Câncer de Próstata: Precisamos falar neste assunto

O movimento surgiu na Austrália, em 2003, denominado Movember, cujo nome tem origem na junção das palavras inglesa, moustache (bigode, em português) e november (novembro, em português), o objetivo é sensibilizar e conscientizar o público masculino em relação aos cuidados preventivos e à importância da realização dos exames periódicos relacionados ao câncer de próstata buscando promover uma mudança de paradigmas em relação à ida do homem ao urologista e à realização do exame de toque.

Conheça mais:

A Próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, junto com as vesículas seminais, é a produzir o esperma.

Como ocorre:

Com a idade, é comum que o tamanho da próstata aumente. Além do câncer, o crescimento da glândula pode ser causado também por doenças como a prostatite e a hiperplasia benigna.A maioria dos cânceres de próstata é de crescimento lento, no entanto, alguns crescem relativamente rápido.

As células cancerosas podem espalhar-se a partir da próstata para outras partes do corpo, particularmente os ossos e os linfonodos.

O câncer de próstata se desenvolve quando as células da próstata começam a se multiplicar e a crescer descontroladamente. Muitos fatores, como a genética e estilo de vida têm sido relacionados ao desenvolvimento do câncer de próstata, bem como uma alimentação inadequada à base de gordura animal e pobre em frutas, legumes, verduras e grãos também podem interferir no surgimento da doença.

Quais os sintomas:

A doença tem evolução silenciosa, mas os pacientes costumam reclamar de dor na parte baixa das costas, problemas urinários como dor e maior frequência ao banheiro. Outros sintomas tardios podem incluir sensação de cansaço devido aos baixos níveis de células vermelhas no sangue e disfunção erétil.

Como prevenir:

Os riscos de desenvolver o câncer de próstata aumentam com a idade e o que pode possibilitar a cura, em cerca de 90%, é a detecção precocemente, através dos exames preventivos que são realizados uma vez por ano. Se você tem mais de 40 anos ou histórico familiar com a doença consulte um médico especializado e faça o exame preventivo.

Para a detecção do câncer de próstata, o urologista além de solicitar o exame

toque retal, que é rápido e indolor, para avaliar o volume, consistência, presença de irregularidades, limites, sensibilidade e mobilidade da próstata, também pedirá o PSA (sigla em inglês para antígeno prostático específico) que funciona como um complemento ao toque retal pode diagnosticar qualquer tipo de alteração.

Com diagnóstico precoce e tratamento correto, o câncer de próstata tem cura!

Ainda tem com dúvidas? Saiba mais sobre o Câncer de Próstata com o do Dr. Drauzio Varela.

Fonte: Dr. Drauzio Varela, Inca, SBU, Einstein Saúde – Hospital e Revista Veja Abril.

 

➡Clique aqui  e confira  os preços especiais da Surya Dental.

 

Marketing Surya

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior

Restaurações em dentes anteriores traumatizados - Relato de um caso Apolônias do Bem

Próximo artigo

Utilização da resina composta Aura para substituir facetas deficientes

Posts relacionados