Vaidade, saúde e Odontologia

Vaidade, saúde e Odontologia

Vaidade, saúde e Odontologia

Mulheres são as campeãs na cadeira do dentista

Comprovadamente, as mulheres são mais preocupadas com a saúde bucal do que os homens e visitam com mais frequência a cadeira do dentista. Estes dados estão na pesquisa realizada pelo Centers for Disease Control and Prevention (CDC) e publicada no Journal of Peridontology, em 2011, que contou com 800 participantes.

Por conta disso, as mulheres possuem menor incidência de placa dental, cálculo e sangramento durante sondagem, fatores que podem ser usados como marcadores de doenças periodontais.

Mas o que leva as mulheres a se preocuparem mais com os dentes do que os homens? A explicação pode estar em outro dado estatístico. De acordo com a Academia Americana de Periodontia, 74% das mulheres ficariam envergonhadas por um dente faltando, em comparação com 57% dos homens. O que significa que a vaidade feminina é um grande fator que colabora para a saúde bucal.

Dessa forma, ter dentes bonitos, saudáveis e sem falhas é fundamental para manter a maioria das mulheres feliz com o espelho, e mostram que os tratamentos que elas mais procuram são os estéticos. E, para isso, de acordo com a presidente da AORP – Associação Odontológica de Ribeirão Preto, Dra. Renata Fronzaglia Lollato, há uma disposição maior nas mulheres para enfrentar o tratamento odontológico e suas implicações.

Segundo a cirurgiã-dentista, entre os tratamentos odontológicos estéticos mais procurados pelas mulheres estão: clareamento dental, implantes, facetas e restaurações estéticas, ortodontia e ortopedia funcional. “Entretanto, apesar do tratamento estético ser o mais requisitado, muitas mulheres também procuram pela reabilitação funcional, em busca de um melhor conforto mastigatório”, acrescenta Dra. Renata.

“Vale ressaltar ainda que essa preocupação com a estética e saúde é mais nítida na mulher de uma forma geral e na Odontologia não é diferente. As mulheres procuram fazer manutenção de maneira mais frequente e têm mais consciência do que devem fazer”, salienta a dentista.

Primavera e beleza

O mês de Outubro é premiado com o auge da primavera, com clima quente e sem os riscos das chuvas frequentes e, consequente, um dos mais buscados para realizar o tão esperado sonho do casamento.

Segundo a Associação Odontológica de Ribeirão Preto, nesta ocasião, o aumento da procura por consultórios odontológicos é ainda maior. Todas as mulheres querem sair nas fotos com os dentes branquinhos, expressando a felicidade desse grande dia da melhor forma possível. Por isso, as especialidades de Dentística e Estética são as mais procuradas, visto que as noivas buscam o clareamento dental e os laminados cerâmicos, que são indicados para corrigir esteticamente os dentes e também para melhorar o sorriso.

A odontóloga Stella Palhares, da Clínica DS Oral, recomenda que o ideal é procurar um dentista quatro meses antes do casamento, para que se possa fazer um exame completo, avaliando a saúde da gengiva, além de observar se não há cáries ou infiltrações em restaurações antigas. Após esse tratamento inicial, o procedimento pode ser realizado. “Se o clareamento for corretamente indicado e conduzido, não existirá nenhuma alteração significativa na superfície do dente”, complementa.

Fonte: www.sorridents.com.br

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigo anterior
Diferencie seu consultório

Diferencie seu consultório

Próximo artigo
alimentos que ajudam na limpeza dos dentes

Saiba quais são os alimentos que ajudam na limpeza dos dentes

Posts relacionados