Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Surya Dental

Prótese adesiva em resina composta reforçada por fibra de vidro

As próteses parciais fixas adesivas são uma alternativa viável para a reposição de um e até dois dentes ausentes. São de baixo custo, rápida e fácil execução e minimamente invasiva quando comparadas às próteses parciais fixas. Associadas a um material de reforço, como as fibras de vidro, suportam as cargas mastigatórias, aumentando a resistência flexural do compósito. O objetivo deste trabalho é relatar em um caso clínico as etapas de confecção laboratorial e clínica de uma prótese parcial fixa adesiva de resina composta reforçada com fibra de vidro restaurando a função e a estética para o paciente.

Introdução

Nos últimos anos, as técnicas restauradoras que tem como objetivo a preservação de estrutura dental vêm despertando significativa atenção na prática clínica.

Com o aprimoramento e maior desenvolvimento dos materiais restauradores adesivos, a odontologia moderna tem proporcionando diversas opções clínicas para restabelecer a estética e a função mastigatória ao paciente e satisfação profissional ao cirurgião-dentista. Uma evolução irreversível nas técnicas restauradoras tem sido estabelecida pelo uso dos materiais cerâmicos e poliméricos em detrimento do uso das ligas metálicas.

  A substituição de um elemento dental pode ser realizada utilizando próteses fixas adesivas com maior conservação dos dentes pilares e realizando mínimos preparos cavitários para a adaptação do pôntico. No entanto, essa técnica de reabilitação necessita de mecanismos de reforço para suportar as forças mastigatórias.

 O uso dos polímeros reforçados por fibras é relativamente novo na odontologia e tem sido amplamente utilizado.

  As fibras de vidro possuem alta resistência flexural, absorvem e distribuem as forças mastigatórias, melhorando as propriedades físicas e mecânicas do compósito, além de serem materiais estéticos. Podem ser indicadas com sucesso clínico como escolha de estrutura de reforço exercendo função semelhante às infraestruturas metálicas nas próteses parcias fixas metalocerâmicas.

Este trabalho relata um caso clínico de reabilitação protética utilizando uma prótese parcial fixa adesiva em resina composta reforçada por meio de uma infra-estrutura em fibra de vidro com objetivo de restabelecer a função mastigatória e a estética ao paciente.

Relato de Caso Clínico

Paciente gênero masculino, procurou a Clínica do Curso de Pós Graduação em Prótese da EAP ABO – Barra mansa/RJ, com o intuito de reabilitar as ausências dos dentes 11 e 21 e substituir a prótese parcial removível superior.

Fig.-1-Aspecto-Cli¦ünico-Inicial

No exame clínico e radiográfico inicial, constatou-se ausência dos dentes 11 e 21.Fig.-2-Aspecto-Cli¦ünico-Inicial Fig.-3-Sorriso-Inicial

O paciente possuia uma PPR superior que reabilitava dos dentes ausentes. Após o planejamento e enceramento diagnóstico em modelos de estudo e o paciente estando de acordo com o procedimento, iniciou-se o tratamento reabilitador.

Fig.-4-Modelos-de-Estudo Fig.-5-Modelos-de-Estudo

Realizou-se os preparos dentais com pontas diamantadas 3131 e 4138 (KG Sorensen, Brasil) nos dentes 12 e 22 (mesio-vestibulo-palatino), inicialmente removendo-se as restaurações de resina composta e posteriormente estabelecendo-se um preparo do tipo inlay, de acordo com Gomes et al., 2004.

Fig.-6-Preparos-Cavita¦ürios

A moldagem foi realizada por meio da técnica de dois tempos, empregando-se uma silicone de adição (HidroXtreme, Coltene, Vigodent, Brasil) e fio de afastamento gengival #00  e então os modelos de trabalho foram vazados em gesso tipo IV (Durone, Dentsply, Brasil) .

Fig.-7-Molde-em-Silicona-de-Adic¦ºa¦âo Fig.-8-Modelo-de-Trabalho

Foi realizada uma prótese fixa adesiva provisória em resina bisacrílica  sendo cimentada com cimento provisório a base de óxido de zinco  restabelecendo a função e a estética ao paciente .

Fig.-9-Protese-Provisoria Fig.-10-Sorriso-com-a-Protese-Provisoria

Após preparo dos modelos, procedeu-se a confecção laboratorial da prótese adesiva. Inicialmente isolou-se o modelo com cianoacrilato (Super Bonder, Loccite, USA)

Fig.-11-Modelo-de-Trabalho-isolado

 e preparou-se o pôntico (Fibrex Pôntico, Ângelus, Brasil) observando a adaptação ao modelo.

Fig.-12-Po¦énticos-preparados Fig.-13-Po¦énticos-adaptados-ao-modelo

Com os pônticos preparados, aplicou-se silano (Angelus) e adesivo e realizou-se a adaptação ao modelo com auxílio de uma resina flow (Grandioso Flow, Voco, Alemanha) .

Fig.-14-Po¦énticos-adaptados-ao-modelo-com-resina Fig.-15-Po¦énticos-adaptados-ao-modelo-com-resina

Em seguida foi aplicada uma fibra de vidro Fibrex Medial (Sistema Fibrex Lab, Ângelus, Brasil), constituindo-se o reforço horizontal da prótese parcial fixa adesiva.

Fig.-16-Fibra-de-Vidro-Fibrex-Medial Fig.-17-Fibra-de-Vidro-Fibrex-Medial

Concluído a infra-estrutura em fibra de vidro da prótese fixa adesiva, realizou-se o recobrimento estético com resina composta (Grandioso, Voco, Alemanha).

Fig.-18-Resina-Composta-Aplicada Fig.-19-Resina-Composta-Aplicada

Fotoativou-se cada camada de resina composta com um aparelho de lâmpada halógena (Ultralux, Dabi-Atlante, Brasil) por 20 segundos e optou-se por realizar uma termopolimerização adicional de toda a prótese adesiva em autoclave por 15 minutos com o objetivo de promover uma polimerização mais eficiente do material resinoso, de acordo com Gomes et al., 2004, finalizando-se a etapa laboratorial de confecção da prótese.

Fig.-20-Protese-Adesiva-finalizada

Realizou-se o isolamento do campo operatório e posteriormente o condicionamento ácido dos preparos cavitários (Fusion Duralink ácido, Angelus, Brasil) por 30 segundos, lavou e secou-se os preparos e aplicou o sistema adesivo (Fusion Duralink, Angelus, Brasil), inicialmente primer e depois o adesivo com fotoativação de 20 segundos.

Fig.-21-Aplicacao-do-Sistema-Adesivo

O tratamento da peça, nas porções internas dos dentes pilares, consistiu da aplicação do silano (Angelus, Brasil) e adesivo, somente BISGMA (Fusion Duralink, Angelus, Brasil) . O cimento resinoso adaptou-se à prótese aos dentes pilares com o cimento aplicado aos preparos, removeu-se os excessos com uma espátula suprafill #1 (SS White, Brasil) e fotoativou-se por 60 segundos cada face dos dentes.

Fig.-22-Cimento-resino-aplicado Fig.-23-Cimentacao-concluida

Após a remoção do isolamento absoluto foi realizado o ajuste oclusal com pontas diamantadas de granulação fina  e polimento com Sistema Diamond Master (FGM, Brasil).

Fig.-24-Aspecto-Clinico-Final

Foram avaliados os contatos oclusais do paciente, checando-se em máxima intercuspidação habitual, em lateralidade direita e esquerda e em protrusão, e a seguir o polimento final foi realizado.

Fig.-25-Aspecto-Clinico-Final Fig.-26-Sorriso-Final Fig.-27-Sorriso-Final

Autor: Frederico dos Reis Goyatá

Especialista, Mestre e Doutor em Prótese. 
Professor de Clínica Integrada da Faculdade de Odontologia da UNIFAL Alfenas/MG. 
Professor dos Cursos de Pós Graduação em Prótese e Dentística ABO Pouso Alegre/MG, CIALF Alfenas/MG, Funorte Lavras/MG.

Fonte: Angelus

Já conhece o site da Surya Dental? Clique aqui e confira as melhores condições de compra.

Comentários

  1. Beatriz Weber disse:

    Olá, coloquei no dia 06/10/2017 Sexta uma prótese Adesiva, mas sinto um desconforto no céu da boca até quando passo a língua. Poderiam me dizer se isso é normal e passará com tempo é como se algo estivesse apertando o céu da boca. Desde já muito obrigada
    Sou de Pelotas RS

    1. Olá Beatriz,
      A Surya Dental é uma distribuidora de produtos odontológicos e não poderemos te ajudar nestes questionamentos.
      Procure seu dentista e ele poderá esclarecer todas suas dúvidas.

      Tenha uma excelente semana!

  2. alvaro luis dos santos disse:

    ponte adesiva o valou

    1. Oi Álvaro, tudo bom?
      Somos uma loja de material odontológico. Clique aqui para conferir: https://suryadental.com.br/
      Continue acompanhando nosso blog!

  3. Raquel disse:

    Quero a prótese em vidro e resina 984059908 falar.cimigo por favor

    1. Oi Raquel, tudo bom?

      Nós somos uma loja de produtos odontológicos. Sugerimos que você procure um profissional cirurgião-dentista da sua cidade para isso.

      Muito obrigado!

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por Nerau Studio