Halloween no dentista

O Halloween, feriado anglo-saxónico que já foi importado por diversos países do mundo ocidental, celebra-se já no próximo dia 31 de outubro.

Conhecido por ser o dia em que todas as crianças se mascaram para bater às portas e pedir “doçura ou travessura”, o Halloween pode ser uma verdadeira ‘dor de cabeça’ para os médicos dentistas. A pensar nisso, a American Dental Association (ADA) publicou no seu site Mouth Healthy um conjunto de dicas para um Halloween Saudável.

Ana Paula Ferraz-Dougherty, médica dentista da ADA refere que “não existe problema em comer doces no Halloween, mas é importante ter um plano”.

Confira algumas dicas da American Dental Association para passar aos seus pacientes:

1- Comer os doces na hora certa

Uma das formas de fugir aos ‘perigos’ dos doces do Halloween é comê-los nas horas certas. De acordo com a ADA, estes doces devem ser comidos junto das refeições ou pouco tempo depois, já que a produção de saliva aumenta durante as refeições, o que pode ajudar a minimizar os efeitos dos ácidos produzidos pelas bactérias presentes na boca.

2-Escolha os doces de forma cuidadosa

Fuja dos doces mais rijos ou doces que fiquem na boca durante muito mais tempo. Segundo a ADA, “além da frequência dos snacks que come, o tempo que os alimentos açucarados estão na boca” tem um papel importante no desenvolvimento de cáries dentárias.

3-Beber mais água

Beber água com flúor pode ajudar a prevenir cáries dentárias. Por isso, escolha beber água da torneira ou água engarrafa com flúor. E como vai aumentar o consumo de doces evite beber refrigerantes, para não aumentar ainda mais a ingestão de açúcar.

4-Traçar um plano

Apesar de ser tentador ficar com todos os doces que conseguir, os dentes vão agradecer se guardar apenas os seus doces preferidos. Pode doar os restantes ou oferecer aos amigos.

5-Escove os dentes duas vezes por dia

Esta dica é importante não só para a altura do Halloween, mas para ser seguida sempre! Escovar os dentes duas vezes por dia durante alguns minutos é um dos hábitos mais importantes para prevenir o desenvolvimento de doenças orais como as cáries.

Que tal entrar no clima, que tal organizar uma dia especial?

É só caprichar na decoração, na playlist e, claro, na comida. Para fazer um Dia das Bruxas, saudável e inesquecível, confira algumas receitas imperdíveis, que vão deixar todos os convidados com frio na barriga e água na boca ao mesmo tempo.

1-Bebidas especiais

Basta um pouco de fita adesiva para transformar garrafinhas de suco, refrigerante e água em “bebidas de múmia”. Recorte pequenos olhos de cartolina e cole na garrafa usando uma gota de cola quente. Em lojas de produtos de artesanato é possível encontrar sacos de olhinhos com movimento, para bonecos. O resultado fica ainda mais divertido!

2-Vai um docinho aí?

Os doces devem ser pensados como parte da decoração e não podem ser apenas gostosos – devem ser também bonitos. Isso não significa que você precisará gastar uma pequena fortuna em guloseimas. Simples pirulitos, por exemplo, podem ganhar capinhas de tecido, olhos e bocas assustadoras para se transformarem em “pirulitos-fantasma”.

3-Roxo é unanimidade

Outra opção é apostar em cores características do Halloween, como faz o decorador Márcio Cerqueira. Ele costuma abusar da combinação de tons de laranja e roxo. Para criar um ambiente perfeito, ele sugere recorrer a uma grande mesa de boticário como suporte para o bolo e os doces, o que pode ser substituída por estrutura similar que você tem em casa. Se o móvel tiver parte inferior, ela pode ser usada como base para as lembrancinhas. Mais uma ideia: usar móveis com gavetinhas para dispor pirulitos e docinhos que serão servidos aos convidados.

4-Combinação de elementos

O segredo de uma decoração bacana resume-se em dois tópicos, segundo a organizadora de festas Letícia Alencar: um pouco de habilidade e bastante disponibilidade. “Para fazer uma festa enxuta e bonita é simples. Você pode usar os móveis que já tem, abusando de mesas antigas da família e pufes da casa. Procure também em casas de festas itens de Halloween que possam ajudar a compor a decoração e abuse da imaginação!”, ensina. Para uma festa de aniversário temática, por exemplo, Letícia lembra que as referências sombrias devem estar por toda parte, dos doces aos enfeites. Pedaços de tule, em branco e preto, fazem as vezes de teias de aranha, e os fantasmas aparecem tanto em peças decorativas como nas comidinhas.

5-Insetos na decoração
Falando nisto, alguns elementos são obrigatórios nas festas de Halloween, ao lado das teias de aranha, caso das abóboras e galhos secos. E você pode combinar estas referências assustadoras com cores fortes e alegres, sem problema nenhum. Ah! Insetos de borracha também são bem-vindos e podem ser espalhados pela mesa. Além de ajudarem na composição da festa, servem como brinquedos para a criançada. Aposte em aranhas, ratinhos, sapos… Ui!

Surya Dental, a sua dental, há mais de 24 anos no mercado odontológico.

Marketing Surya

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior

Má saúde bucal é um grande contribuinte para a desnutrição em idosos

Próximo artigo

Microlaminados Cerâmicos e Implantes Estreitos – Reabilitação Estética

Posts relacionados