa forma de evitar prejuízos. 

Marcas renomadas oferecem qualidade, produtos fabricados a partir de excelentes materiais, assistência técnica e muito mais. Ao longo do texto, vamos dar algumas dicas de fabricantes, por isso, não pare a leitura.

Software

Ao comprar o sensor, é necessário adquirir o software de imagem. Cada marca trabalha de um jeito e algumas podem cobrar a mais por esse serviço, enquanto outras facilitam e permitem que o aparelho possa ser instalado em mais de um computador — o que é uma grande comodidade para consultórios com mais de um dentista.

Se você já tem instalado o software, a dica é entrar em contato com a equipe desenvolvedora e levantar quais sensores são compatíveis.

Garantia

Outra coisa que você deve ficar atento é a garantia, afinal, um produto com alto investimento precisa de segurança a longo prazo. Na hora de comprar, sempre busque essa informação para analisar o custo-benefício. 

Além da garantia, é importante pesquisar se o acesso à assistência técnica oficial da marca é de fácil de ser acionada. E aí está o benefício de adquirir um aparelho de marcas populares e renomadas, pois geralmente é mais simples encontrar esse serviço.

Possibilidade de troca do cabo

Em qualquer equipamento, os cabos, com o tempo, começam a sofrer avarias — e no sensor intraoral não é diferente. Entretanto, por ser um produto de alto investimento, essa situação pode ser bastante desagradável.

Por isso, a dica de ouro é adquirir um aparelho que permite que seja feita somente a troca do cabo. Assim você não terá nenhum tipo de problema com o seu sensor e rapidamente poderá solucionar o ocorrido. 

Menino com sensor intraoral na boca.
Um bom modelo de sensor intraoral é aquele que permite a troca do cabo.

Bônus: dica de produto

Se você chegou até aqui e está decidido a comprar o seu sensor, separamos uma boa indicação para você: o modelo Eagle, tamanho dois, da Dabi Atlante. A marca está há mais de 70 anos no mercado, é brasileira e preocupa-se em acompanhar as novidades em tecnologia.

O produto produz imagens instantâneas e de alta definição, o que auxilia o profissional a fazer um diagnóstico mais preciso. 

Em relação ao software, a licença é ilimitada. O programa conta com inúmeras ferramentas de edição, assim como diferentes formatos para salvar as imagens e formas de compartilhar o laudo. 

Sensor intraoral Eagle

Especificações técnicas:

  •  Comprimento do cabo: 3 metros;
  • Conexão: 2x USB 2.0;
  • Resolução: 25 pares de linha por milímetro;
  • Tamanho do produto: 26×36 mm (área ativa);
  • Tipo de sensor: CMOS.

Requisitos de hardware e software:

  • Sistema Operacional Windows 10, Pro ou x64;
  • Processador Intel Core i5 3.0 GHz ou superior;
  • Entrada 2 portas USB 2.0 livres;
  • HD 500 GB ou superior;
  • Memória RAM 4 GB;
  • Monitor 1920 x 1080 – Full HD.

A garantia do produto é de 12 meses.

Quer conhecer mais? Acesse o e-commerce da Surya Dental e encontre opções de produtos, assim como os acessórios necessários para a radiografia digital. Clique no banner abaixo!

Marketing Surya

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior

5 dicas de segurança para clínica odontológica

Próximo artigo
dentista recém formado

Mercado de trabalho na odontologia: 12 dicas para recém-formados

Posts relacionados