Implantes de magnésio que dissolvem podem promover formação óssea

implantes

Os pesquisadores descobriram que a liberação de magnésio promoveu rápida formação óssea e a ativação de sinais osteogênicos perto de implantes colocados em ossos osteoporóticos.

Uma nova pesquisa, realizada na Suécia, enfatizou um método inovador para estimular a formação de osso ao redor dos implantes. Testando os efeitos celulares e moleculares de implantes de magnésio, baseados no início de estágios de cicatrização de integração do implante, os pesquisadores descobriram que a liberação de magnésio promoveu rápida formação óssea e a ativação de sinais osteogênicos perto de implantes colocados em ossos osteoporóticos.

“Observamos que o material de implante desapareceu, formando cálcio e fosfato, que são semelhantes a estrutura óssea”, observou a pesquisadora e doutoranda, Silvia Galli da Faculdade de Odontologia da Universidade de Malmö à emissora pública Sveriges Radio.

Observou-se que ao utilizar implantes baseados em magnésio, que dissolvem completamente ao longo do tempo em vez de titânio, a osteointegração em pacientes osteoporóticos pode ser reforçada.

A utilização de implantes com base em magnésio poderia ser um método potencial para a restauração de crânios após fraturas faciais promovendo novamente a formação de tecido ósseo como o implante que se dissolve ao longo do tempo.

Para Gali, a quantidade de metal utilizada em implantes é tão insignificante que deixa o corpo sem traço do evento traumático e sem quaisquer efeitos colaterais para os rins, ou a necessidade de um segundo procedimento cirúrgico para remover o implante, por exemplo”.

Para o professor Lars Magnus Bjursten da Universidade de Lund, até agora, o método foi testado apenas em animais e será necessário muita investigação antes que os testes clínicos ocorreram em humanos.

Ainda não há investigação se o método potencialmente poderá ajudar a osteointegração ao redor de implantes dentários.

Fonte: Dental Tribune e APCD

Clique aqui e confira as promoções do mês de Junho da Surya Dental.

Quer receber nossas novidades? Deixe seu e-mail.

Deixe um comentário