Reabilitação estética com laminados cerâmicos

Por Dr. Felipe Pinto Paredes Rodrigues e TPD Arnã Ariel da Costa

Paciente do sexo masculino, 35 anos.
Queixa principal: Insatisfação estética de seu sorriso, especificamente com o formato, tamanho e coloração dos dentes.

Avaliação inicial

Após anamnese e exame clínico, foi constatada a presença de sorriso invertido, dentes com tamanho incompatíveis em relação ao tamanho da maxila e amplos diastemas. Foi observada também a indicação de clareamento dental, devido à coloração inicial apresentada.

Tratamento executado

Foi realizado um escaneamento intraoral visando planejamento para reabilitação estética com laminados em cerâmica à base de dissilicato de lítio. O planejamento foi provado e aprovado pelo paciente. Para a realização do mock up, foi utilizada a resina bisacrílica PrimmaArt na coloração A1.

Iniciou-se com clareamento dental com três sessões, utilizando o gel clareador Whiteness HP Blue. O gel clareador foi aplicado por até 40 minutos por sessão, seguindo as recomendações do fabricante e, desta forma, pudemos observar uma alteração da cor de A3 para A1. Na sessão seguinte ao clareamento, os preparos foram realizados sobre o mock-up, o que contribui signifi cativamente para a redução de desgastes das estruturas dentárias, diminuindo
também a chance do paciente desenvolver sensibilidade após o tratamento. A moldagem foi realizada pela técnica de
dupla moldagem com silicone de adição e fi o de afastamento gengival 000.

Feita a prova seca dos laminados cerâmicos, foi realizado o teste da coloração do cimento, utilizando as pastas Allcem Veneer Try-in (FGM) nas colorações Trans e A1, afim de buscar uma naturalidade maior. Em comum acordo com o paciente, optou-se por fazer a cimentação utilizando o cimento na coloração Trans. O condicionamento dos laminados foi realizado com Condac Porcelana 10%, por 20 segundos e complementado com a aplicação do Condac 37, afim de neutralizar o efeito do ácido fl uorídrico, remover os precipitados vítreos residuais e aumentar a área de contato do silano com a cerâmica.

Para a silanização foi então utilizado o silano Prosil (FGM), que foi aplicado na superfície interna dos laminados. Os dentes foram condicionados pela técnica de condicionamento ácido total com o Condac 37 por 15 segundos, devido à preservação do esmalte dentário nos preparos.

Passo a passo

Quadro com passo a passo dos procedimentos

Passo a passo do procedimento de reabilitação estética

 

Etapas do procedimento
 

etapas do processo de reabilitação estética

Condicionamento ácido total e aplicação do sistema adesivo

Resultado final da reabilitação estétioca

 

Clique na imagem e garanta os produtos na Surya Dental!

Marketing Surya

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior

Odontologia domiciliar: como atender pacientes fora da clínica

Próximo artigo

Caso clínico: Aumento de dimensão vertical com sorriso doador em resina flow

Posts relacionados