Remédio para osteoporose pode afetar o maxilar

Poucas pessoas sabem, mas, medicamentos à base de bisfosfonato, usados no tratamento da osteoporose, podem causar um grave efeito colateral: osteonecrose dos maxilares. Não se trata de uma doença específica, mas de uma condição em que ocorre a morte de uma camada óssea, especialmente nos maxilares. De acordo com André Caroli, da Associação Paulista de Cirurgiões Dentista (APCD), esse problema tem desafiado a classe dos cirurgiões-dentistas há alguns anos.

“É fundamental que os profissionais da Odontologia tenham amplo conhecimento dos efeitos adversos de determinados componentes químicos presentes em inúmeros medicamentos amplamente utilizados, especialmente para tratar o câncer. No caso específico dos bisfosfonatos, o paciente deveria ser orientado a se consultar com um cirurgião-dentista antes de começar o tratamento da doença principal, se prevenindo da osteonecrose”, comenta o especialista. Segundo a APCD, pela eficácia no tratamento de osteopenia e da osteoporose, os bisfosfonatos correspondem a 190 milhões de prescrições médicas em todo mundo.

“Uma parte da dose administrada costuma se acumular no osso, permanecendo ali até ocorrer sua completa absorção, o que pode levar meses ou anos. Os bisfosfonatos se concentram mais nos maxilares, por conta de sua maior vascularização e maior atividade celular em relação a outros ossos. Grande parte das reações adversas ocorre no sistema digestivo, favorecendo episódios de náusea, vômito, diarreia, inflamação e úlcera no esôfago. Mas, também surgem reações alérgicas, dores ósseas, musculares e articulares. Entretanto, a complicação mais grave é quando o uso dessas substâncias leva ao aparecimento de osteonecrose. Neste caso, o paciente pode apresentar exposição óssea na mandíbula, inflamação gengival, dor ou inchaço na região afetada, além de infecção com presença de pus”, esclarece André Caroli.

O dentista explica que esse tipo de medicamento não deve ser encarado de forma negativa, embora seu uso acenda uma luz de alerta diante dos possíveis desdobramentos. “Esses medicamentos reduzem a reabsorção óssea e oferecem uma série de outros benefícios para pacientes em tratamento de osteoporose e metástase óssea, entre outros. Porém, principalmente em pacientes que foram submetidos à extração dentária [exodontia], temos percebido aumento dos casos de osteonecrose. Apesar do uso de antibióticos demonstrar bons resultados no controle das fases agudas da infecção e na melhora da dor, muitos pacientes necessitarão de tratamento cirúrgico na tentativa de resolução do problema”, afirma o especialista.

Outro ponto importante destacado por Caroli é verificar com o médico se existe a possibilidade de suspensão ou substituição do medicamento quando o paciente for submetido a extrações dentárias ou procedimentos eletivos nos maxilares. “Isso contribuiria para minimizar o risco de desenvolvimento de osteonecrose. Vale lembrar que essa complicação pode comprometer a alimentação, o bem-estar e o estado emocional do paciente já debilitado por sua doença de base”, diz o dentista.

Fonte: APCD /  Revista Encontro

Precisando abastecer o consultório? Clique aqui ou ligue para 0800 6021717 e boas compras!

Marketing Surya

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior

Restauração de mancha hipoplásica

Próximo artigo

Registro Interoclusal de Alta Precisão com Silicone de Adição

Posts relacionados