Reabilitação Oral – Estética e Função

arte padrao caso clinico 4

As reabilitações orais com as próteses totais removíveis contribuem para a melhora da saúde física e emocional dos pacientes portadores de edentulismo. Este trabalho tem por objetivo relatar um caso clínico em que se realizou uma reabilitação oral completa com o uso de uma prótese total superior e uma prótese parcial removível bilateral inferior. Para viabilizar um resultado estético melhor, foram confeccionadas facetas indiretas em cerômero nos dentes remanescentes anteriores inferiores. Desta forma, esta metodologia de trabalho clínico possibilitou a reabilitação da função mastigatória e da estética dos dentes, da face devolvendo a auto estima ao paciente.

Embora o número de indivíduos totalmente desdentados tenha diminuído no Brasil nos últimos anos, ainda existe uma demanda muito expressiva pelo tratamento com próteses totais. O objetivo principal no planejamento da reabilitação bucal com as próteses totais removíveis deverá ser pautado em restabelecer função mastigatória, estabilidade muscular e articular e estética aos pacientes.

Realizar uma boa anamnese, contemplando aspectos da saúde sistêmica e psicológica do paciente, um exame clínico minucioso dos rebordos alveolares avaliando-se os aspectos anatômicos é extremamente importante para definir o planejamento e estabelecer um prognóstico no tratamento reabilitador.

Este trabalho tem por objetivo relatar um caso clínico em que se realizou uma reabilitação oral completa com o uso de uma prótese total superior e uma prótese parcial removível bilateral inferior. Para viabilizar um resultado estético melhor, foram confeccionadas facetas indiretas em cerômero nos dentes remanescentes anteriores inferiores. Desta forma, esta metodologia de trabalho clínico possibilitou a reabilitação da função mastigatória e da estética dos dentes, da face devolvendo a auto estima ao paciente.

 

Relato do Caso clínico

Paciente do gênero feminino, apresentou-se para o tratamento, queixando-se da sua condição bucal e da estética do sorriso. (Figura 1)

Sorriso Inicial
Figura 1- Sorriso Inicial

Realizou-se anamnese, exame clínico e radiográfico observando-se que o paciente possuía uma prótese total superior há pelo menos dez anos e alguns dentes posteriores remanescentes e os dentes anteriores inferiores (Figuras 2 e 3).

Aspecto Clínico Inicial
Figura 2- Aspecto Clínico Inicial
Aspecto Clínico Inicia
Figura 3- Aspecto Clínico Inicial

Iniciou-se o procedimento de moldagem anatômica do arco edêntulo superior pela seleção das moldeiras de estoque para desdentados totais e posterior moldagem pela técnica da pressão equalizada (MACHADO et al, 2003) com silicone de condensação (Optosil e Xantopren – Heraeus, Alemanha) (Figuras 4, 4a e 5). O arco inferior foi moldado com Alginato.

Moldagem Anatômica
Figura 4- Moldagem Anatômica
Moldagem Anatômica
Fig. 4a- Moldagem Anatômica
Moldagem Anatômica
Figura 5- Moldagem Anatômica

Obtiveram-se os modelos anatômicos em gesso pedra tipo III (Herodent- Vigodent, Brasil) para posterior confecção da moldeira individual inferior em acrílico autopolimerizável. (Figura 6)

Modelo anatômico e Moldeira individual
Figura 6- Modelo anatômico e Moldeira individual

Realizou-se a prova da moldeira individual, executou-se o selamento periférico com godiva de baixa fusão (Godiva-Kerr, EUA) e posterior moldagem funcional do arco superior pela Técnica da Pressão Equalizada (EDUARDO et al, 2001) com silicona de condensação (Xantopren – Heraeus Kulzer, Alemanha) (Figuras 7 e 8).

Moldeira individual com correção de bordo e adesivo
Figura 7- Moldeira individual com correção de bordo e adesivo
Moldagem Funcional
Figura 8- Moldagem Funcional

Obtiveram-se os modelos funcionais em gesso pedra tipo IV (Durone-Dentsply, Brasil) para a confecção das bases de prova em resina acrílica autopolimerizável e planos de orientação em cera sete (Horus-Dentsply, Brasil) (Figura 9).

Modelos de Estudo e Enceramento diagnóstico
Figura 9- Modelos de Estudo e Enceramento diagnóstico

Com o modelo do arco inferior, após planejamento restaurador e protético, foram providenciados o enceramento diagnóstico e confecção das facetas em cerômero após preparo dos dentes (Classic – Heraeus Kulzer, Alemanha) e moldagem com silicona de adição (Flexitime – Heraeus Kulzer, Alemanha) e a infraestrutura da prótese parcial removível (Figuras 10, 11 e 12).

Facetas em Cerômero
Figura 10- Facetas em Cerômero
facetas em cerômero
Figura 11- facetas em cerômero
Infraestrutura da PPR inferior
Figura 12- Infraestrutura da PPR inferior

Cimentaram-se as facetas com cimento resinoso fotoativado. Em seguida foram realizados os procedimentos de registro da relação cêntrica e apreensão dos planos de orientação superior e inferior simultaneamente a fim de montar os modelos em articulador semi-ajustável e enviá-los ao técnico em prótese dentária para montagem dos dentes e prova estética (Figuras 13 e 14).

Montagem dos dentes
Figura 13- Montagem dos dentes
Prova estética dos dentes
Figura 14- Prova estética dos dentes

Após acrilização das próteses (Figura 15), procedeu-se à instalação das próteses, obtendo-se um resultado estético e funcional bastante satisfatório (Figuras 16 e 17).

PT superior e PPR inferior acrilizadas
Figura 15- PT superior e PPR inferior acrilizadas
Aspecto clínico final
Figura 16- Aspecto clínico final
Sorriso Final
Figura 17- Sorriso Final

CONCLUSÃO

A opção clínica reabilitadora apresentada conferiu função mastigatória e estética possibilitando à paciente uma melhora na autoestima e na qualidade de vida.

 

AUTOR:

Frederico dos Reis GOYATÁ

Especialista, Mestre e Doutor em Prótese

Marketing Surya

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior

Conheça os projetos da Turma do Bem

Próximo artigo

Concursos Públicos para Odontologia estão com inscrições abertas

Posts relacionados