5 dicas importantes para comprar equipo

comprar-equipo

Comprar equipo é o principal investimento que você fará no consultório, e o conjunto lhe acompanhará por muitos anos. Pensando nisso, é recomendado optar por um produto de qualidade e de uma marca com tradição. Uma escolha errada pode ter consequências financeiras, além de prejudicar seu dia a dia de trabalho.

Neste artigo, apresentamos cinco dicas fundamentais para que você faça uma decisão segura e com bom custo-benefício. Confira!

1. Observe a qualidade dos materiais

Assegure-se que materiais e superfícies sejam de qualidade. Por exemplo: veja se a pintura do equipo tem tratamento anticorrosivo e se não apresenta falhas, que podem provocar oxidação precoce, ou se o plástico tem proteção anti-UV, que evita o amarelamento e mantém o equipamento com um aspecto de novo por muito mais tempo.

2. Foque na biossegurança

Modelos recentes têm a opção de higiene automática, mas os equipos mais simples são igualmente seguros. Opte por uma cadeira e um fisiomocho com estofamento sem costuras para simplificar a limpeza e garantir a biossegurança em Odontologia. Para a mesa, prefira o modelo que tenha tampo de inox removível.

Como o acionamento manual do refletor pode se tornar uma fonte de contaminação cruzada, alguns equipos têm um sensor de aproximação, dispensando o toque no botão para acender e apagar a luz.

comprar equipo para consultório odontológico
Higiene automática da unidade de água é um item de biossegurança para o equipo.

3. Opte por um equipo ergonômico

Pense em quantas horas por ano você passa no trabalho. São muitas! Por isso, prefira um conjunto que dê conforto e qualidade para acessar o campo de trabalho.

A cadeira, por exemplo, precisa de um apoio de cabeça ajustável para que o profissional tenha uma visão facilitada da cavidade bucal. Um sistema de elevação elétrico, suave e com proteção antiesmagamento torna-se ergonômico tanto para o dentista quanto para o paciente.

Outro ponto importante é sobre a localização dos demais equipamentos, como mesa do equipo, sugador, refletor e monitor para análise de exames. Todos devem estar a fácil acesso do dentista, dispensando grandes deslocamentos para utilização.

Teste o fisiomocho em várias posições: sente-se ao lado da cadeira para comprovar se permite fácil acesso à boca do paciente e se o assento é confortável, possibilitando uma postura de trabalho ergonômica.

4. Invista em conforto e segurança

Um equipo confortável pode ajudar o paciente a se sentir mais seguro no consultório e confiante com o tratamento. Alguns modelos de cadeira são equipados com massageadores para relaxar e diminuir a tensão durante os procedimentos.

A proteção antiesmagamento da cadeira é um item de segurança para dentista e paciente.

Um pedal ergonômico é mais indicado, pois oferece precisão no acionamento e não cansa os pés. No caso do refletor, escolha um modelo que seja fácil de movimentar e com um LED que não acelere a fotopolimerização das resinas.

Equipo para odontologia
Conjuntos devem prezar por conforto e segurança de dentista e paciente.

5. Considere a adição de acessórios

Geralmente, os elementos adicionais do equipo são fornecidos pelo mesmo fabricante. Isso garante que todos os componentes tenham sido testados sob os mesmos padrões de qualidade.

Pesquise entre os fabricantes – para o equipo, as marcas mais populares são Kavo, Gnattus e Dabi Atlante – quais oferecem expansão simples de opcionais e se esses acessórios serão úteis no dia a dia de trabalho. Veja quais itens você pode acrescentar:

  • Negatoscópio acoplado
  • Aquecimento de água para seringa tríplice na unidade de água
  • Fotopolimerizador
  • Suporte para monitor
  • Segundo sugador
  • Mais mangueiras
  • Assento odontopediátrico

Dicas extras

Para garantir o uso correto, maior durabilidade e manutenção do equipo, certifique-se que o fabricante dispõe de uma ampla rede de assistência técnica para lhe atender.

Informe-se sobre a facilidade de encontrar peças de reposição na sua região. Às vezes, ao comprar um equipo com preço mais baixo, você pode ter dificuldades com o suporte. Converse com colegas de profissão e pergunte as experiências deles com o conjunto em uso e compare produtos similares de marcas diferentes.

O equipo do dentista vai acompanhar seu trabalho por um longo período, por isso escolha marcas de confiança e um modelo que atenda às suas necessidades. A Surya Dental pode te ajudar nessa tarefa. Entre em contato por WhatsApp! Clique no banner abaixo para ser redirecionado automaticamente para um consultor.

surya-dental-whatsapp

Marketing Surya

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior

Outubro Rosa alerta para o diagnóstico precoce do câncer de mama

Próximo artigo
como-usar-o-whatsapp-no-consultorio

Como usar o WhatsApp no consultório

Posts relacionados