Gestão de consultório odontológico: você conhece os custos da clínica?

gestao de consultorio odontologico

Fazer a gestão de consultório odontológico é crucial para entender como anda a saúde financeira do negócio. É dever do dentista lançar em uma planilha ou em um software de gerenciamento as receitas e os custos fixos e variáveis diariamente.

Se você está montando um consultório, é preciso definir se vai trabalhar sozinho ou com mais profissionais, formando um grande centro odontológico, com a oferta de especialidades diversas. Nesse último caso, coloque na conta dois itens: o pró-labore e a distribuição de lucros.

Neste post, você vai aprender a fazer a gestão financeira do consultório odontológico. Confira!

Como fazer a gestão de consultório odontológico

O dentista que vai gerir o próprio consultório precisa adquirir conhecimentos sobre administração. É ele que vai treinar os funcionários para receber e acolher os pacientes, controlar o estoque, fazer pedidos e lançar valores na planilha de fluxo de caixa.

A gestão de consultório odontológico exige que o dentista seja um profissional completo, que domine a prática da profissão, mas que também saiba como gerenciar seu próprio negócio, treinando funcionários para delegar funções.

Você já aprendeu no nosso blog como atender bem o paciente para que ele se torne um cliente fidelizado. Agora, vamos nos concentrar nos custos: você sabe quanto gasta para manter o consultório funcionando? Sabe como está a saúde financeira da sua clínica?

gestao de consultorio odontologico

Análise de gastos

Reúna e discrimine todos os seus gastos. Aluguel, telefone, água, luz, internet, salários dos funcionários (considerados custos fixos), além dos custos variáveis, como materiais descartáveis e insumos usados nos procedimentos. Quanto mais atendimentos você fizer, maiores serão os gastos. A partir dessa análise você vai entender melhor os custos envolvidos para que o consultório funcione.

Com essas informações, você consegue calcular qual o seu custo por hora. Para isso, basta dividir o total de gastos mensais pelo número de horas trabalhadas para descobrir seu custo/hora.

Veja um exemplo:

Se a despesa mensal para manter o consultório é de R$ 5 mil, sendo que você trabalha 160 horas no mês (20 dias úteis e 8 horas por dia), seu custo por hora é de R$ 31,25.

O pagamento dessa despesa e a margem de lucro esperada farão parte da precificação, que é quanto você vai cobrar dos pacientes pelos serviços. A formação de preço leva em consideração ainda dois aspectos importantes: o valor da sua experiência profissional e o preço dos concorrentes que estão no mesmo nível que o seu.

Controle financeiro

Para um controle financeiro total, o dentista deve saber quais são seus custos fixos e variáveis e valores a receber, além de efetuar a cobrança de clientes inadimplentes e anotar todas as entradas e saídas diárias de dinheiro.

Um controle financeiro rigoroso é parte essencial da gestão de consultório odontológico. As anotações de fluxo de caixa, sejam elas feitas em uma planilha ou em um software de gerenciamento, darão ao dentista uma visão mais clara de onde é possível cortar gastos, se há o valor necessário em caixa para um investimento (para a compra de equipamentos novos, por exemplo) ou para uma reforma no imóvel.

A análise dos dados da planilha permite que o dentista faça projeções para os meses seguintes e ainda identifique movimentos atípicos, como gastos que cresceram ou diminuíram bastante.

A gestão de consultório odontológico é um dos aspectos mais importantes para a saúde financeira da clínica. Quer ler conteúdos sobre administração e marketing na odontologia? Então, clique na imagem e confira mais artigos no blog da Surya Dental!

cta banner blog Surya

Marketing Surya

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior

Elite HD+ Líder absoluto em moldagens de precisão

Próximo artigo

Caso Clínico: Restauração Adesiva com Silicone Variotime - Heraeus Kulzer

Posts relacionados