As restaurações diretas em resina composta constituem-se como uma das técnicas restauradoras mais realizadas pelos profissionais para a resolução estética de problemas clínicos nos dentes anteriores e posteriores.
A técnica restauradora direta com as restaurações compostas micro-híbridas constituem-se numa alternativa clínica simples e com excelentes resultados estéticos. Este trabalho tem como objetivo relatar um caso clínico em que se restaurou os dentes anteriores superiores pela técnica direta com resina composta, sendo que no dente 11 foi confeccionada uma faceta direta.
Introdução
O sorriso é visto como uma das mais importantes formas de comunicação entre as pessoas, e um dos objetivos da estética na Odontologia é a criação de um belo sorriso, com proporções agradáveis e dentes em harmonia com gengiva, lábios e face do paciente.
Nesse contexto, as técnicas clareadoras de dentes vitais passaram a ser procuradas nos consultórios e clínicas odontológicas, tornando-se uma técnica coadjuvante na obtenção de resultados satisfatórios quando procedimentos mais invasivos são eleitos na reabilitação estética e cosmética de pacientes com alteração de cor, forma ou tamanho dos dentes.
É muito importante durante o planejamento clínico que o cirurgião-dentista saiba diagnosticar as causas de alteração de cor e indicar o clareamento dental previamente aos procedimentos invasivos.
O desenvolvimento de novas resinas compostas tem proporcionado melhoria nas características mecânicas aumentando a resistência à abrasão e à compressão destes materiais bem como uma baixa contração de polimerização. A estes fatores, somam-se às modificações nas características estéticas, com diferentes graus de opacidade e translucidez conferindo melhores resultados estéticos às restaurações.
As restaurações diretas em resina composta devem seguir um protocolo de execução clínica criterioso, que se inicia com exame clínico, análise facial, confecção de modelos de estudo e escolha do material restaurador mais adequado à situação clínica específica.
Relato do caso clínico
Paciente 32 anos, gênero feminino, solicitou melhorar a estética do seu sorriso, pois estava insatisfeito com a cor e a forma dos dentes anteriores superiores (Figuras 1 e 2).
Após anamnese e exame clínico, foi sugerido ao paciente, inicialmente a realização do clareamento dental pela técnica em consultório (peróxido de hidrogênio 35%) associada à técnica caseira supervisionada pelo dentista (peróxido de carbamida a 16%) e posteriormente a restauração com resina composta de canino a canino no arco superior.
Após 30 dias de tratamento clareador, foram realizadas as restaurações em resina composta dos dentes 13, 12, 11, 21, 22 e 23 com a resina Charisma Diamond e Venus T1 (Heraeus Kulzer, Alemanha).
Num primeiro momento, confeccionou-se um guia em Silicone de Condensação Optosil (Heraeus Kulzer, Alemanha) sob o modelo de estudo encerado. Iniciou-se com o preparo dos dentes e prova do guia em silicone (Figuras 3 e 4).
A seguir, procedeu-se ao isolamento do campo operatório e prova do guia novamente (Figuras 5 e 6).
Condicionou-se com ácido fosfórico a 37%, por 30 segundos em esmalte e 15 em dentina. Após lavagem com jato de água por 60 segundos e secagem, aplicou-se o sistema adesivo Gluma 2 Bond (Heraeus Kulzer, Alemanha) e fotoativação por 20 segundos (Figuras 7 e 8).
Restaurou-se a porção palatina dos dentes com resina composta Venus na cor T1 (Figura 7) sempre com auxílio do guia em silicone (Figuras 9, 10 e 11).
Posteriormente, reconstruiu-se a porção relativa à dentina com as resinas Charisma Diamond nas cores OM e OL (Figuras 12, 13 e 14).
Para finalizar, restabeleceu-se o esmalte vestibular e finalização da restauração com a resina na cor B1 sempre pela técnica incremental, com incrementos de até 2mm de espessura, fotoativados por 20 segundos cada, dando-lhe uma anatomia ideal (Figuras 15, 16 e 17).
Após finalizada a restauração, removeu-se o isolamento absoluto do campo operatório e procedeu-se a checagem dos pontos de contato, ajuste oclusal, verificação das guias de desoclusão e acabamento inicial com pontas de borracha abrasiva e escova de carbeto de silício (Figuras 18 e 19).
Considerações finais
A técnica restauradora direta com resina composta micro-híbrida (Charisma Diamond e Gluma 2 Bond) foi efetiva em restabelecer a função e a estética dos dentes anteriores superiores com eficiência clínica e simplicidade.
Referências
1. Joiner A. Tooth colour: a review of the literature. J Dent. 2004;32: 3-12.
2. Kegler E, Furuse AY, Landivar J, Mondelli RFL. Tratamento estético em dentes anteriores: rapidez e simplicidade com procedimentos diretos. Rev Dental Press Estet. 2009; 6(2): 64-76.
3. Mondelli RFL. Clareamento de dentes polpados: técnicas e equipamentos Rev. Odont. Biodonto. 2003; 1(1): 10-71.
4. Clavijo VR, Clavijo EMA, Andrade MF. Resina composta direta em dentes posteriores:simplificando seu uso. Dent Sci. 2008;2(7):215-24.
5. Goyatá FR, Pereira PC, Castilho AA, Oliveira RS, Ferreira TRFZ. Resolução estética com resina composta e fraturas de esmalte e dentina. R Dental Press Estet. 2008;5(1):69-78.
6. Buonocore MG. A simple method of increasing the adhesion of acrylic filling materials to enamel surfaces. J Dent Res. 1955 Dec;34(6):849-53.
7. Bowen RL, Eichmiller FC, Marjenhoff WA, Rupp NW. Adesive bonding of composites. J Am Coll Dent. 1989 Summer;56(2):10-3.
8. Goyatá FR, Ferraz CA, Gomes MBC, Oliveira RS, Ferreira TRFZ. Restauração de incisivos laterais conóides com resina composta. Rev Dent Press Estet. 2008 OutDez;5(4):116-23
Autores
Frederico dos Reis GOYATÁ
Amália MORENO
Célia Regina Moreira LANZA
Ivan Doche BARREIROS
João Batista NOVAES JR
Professores do Departamento de Clínica, Cirurgia e Patologia da Faculdade de Odontologia da UFMG – Belo Horizonte-MG
Luís Felipe dos Reis GOYATÁ
Especialista em Implantodontia