
Minha clínica
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Abrir uma franquia odontológica ou uma clínica independente? Você sabe o que é melhor para você? Embora as franquias tenham menor taxa de fechamento, o dentista têm maior liberdade de gerenciamento no negócio próprio.
Quando se trata de administrar uma clínica odontológica, a franquia leva vantagem, já que nem todo profissional tem conhecimentos sobre gestão ou domina os demais quesitos que envolvem o funcionamento do serviço. Na condição de franqueado, ele é assistido durante as etapas de implantação da clínica.
Em um consultório independente, o empresário pode adotar as formas de gestão e marketing que achar melhor. Não existe divisão do lucro, ao contrário das franquias, em que parte do faturamento das unidades vai para a conta da franqueadora.
Que tal entender sobre o sistema de franquias? Explicamos vantagens e desvantagens de ter uma franquia odontológica. Boa leitura!
As franquias são um modelo de negócio que cedem ao franqueado o direito de usar a marca e de ter distribuição praticamente exclusiva de um produto ou serviço para uma localidade.
É um sistema que oferece ao empreendedor um modelo de negócio já testado e comprovado e uma marca já conhecida do consumidor.
Ao abrir uma franquia odontológica, o investidor – ou dentista – terá apoio do franqueador, desde as primeiras sondagens, na inauguração da clínica e durante o funcionamento da unidade.
A vantagem da franquia é que o negócio já está formatado e, por isso, as chances de sucesso costumam ser maiores se comparadas com um empreendedor que monta um negócio independente.
O sistema de franquias é conhecido por ter mortalidade baixa, de 5%. Já entre as empresas independentes, uma em cada quatro encerra as atividades antes do segundo ano de funcionamento, de acordo com o Sebrae.
Um ponto positivo é que o produto ou serviço vendido pela franquia já passou pelo teste de mercado e o consumidor está habituado com ele, o que significa que é bem aceito pelo público, garantindo uma vantagem frente à concorrência.
O processo de abertura de uma franquia de clínica odontológica é acompanhado desde o início pela franqueadora, que auxilia na escolha da cidade e do ponto comercial, faz pesquisa de mercado, fornece o projeto arquitetônico e a identidade visual, treina funcionários e organiza ações de marketing voltadas ao público-alvo daquela região.
O dentista que decide ter uma franquia de Ortodontia, por exemplo, poderá negociar insumos com descontos e prazos de entrega especiais com os fornecedores parceiros do franqueador. Algumas redes têm até e-commerce exclusivo para franqueados.
O sistema de franquias tem suas desvantagens e uma delas é a pouca flexibilidade. Os franqueados são submetidos a auditorias para controle financeiro e contábil e determinam como a unidade deve ser gerenciada. O investidor terá de se acostumar com a interferência da rede.
A consultoria para a escolha do ponto comercial que, em um primeiro momento, pode parecer um bom negócio, corre o risco de se tornar um problema. Em alguns casos, a franqueadora impõe a localização, mesmo que o investidor já seja dono de um imóvel comercial pronto para receber a clínica.
O investimento para abrir uma franquia é alto e o retorno vem em prazo mais longo.
Conheça as taxas mais comuns cobradas para ter uma clínica franqueada:
Também existe o risco da atuação ruim das outras unidades. Caso o negócio de um dos franqueados não vá bem, pode comprometer a imagem da empresa, expondo os demais empresários.
São ao menos 19 franquias odontológicas associadas à Associação Brasileira de Franchising (ABF) de diferentes portes, formatos e que trabalham com multiespecialidades.
O dentista – ou investidor – consegue abrir uma franquia de odontologia com um investimento a partir de R$ 3 mil e que pode chegar a R$ 765 mil. Separamos algumas para você conhecer!
A Dental Arte tem 15 anos no mercado e conta com 15 unidades espalhadas pelo país. Segundo a empresa, já foram atendidos mais de 500 mil pacientes.
Atende especialidades de Implantodontia, Ortodontia, Periodontia, Estética, Reabilitação Oral, Endodontia e Buco-maxilo-facial. A Odonto Center iniciou as atividades em 2015 e hoje conta com mais de 200 consultórios e 500 mil pacientes atendidos. Veja os serviços para os franqueados:
A rede de franquias Odonto Vida atua em Odontopediatria, Dentística, Endodontia, Estética, Ortodontia, Implantodontia, Periodontia e Buco-maxilo-facial.
Foi fundada por um grupo de cirurgiões-dentistas e afirma ter como diferenciais:
A Odontoclinic é uma franquia odontológica no modelo de clínica multifuncional. Segundo a empresa, são 170 clínicas, mais de 2,5 mil dentistas e 9 mil consultas feitas por dia.
O franqueado tem acesso a um sistema de gestão para acompanhamento do negócio e recebe consultoria para identificação do melhor ponto comercial para instalação e durante o processo de implantação da clínica. Oferece:
Rede de franquias fundada em 1990. A OdontoCompany conta com 300 unidades no país com atuação nas especialidades de Ortodontia, Dentística, Estética, Endodontia, Odontopediatria, Prótese Dentária e Implantodontia.
A empresa garante retorno do investimento antes de 30 meses. O que a franqueadora disponibiliza:
Considerada a maior rede de ortodontia do país, a OrthoDontic tem como público-alvo pessoas de 13 a 30 anos das classes B, C e D. O modelo de negócio conta com prospecção ativa de clientes, que permanecem, em média, 36 meses no tratamento. Oferta:
Franquia com foco em Ortodontia e Estética com 72 unidades. Segundo a Orthopride, o tempo de retorno do investimento varia de 24 a 48 meses. As clínicas oferecem os seguintes tratamentos: aparelhos ortodônticos, raspagem de tártaro e clareamento dental. Serviços para o franqueado:
A Ortoplan nasceu em 1998 como uma clínica especializada em Ortodontia, mas expandiu o atendimento para todas as especialidades e, em 2007, tornou-se franqueadora.
Com foco no público das classes B e C, a rede tem 55 clínicas em três países (Brasil, Paraguai e Chile) e oferece:
A rede de franquias Sorridents ganhou ao menos 12 prêmios por se destacar na área. Tem mais de 210 unidades no país e 2,5 milhões de pacientes atendidos. Segundo a empresa, 40% dos franqueados possuem mais de uma unidade.
Há vários modelos de franquia, que levam em consideração o total de habitantes por cidade (até 100 mil e mais de 100 mil moradores) e o número de cadeiras odontológicas. Confira o que o franqueado tem à disposição:
Se você tem uma clínica independente e quer expandir o negócio, o caminho pode ser torná-la uma franquia odontológica.
Primeiro, para saber se essa transformação é viável, é preciso fazer uma análise de franqueabilidade, que é um documento que mostrará se a clínica cumpre os requisitos para ser bem sucedida nesse modelo de negócio.
Se essa análise for positiva, você terá de fazer um plano de expansão e formalizar a empresa como franqueadora. Na sequência, será preciso definir os critérios de seleção dos franqueados.
Confira o vídeo do Sebrae sobre como é feita essa transformação:
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