Turma do Bem: saiba como fazer parte dessa fábrica de sorrisos

turma do bem

No Brasil, existem mais de 30 milhões de crianças que nunca foram ao dentista. Além de perder o sorriso, esses pequenos sentem muita dor. Para tentar minimizar esses problemas, nasceu o projeto Turma do Bem. A Organização Sem Fins Lucrativos oferece tratamento odontológico gratuito para crianças e adolescentes de 11 a 17 anos.

Atuando em todo o território brasileiro, e presente em doze países da América Latina e em Portugal, a Turma do Bem é a maior rede de voluntários especializados do mundo. Saiba mais sobre esse projeto!

Como nasceu a TdB

A Turma do Bem nasceu da realidade observada, em 1995, pelo Dr. Fábio Bibancos, diretor do Instituto Bibancos de Odontologia. Nesse período, o dentista lançava seu primeiro livro, Um Sorriso Feliz Para Seu Filho (CLA Editora), com foco na prevenção de problemas odontológicos.

Durante a divulgação da obra, ele percebeu que as ações em prol da prevenção, para grande parte das crianças brasileiras em idade escolar, já não faziam sentido. A degradação da saúde bucal era tão aterradora que a prevenir, na grande maioria das vezes, já não adiantava mais.

O dentista, então, uniu-se a 15 colegas de profissão e, juntos, passaram a atender gratuitamente alguns casos em seus consultórios. Assim, surgia a ideia do Dentista do Bem. A intenção era mais do que restaurar a saúde bucal, era recuperar o sorriso das crianças e adolescentes.

O projeto cresceu, atendendo a jovens que não podiam pagar por tratamentos odontológicos em várias regiões do país. Em 2002, com o aumento de dentistas e colaboradores, a Turma do Bem surgia como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), certificada pelo Ministério da Justiça.

Segundo o Relatório Anual das Atividades, divulgado no primeiro trimestre de 2018, pela organização social, os Dentistas do Bem atenderam mais de 70 mil jovens e 750 mulheres vítimas de violência no país, no último ano.

Projetos Turma do Bem

A TdB adota diversos projetos, como o Apolônias do Bem, Assistente do Bem, Dentista do Bem, Dentista Verde, Estudante do Bem, Liga do Dentista Limpo e Vez do Bem. Saiba um pouquinho mais sobre cada um.

Apolônias do Bem – projeto de destaque da TdB, que oferece tratamento odontológico gratuito a mulheres cisgênero e transgênero, vítimas de violências domésticas. Segundo pesquisas, a cada cinco minutos, uma mulher sofre agressão no Brasil. E sete em cada dez dessas mulheres são agredidas por seus namorados, maridos ou companheiros.

Assistente do Bem – projeto que atua com o objetivo de proporcionar conhecimento, através de cursos gratuitos de formação técnica em Auxiliar de Saúde Bucal, a todos os beneficiários que participam do projeto Dentista do Bem.

Dentista do Bem – o principal projeto da Turma do Bem consiste na organização e gerenciamento de uma rede com profissionais voluntários, que atendem gratuitamente em seus consultórios jovens entre 11 e 17 anos que não possuem acesso aos tratamentos e informações sobre saúde bucal.

Dentista Verde – mobiliza os voluntários e dentistas sobre questões relacionadas ao meio ambiente e o impacto socioambiental do exercício da profissão de odontologia. O projeto conta, inclusive, com o apoio do ambientalista Fábio Feldmann, que desenvolveu o Manual do Dentista Verde.

Estudante do Bem – este projeto mobiliza alunos de odontologia de todo o Brasil para a produção de painéis com relatos de casos clínicos que revelem a realidade social e odontológica de crianças e adolescentes de baixa renda. Os finalistas participam da capacitação e premiação do Melhor Dentista do Mundo, o Sorriso do Bem.

Liga do Dentista Limpo – propõe conscientizar os profissionais de odontologia sobre a importância da biossegurança, incentivando-os para que assumam o compromisso de seguir as normas de boas práticas e outras ações relacionadas ao controle de infecções no consultório.

Vez do Bem – com o objetivo de orientar cirurgiões-dentistas para uma atuação adequada no atendimento de pessoas com deficiência, este projeto é realizado em parceria com a ONG Vez da Voz.

Parceiros Turma do Bem

A parceria com empresas é extremamente importante para os projetos da TdB. Com o auxílio dessas parcerias, empresas e organizações unem esforços e geram impactos positivos, não apenas para as próprias instituições, mas para a sociedade e o meio ambiente.

Em 2015, a Surya Dental deu início à parceria apoiando o projeto Turma do Bem. Se você se interessou, aproveite para conhecer o site da Surya Dental e ficar por dentro de tudo que rola por ali. Clique aqui!

Marketing Surya

Total
0
Shares
10 comentários
  1. Maravilhosamente perfeito o trabalho!!
    Gostaria de cadastrar minha clinica, como posso fazer isso ?

    contatos: (55) 079 99974-9479 / (55) 079 99885-3400
    Fixo: 34312243

  2. Olá!
    Alguns anos atrás fiz parte dos Dentistas do Bem, depois mudei de estado, fiquei sem consultório.
    E hoje tenho uma clínica com várias especialidades. Gostaria de voltar a fazer parte desse projeto.

  3. Quero muito fazer parte deste projeto tenho 22 anos e já perdi mais da metade dos meus dentes tenho vontade de ter um sorriso por favor quero fazer parte desse projeto é um pouco constrangedor não poder sorrir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior
cadeiras-odontologicas

Cadeiras odontológicas: qual a melhor opção?

Próximo artigo
material para odontologia

Material para odontologia: dicas para sua lista acadêmica

Posts relacionados