Odontologia domiciliar: como atender pacientes fora da clínica

A odontologia domiciliar é uma forma de trabalho que atua dentro da casa de pacientes que, por algum motivo, não podem se locomover até ao consultório para receber atendimento.

Apesar de ser uma prática que não substitui a importância e a estrutura do consultório odontológico, ela é essencial para a manutenção da saúde bucal de pacientes em situações que geram algum tipo de dificuldade.

Entretanto, é uma área que requer diversos cuidados específicos, como biossegurança, postura comportamental diferenciada e conhecimento sobre distintas necessidades.

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Odontologia domiciliar: entenda a área

A odontologia domiciliar, além de beneficiar pacientes com dificuldades de locomoção, estende o atendimento para aqueles que necessitam de atenção específica por conta de doenças, síndromes, entre outros.

De acordo com o artigo “Atendimento domiciliar aos idosos”, essa é uma área que deve atuar de forma multidisciplinar, com avaliação do paciente como um todo e com o objetivo de promover qualidade de vida.

O estudo também aponta que, infelizmente, é uma área em que ainda existem poucos cirurgiões-dentistas realmente capacitados, o que pode ser consequência da falta de conhecimento sobre a atuação multidisciplinar e da adaptação profissional.

O cirurgião-dentista que opta por atuar nesse segmento deve assumir responsabilidades maiores, pois precisa trabalhar de forma adaptada em relação aos espaços e à equipe, independentemente do ambiente que se encontra.

O profissional deve ter conhecimentos além dos técnicos de odontologia: é preciso saber sobre questões sociais, econômicas, psicológicas e compreender bem as especificidades de cada paciente

Esses conhecimentos tem como objetivo garantir um atendimento que faça sentido para ele e a família, além de ser humanizado e respeitar a realidade desse grupo de pessoas.

Quais pacientes podem ser atendidos?

A maioria dos pacientes que se beneficiam do atendimento domiciliar são idosos ou pessoas com doenças ou deficiências que impossibilitam que as consultas sejam feitas dentro do consultório. Por isso, é importante conhecer muito bem esse público e as necessidades desses grupos.

Idosos

De acordo com a Lei 10.741, o atendimento domiciliar é um direito garantido ao idoso, inclusive aqueles que estejam abrigados e acolhidos por instituições públicas e filantrópicas, assim como em áreas rurais.

Pacientes idosos com deficiência ou com alguma limitação devem ter atendimento especializado.

O artigo “Atendimento domiciliar aos idosos” explica que a visita odontológica traz resultados positivos, como o fortalecimento da confiança no cirurgião-dentista, o bem-estar do paciente e a oportunidade de humanizar a consulta.

Idosa recebendo tratamento odontológico
Entre as vantagens do atendimento domiciliar está a confiança entre paciente e dentista.

Além disso, torna-se um momento confortável e que respeita a integridade do idoso, que, devido às condições físicas, muitas vezes tem dificuldades em estar no consultório odontológico ou, até mesmo, não é independente o suficiente para receber atendimento sozinho.

Ao atender esse público, é essencial entender que ele se divide em grupos e que possuem algumas comorbidades próprias da idade.

Idosos dependentes e parcialmente dependentes

Como dissemos, os idosos podem ser divididos em dois grupos: os dependentes e os parcialmente dependentes.

Em comum, os dois grupos apresentam a característica de depender da ajuda de alguém para atividades do dia a dia, como comer, tomar banho e, claro, cuidar da saúde bucal.

A diferença entre ambos está no grau de dependência que cada um tem. De qualquer forma, é essencial entender as necessidades de diferentes pacientes e criar planejamentos multidisciplinares e que envolvam os familiares, pois são cruciais para a manutenção de uma boa saúde bucal.

Principais pontos na saúde sistêmica

Entender mais sobre saúde sistêmica é fundamental para planejar todo o tratamento em domicílio. Compreender a especificidade de cada uma e como elas podem afetar o paciente durante o atendimento faz toda a diferença.

Vale a pena, portanto, preparar-se para:

  • Hipertensão arterial
  • Pneumonia
  • Alzheimer
  • Endocardite bacteriana
  • Diabetes

Pessoas com deficiência

Assim como a legislação garante o direito dos idosos ao atendimento domiciliar, a Lei 7.853 beneficia as pessoas com deficiência e estende a elas o home care.

A lei possibilita a pessoas com deficiência grave o direito de receber cuidados em domicílio. Faz parte desse grupo pessoas com patologias prolongadas ou permanentes, sem cura e que prejudicam a saúde.

A exemplo, podemos citar alienação mental, cegueira, paralisia irreversível etc.

Procedimentos em odontologia domiciliar

O ideal é que os procedimentos sejam aqueles de caráter essencial, indispensáveis para a saúde e o bem-estar do paciente. Podemos citar, portanto, os mais comuns:

  • Diagnósticos e tratamentos de lesões bucais
  • Tratamento periodontal
  • Confecção de próteses removíveis
  • Exodontias
  • Restaurações
  • Selamento

O objetivo desses procedimentos é devolver ao paciente a capacidade mastigatória e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida.

Além dos procedimentos, é crucial que o cirurgião-dentista ofereça orientações aos cuidadores e familiares de como fazer uma boa higiene bucal, já que eles serão essenciais nos trabalhos preventivos.

Planejamento do home care odontológico

Profissionais que desejam atuar dentro da área precisam ter em mente que um planejamento detalhado é necessário para evitar qualquer tipo de problema ou carência de produtos e materiais odontológicos.

Portanto, a visita domiciliar em odontologia deve seguir quatro passos essenciais para ter sucesso.

1. Planejamento prévio

O primeiro passo é planejar-se antes do dia da consulta. Por isso, é necessário ter em mente todos os procedimentos que serão feitos e quais os itens necessários para isso.

O cirurgião-dentista deve fazer uma lista de todos os instrumentos que irá usar e, antes de sair para o atendimento, checar se todos os materiais estão devidamente organizados.

Em seguida, o dentista deve se certificar que todos os equipamentos estejam funcionando corretamente e em perfeito estado, para que não haja qualquer imprevisto ou acidente na hora do procedimento.

Além disso, é necessário ter todos os recipientes e outros itens para transportar os seus materiais. Afinal, eles devem viajar em segurança.

É essencial lembrar-se que o atendimento domiciliar deve suprir a estrutura do consultório, portanto, atenção nessa etapa é crucial.

Outro ponto importante é manter o contato com o familiar ou o cuidador responsável para passar todas as informações sobre o dia da consulta.

Essa pessoa deve ter orientação suficiente para organizar e deixar apto o local onde será feita a consulta.

Durante os procedimentos, deve haver um familiar ou cuidador que consiga dar todas as informações sobre o paciente, a saúde dele e os avanços ou retrocessos.

2. Biossegurança

Os cuidados com a biossegurança são de extrema importância na hora de realizar os procedimentos em casa. Antes mesmo de atender em domicílio, é crucial que os materiais já estejam esterilizados.

Portanto, mesmo que o dentista atue apenas com pacientes em casa, deve haver um local para levar todos os equipamentos e materiais para a esterilização.

Ao chegar no local, é importante desinfetar todo o espaço ao redor de onde acontecerá o procedimento.

Se houver animais de estimação que ficam no mesmo cômodo e têm o hábito de subir na cama, é obrigatório a troca de lençóis e retirar os pets do local.

3. Lixos e dejetos

Quem deseja atuar nessa área provavelmente tem dúvidas em relação ao manejo dos lixos, afinal, eles podem ser infectantes e devem ser descartados corretamente.

Lixo com máscara e luvas descartáveis
Ao estruturar um protocolo de visita domiciliar na odontologia, não deixe de pensar no descarte do lixo.

Em todas as consultas, o cirurgião-dentista deve carregar saco plástico da cor branco leitoso para o lixo sólido e com marcadores de lixo infectante. Esses resíduos devem ser levados até ao consultório e, em seguida, descartados em local próprio para a coleta correta.

Materiais perfurocortantes – agulhas, lâminas, limas e outros – devem ser descartados no recipiente correto e que tenha estampado o aviso de “infectante” e “material perfurocortante”.

Em relação aos fluidos gerados durante a consulta, eles devem receber solução de hipoclorito e, em seguida, ser descartados na rede de esgoto.

4. Prontuário e anamnese

A anamnese e a ficha de atendimento domiciliar devem ter suas especificidades, considerando o contexto do atendimento e, também, que essa é uma pessoa com necessidades delicadas.

Além de todas as informações que deve conter uma anamnese, é essencial que tenha anotações sobre o grau de dependência e autonomia do paciente, para que você saiba quais são os limites e o que pode ser proposto no tratamento.

É muito importante o detalhamento da anamnese, pois esse é um paciente que, muitas vezes, não está capacitado para se expressar e falar os sintomas.

Equipamentos para home care

Para um bom atendimento domiciliar, é necessário ter os equipamentos base, como a caneta de alta rotação, micromotor, seringa tríplice e sugador. A peça de mão pode ser substituída pelo motor elétrico, para suprir a necessidade de ar comprimido.

Há também a possibilidade de trabalhar com cadeiras odontológicas dobráveis e móveis, que podem ser levadas com facilidade para tornar o atendimento mais prático.

O mocho também é crucial para garantir a saúde física do cirurgião-dentista e, claro, poder trabalhar com ergonomia.

Os fotóforos tornam-se indispensáveis para substituir o refletor e, portanto, não pode faltar entre os materiais básicos para atendimento em casa.

Outros equipamentos que podem ser facilmente transportados são os fotopolimerizadores (de preferência sem fio), equipamento de ultrassom e aparelho para administrar o oxigênio.

Atendimento domiciliar e Covid-19: como proceder?

Em um ambiente domiciliar, é comum que você esteja mais próximo de diversas pessoas. Entretanto, considerando o cenário de Covid-19, é preciso manter cuidados para diminuir riscos.

A cartilha “Diretrizes de atendimento odontológico para pessoas com necessidades especiais em tempo e Covid-19” sugere os seguintes cuidados:

  • Avise previamente que o cuidador ou familiar deve estar com máscara cirúrgica ou de pano
  • Ao chegar no domicílio, utilize todas os EPIs indicados contra a Covid-19
  • O ambiente destinado ao atendimento deve ser desinfetado com álcool 70º ou hipoclorito de sódio (0,1%) por um minuto
  • O local de atendimento ao paciente deve ser forrado por filme PVC ou saco plástico de proteção
  • Antes de iniciar o procedimento, o paciente deve fazer enxágue com digluconato de clorexidina 0,12% ou cloreto de cetilpiridínio a 0,05%
  • O paciente deve usar óculos de proteção e avental durante o procedimento
  • Deve trabalhar apenas o cirurgião-dentista e um auxiliar
  • O tratamento não deve gerar aerossol. Em caso de uso da caneta de alta ou baixa rotação, o indicado é fazê-lo no consultório
Dentista negro com EPIs
Entre os equipamentos odontológicos de home care devem constar os EPIs necessários contra a Covid-19.

Tanto para o período de pandemia quanto para o pós-pandemia, os cuidados com o atendimento domiciliar devem ser reforçados para garantir segurança para o paciente, a família e, até mesmo, para o cirurgião-dentista.

A odontologia domiciliar é uma área em que vale a pena se aprofundar, sobretudo por estar em desenvolvimento no Brasil e, portanto, oferece ainda um vasto mercado a se explorar.

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2 comentários
  1. Minha mãe aos 89 anos, dos quais 10 anos no leito, mesmo para os banhos, sou sua filha, aposentada, viúva, e necessito do atendimento de um dentista que possa atendê-la em casa. Existe alguma lei que proteja os idosos com comodidades quanto à este atendimento?

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